Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Breeder's cup, de novo.





Foi uma pena, a chuva. Os propietários de Monmouth Park fizeram um investimento bárbaro para levar a Breeder´s Cup. As reformas no últimos anos, o investimento no Haskell que passou a ter bolsa de um milhão para atrair os melhores potros da Triplice Coroa ( competindo com o Travers) para o sua pista. Para buscar para o seu summer meeting o charme e prestígio que tem Saratoga e Del Mar. E aumentar o movimento no Hipodromo localizado no litoral de Nova Jersei, um estado em que industria está passando por dificuldades. Foi feito lobby e promessas de investimentos em infraestrutura para que o nome do pequeno e charmoso hípodromo podesse sediar o dia maior das corridas de cavalo no milionário mercado americano. A chuva atrapalhou pois o movimento de apostas caiu em 20% em relação ao ano passado e espero que a qualidade das corridas tenham compensado possivel má impressão que o barral possa ter tido sobre a iniciatina corajosa de Monmouth Park.


Não houveram grandes supresas, mesmo entre os azares. Nem grandes fracassos entre os favoritos. Dylan Thomas estava em situação ingrata.



A raia de grama estava listada melhor, de yelding na sexta para soft. E parecia na t.v. estar drenando melhor que areia. O Dirt era sloppy, o barral no entanto parecia  estar ajudando o pessoal que corria de frente..


O  páreo das potrancas começou com os dos principais  nomes do dia Garret Gomez , que recebeu seu segundo prêmio Shoemaker e Bob Baffert voltando ao topo com duas vítórias. Indian Blessing confirmou sua carreira invicta em vitória de craque, tomou a ponta cedo espantou os desafiantes e galopou tranquila para tranquila para o espelho. Ver aqui.


De forma similar e talvez mais impressionante ganhou War Pass, também invicto e com muita facilidade tomou a ponta no pulo  e disse adeus. Agora inicia os preparitivos para correr maiores distâncias  e atrás da Triplice Coroa de ano que vem. Aonde veremos com certeza Pyro (2o.), muito corredor que com certeza não vai ter problema em se adaptar a dsitância  e o talentoso Tale of Ekati (4o). e  veloz Kodiak Kowboy(3o.). No Youtube.


O páreo das "gurias" na Grama sem Ouija Board não é a mesma coisa. Os páreos de gramas eram muito complicados, não bastasse a grama estar pesada, o circuito  é de retas curtas e curvas fechadas. Na segunda (de três) curva deu gente indo parar lá na cerca externa e quem ficou junto a cerca teve que negociar caixotes históricos. Ponto para inteligênica de Alan Garcia e Kieram MacLaughlin  que fizeram o caminho perfeito para Lahudood, que acabou sendo o maior azar do dia a 12-1. Ncgociou bem os primeiros 800 metros e se posicionou junto aos pontetiros por fora e fez um caminho limpo. All My Loving  e Nahsoba's Key ficaram encaixotadas nunca poderam ir melhor que seus respectivos quarto e quintos lugares  Passage of Time tentou buscar a ponteira mas nunca conseguiu diminuir a diferença e Honey Rider voltou a correu o que já tinha corrido lá mesmo em Monmouth no United Nations( quando entrou segundo para English Channel)  sabe  e atropelou tarde para garantir o segundo lugar.Youtube.


O Sprint foi o show de Mininight Lute. Novamente Gomez-Baffert. Existia a preocupação com a raia dois e se meter em trem de carreira muito forte com Smokey Stover. M.L. ficou atrás no pulo. Benny the Bull se bateu nas caixa e ficou atrás no pulo, os dois ficaram atrás mais de dez corpos atrás dos líderes.Commentator, Idiot Proof e Talent Search nos primeiros 400m cobertos em quantíssimos 21.56. Passaram os 800m em 44 duro. E Midnight Lute começou a bucar terreno junto a cerca enquanto os outros persguidores cansavam e e caiam como moscas, Smokey Stover entre eles. Quando os líderes chegaram na reta  Commenator já havia explodido e M.L. vinha en terceiro cruzando na curva para o centro de pista à longícuos sete corpos. BTB estava  cruzando pelos 'retardatários" a cinco corpos  de M.L. O que se viu uma tragédia em dois atos. O incansável velocista californiano Idiot Proof abriu pequena vantagem sobre Talent Search e se jogou para a cerca, seu joquei David Flores abriu o chicote largo de canhota e pareceu atingir  seu adversário. I.P. cortou para cerca e Talent Search que parecia estar cansando teve sua ação atrapalhada e o disco era todo de Idiot Proof a 400 metros do final.   Tendo que contar somente com as suas últimas energias I.P. começou a cansar junto a cerca enquanto Midinght Lute repetiu o arranque avassalador que o havia consagrado em Saratoga. Em 200 metros era o líder, ao cruzar o espelho tinha quatro corpos de vantagem sobre Idiot Proof sem ter que fazer mais força. Benny The Bull poderia ter tido mais sorte, mais uma vez impôs uma atropelada mas não alcançou pode alcançar Talent Search que ainda salvou o terceiro. Midnight Lute era merecidamente o campeão, mas não tivesse  sido o trem de carreia suicida, talvez não tivesse recuperado tanta distância pelo devido o problema que teve no pulo. A comissão de corrida deliberou alguns momento sobre  a influência do movimento de I. P. sobre T.S. na entrada da reta e manteve o resultado. Mas nada poderia mudar  ao Sprint avassalador de M.L. Na marca dos 1000m M.L estava seis corpos dos lideres  Os ultimos 200 m foram cobertos em 12.52. Quando cruzaram o poste dos últimos100. M.L. estava a menos de um corpo, no disco tinha vantagem de quase cinco corpos.  Impressionante. Youtube, imperdível.


Chegou a vez então a milha na grama. A tradicional Mile.  Todos os páreos na grama foram complicados. Evitar o tráfego era importante . O favorito Excellent Art saiu na complicada raia 12. Seu joquei John Murtaguh se botou em todos os tipos de complicções possíveis. Kip Deville foi levado a perfeição por Cornelio Velasquez. Saiu entre os ponteiros, evitou maiores problemas acompanhando Cosmonaut. Nobiz Like Shobiz fez montruoso ataque no meio da prova, fez a última curva muito aberta e acabou cansando na raia pesada mostrando muita raça em qurto lugar. Excellent Art fez o seu ataque no inicio da reta, se jogou para dentro, teve que corrigir e ainda teve forças para atacar e buscar  um segundo a um corpo de Kip Deville, que tinha sobras no final. Cosmonaut ficou em terceiro. E.A. era o melhor  bixo mas K.D. fez a melhor corrida. Youtube.


O páreo que páreo  o mais complicado acabou sendo o mais simples pelo menos para as duas primeiras colocadas do Distaff. Ginger Punch recuperou a sua melhor forma e saiu seguindo um trem de carreira forte imposto por Bear Now que explodiu e pela veloz Histericaladay que mostrou muito talento. Octave ficou em último a vários corpos esperando o colapso de pace enquanto a favorita  Lear's Princess teve sua chances apagadas em um contratempo no inicio da reta externa. Percorridos 1200m a carreira já era de Ginger Punch e Histericalady e Octave estava em décimo quando Garret Gomez iniciou uma reação reminiscente da vitória de Arazi no B.C. Juvenile, mas na entrada da reta não tinha ação o suficiente pra alcançar as líderes que duelaram até o disco. Quando faltavam 200 metros Ginger Punch ainda suportou o chambão de Histericalady para passar por ela e vencer por cabeça. Grande corrida.


O Turf. O clássico na grama da distância clássica de 2400 metros no complicado circuito de M.P. O Favorito Dylan Thomas era favorito por suas credenciais serem de ser indiscutivelmente o melhor cavalo de grama do mundo correndo contra turma amigavel. Contra ele  a viagem, o curto espaço entre a vitória no Arco aonde deveria estar no pico de sua forma , o fato de ter saido da quarentena um dia antes da corrida e a grama pesada para o  seu desgosto. O trajeto seria de novo  a vantagem estratégica. John Velasquez e Todd Pletcher foram perfeitos. English Channel costumava  correr de trás e sempre Icy Atlantic lhe fazia papel de coelho. Quando não teve coelho no Arlington Million do ano passado viu The Tin Man roubar a corrida correndo de frente em trem de carreira lento.  Com a exceção de Fri Guy, que francamente não tinha credenciais para levar a prova, nenhum bixo tinha velocidade. E caberia a English Channel seguir o trem de carreira mais de perto e evitando problemas de percurso. A mesma idéia ocorreu a Angel Penna Jr e Julein Leparoux que contrariam totalmente os há hábitos de Shandinam. E ambos a partiram atrás de Fry Guy. Este apesar de frações amigáveis, só consguiu resistir por meia corrida. E depois se apagou. Dylan Thomas ficou naturalmente para trás, fez bom percurso mas não tinha ação. Foi exigido demais do craque que ficou em quinto. Faltando um milha para o disco English Channel já havia dominado Shandinam e o que se viu a seguir foi  demostração de categoria que muitos duvidavam que  tinha. Tinido, E.C. foi abrindo vantagem, 3 ,4 ,5 corpos até o final aonde chegou  a sete corpos. E se consagrou como o melhor cavalo de grama americano e um dos melhores da história. O potro Shandinam corrrendo contra o seu estilo ainda tinha ação para segurar o segundo lugar. A ação tardia de Red Rocks, Bettre Talk Now e Dylan Thomas não iria apagar a grande atuação do potro criado pelo Aga Khan. English Channel salvou o dia de Todd Plecther e calou seus críticos com ujma grande vitória. No Youtube.


The Classic. Chegara a hora.  Todo o trabalho do ano em dois minutos. Quatro potros brilhantes: Any Given Saturday, Curlin, Hard Spun e Street Sense de uma das melhores  gerações americanas de todos os tempos enfrentando um animal, Lawyer Ron de quatro anos com atuações  fenômenais em duas de suas últimas atuações. Os outros pareciam destinados a ser meros coadjuvantes. Mas em tão imenso palco nenhum ator pode ser desconsiderado. Hard Spun largando por fora forçou o passo como o previsto, seguriam o trem de carreira L Ron, Diamond Stripes e  A.G.S., o que tirou de Hard Spun temporiamente a possibilidade de produzir  frações confortáveis no relógio. Mas passado a primeira milha o perguidores desapareceram, L Ron apagadíssimo e os outros deixaram Mario Pino acalmar e relaxar H.S. para se preparar para reta. Street Sense largou e ficou fora da briga da ponta como é seu hábito, junto a cerca.  Robby Albarado trouxe Curlin para o lado S.S. para fazer marcação homem a homem, ficaram 9 corpos atrás dos líderes no primiros 400m.  Awesome  Gem a quatro corpos deles.  E Mike Smith deixou Tiago cair impossíveis 20 corpos para trás.
Quando faltavam 200 metros para acabar areta oposta ao ver Hard Spun em posição confortável. Curlin e Street Sense disparam em sua perseguição, no fim da última curva, estavam prestes a passar H.S. Street Sense se agarrou aos trilho como é a preferência de Calvin Borel. E Albarado moveu o massivo corpo de Curlin para o centro de pista. Curlin passou poderosas e longas passadas alcançou Hard Spun em dois ou três tropéis Street Sense não coseguiu acompanhar e começou a perder terreno para Hard Spun que tinha o suficeinte no tanque para ficar em segundo. Porque a vitória era toda de Curlin, que impôs um galope veloz na areia pesada e foi se afastando do resto,  crurzando o disco a uma linha do recorde da pista. S.S. estava na capa da gaita e acabou se rendendo ao ataque do sempre lutador Awesome Gem. Tiago nunca conseguiu recuperar terreno, talvez não goste de tempo húmido afinal. L Ron, AGS e Diamond Stripes se resignaram suas posições fora do marcador e o bravo George Washington acabou sofrendo uma a quebra catastrófica e teve que ser sacrificado, a nota triste em  grande corrida..


Curlin se consagrou como o melhor  de uma geração incrivel. Em nove meses de carreira inscreveu seu nome na história com três das maiores corridas dos últimos tempos.  A vitória sobre Street Sense no Preakness, a vitória sobre Lawyer Ron no  Jockey Club Gold Cup e a varrida sobre todos no Breeder's Cup Classic.


Enquanto todos os outros  três anos vão para a reprodução fica a pequena esperança de ver o majestoso Curlin correr de novo. Quem sabe ganhando a Dubai World Cup.


Powered by Qumana


Nenhum comentário: