Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado... PAC contra a natureza em São José dos Ausentes.

Umas das mais belas formações naturais do Brasil está ameaçada. A paisagem que encantou o país durante a série a Casa das Sete Mulheres, que foi destaque no programa Fantástico da Rede Globo com o depoimento apaixonado da apresentadora Glória Maria. Veja  aqui a matéria do Fantastico.



O magnifico Cachoeirão dos Rodrigues
  e o lugar mais belo do mundo em risco.


Avançam os projetos das PCH's , pequenas centrais hidrelétricas, dentro do rolo compressor do PAC.
Serão instalados nos rios dos Campos de Cima da  Serra  uma série de pequenas hidrelétricas que prevêem com construções de barragens que vão afetar a ecologia de uma das regiões mais bela e ambientalemente rica  e singular do Brasil.
Uma tragédia potencializada se considerarmos que o Rio Grande do Sul  é  em um estado que resta muito pouco de suas matas nativas.

Para o horror dos ambientalistas, em especial dos bíologos que vem estudando a anos a biodiversidade única dos rios dos Campos de Cima da Serra e de todos as pessoas que conheceram e se apaixonaram por aqueles pagos e que já estão  a par do fato
O projeto da usina Silveira I, irá represar o rio Silveira a poucos metros do afamado Cachoeirão dos Rodrigues para construir uma unidade de produção de energia hidroelétrica de  meros cinco MW. O projeto está em fase de inventário junto a ANEEL, está sendo tocado pela empresa Rondinha Geradora de Energia. Prevê o alagamento de área de mata nativa e  o desvio do fluxo do rio Silveira.

Estão previstas a construção de  várias PCH,  afetando vários rios dos Campos de Cima da Serra. No site da Fepam  encotra-se  uma lista dos projetos de hidreléricas que já possuem licenciamento ambiental encaminhado junto ao orgão para o  Municipio de Bom Jesus. Apesar de muitas serem de minímo porte. Serão várias... E está previstai uma segunda unidade no própio rio Silveira..

A série de hidroelétricas na serra gaúcha que estão em planejamento foram concebidos na época em a ministra Dilma Roussef era a titular da pasta de Minas e Energia e estão previstas agora no PAC. Como a influência da ministra segue em ascenção é previsível que os projetos sigam tendo cada vez mais respaldo  do Governo Federal.

Ainda assim, uma vez que o  projeto está em fase inicial ainda  há  tempo para que se organize um movimento contrário para que pelo menos a crie a sensibilidade que nem toda contribuição ao crescimento do país possuem valor esperado positivo. Está na hora nos conscientizarmos da  influência negativa dos danos irreparáveis ao meio ambiente e o impacto na vida das pessoas que vivem no local.
Um dia todos chegarão a conclusão que certos  benefícios econômicos, em alguns lugares, são muito menores  que os custos  ambientais.

Powered by Qumana

Nenhum comentário: