Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Who watches the Watchmen....

Eu irei. Sem dúuvida.
Está sendo filmado finalmente  a versão cinematográfica de uma obra prima dos quadrinhos.
Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons.


 
Foto do set de Watchmen. Rorschach vigia a cidade.


É  muito possível que muita gente esteja pensando: "hein ?"
Gibi virando filme de ação, grandes coisa.
Gibi , obra prima. Cai fora...


Estas pessoas  estarão cometendo um engano gigantesco. Watchmen é uma obra prima. A única "Graphic Novel"   a constar  na lista de 2005 da  revista Time dos 100 melhores romances (novels) de 1923 até o presente, escritos em  lingua inglesa. E a única  ganhar o prêmio Hugo, prêmio máximo americano para literatura de ficção cientifíca.
Já vi comentarem que era o Ulisses dos gibis.


Quando lancaram em 1988, eu era um devorador de gibis. Todos os dias eu atrevessava a Independencia na frente do Rosário pra ver se tinha saido algo novo. Ou ia até a praça da alfadega na banca Vera Cruz para ver se havia saiso algum gibi americano. Eu ia nos sebos procurar os antigos Superaventuras Marvel com ás histórias do Demolidor do Frank Miller.


Frank Miller foi quem levou os quadrinhos para um novo status. Gibis de super heróis de grande vendagem de alta qualidade e conteúdo mais adulto com o clássico "O Cavaleiro das Trevas". Foi quando eu comece a ler quadrinhos. Tinha ficado sabendo a respeito do Cavaleiro em uma matéria de página inteira na Ilustrada da Folha de São Paulo.Tinha que ser coisa boa.
Depois lancaram o Demolidor " A queda de Murdock" com desenhos de Dave Mazzuchelli, que eu reli um sem número de vezes.


Eu já havia buscado e lido nos sebos Monstro do Pântano do Alan Moore e Stephen Bissete. Que aliás foram relançados em uma edição encardenada e cara. Mas é muito bom.
Não sou muito do terror mas aquelas histórias eram de arrepiar.
Não existia internet naquela  época, acreditem nissso crianças, então as poucas noticias que se tinha sobre gibis diziam que a Abril iria lançar Watchman e que vendia que não quente nos Estados Unidos e era melhor coisa que ja tinha se escrito em gibi.
Era diferente de tudo que já havia se feito. Eram super heróis, mas só um tinha super poderes. Naquela  época ainda não havia se desfeito  União Soviética e o mundo era divido pela guerra fria e a ameaça  nuclear. Como seria se existissem super-herois no nosso mundo e não em Metropólis e como mudaria o rumo de nossa história.




Página inicial de Watchmen



O episódio em Rorschach,um dos super heróis, revelava  ao psiquiatra da cadeia como o personagem do vigilante se transformou na verdeira personalidade dele e que for fim sua mascara transformou em seu verdadeiro rosto era chocante pela violencia implitica e explícta. Seu conteúdo era chocante. Reli uma dezenas de vezes.

Toda a obra era fantástica.
O desfecho de uma história tão complexa é brilhante.
Havia mais citações e referências que eu poderia imaginar.
Olhem o verbete da wikipédia em inglês.


Não vou entar em detalhes, procure um edição e leia ou pesquise os links abaixo.


O filme vem por anos lutando para ser feito. Quando Batman foi feito no fim da decada de 80 se tentou. Alan Moore não qui fazer o roteiro (ele não gostou de V de Vingança, parce meio avesso em ver suas obras virarem filme) e daí foi uma luta sem fim de idas e voltas.  Até que agora o sucesso de Sin City e 300, baseados na obra de Frank Miller e o sucesso dos filmes da Marvel, criaram  o clima ideal para se fazer a transposição.


O diretor do filme Zack Snyder  é o mesmo de 300 e  pelas entrevistas dele se espera um filme muito parecido ao Gibi . O que  e é bom. Umas das coisa que atrapalhavam a adaptação era o fato que não existe mais URSS. Mas as declarações era que seria um filme de "época". Sem tentar adaptar ao novo contexto e se mantendo fiel ao original.


Além disso computação gráfica permite que qualqer coisa seja feita até mesmo castelos de cristal em marte. ( Só lendo o gibi  para entender).


O filme, que torço que seja excelente,   não será tão bom quanto é a Graphic Novel.


O conteúdo extra história que Alan  Moore criou não pode ser totalmente captado.
Como os Contos do Cargueiro Negro, um gibi lido por um dos personagens de Watchmen, cuja a história se mescla a história principal.
As biografias e anexos  especiais sobre os personagens , as citações e até os simbolismos mais complexos.
Até mesmo o estilo cinematográfico de Dave Gibbons. Aonde os desenhos muitas vezes seguem enquadramentos e se sequencias de plano único como se fossem um filme.
Tudo isto  pode até ser transposto parcialmente para o filme.
E no entanto mesmo que não ocorresem as óbvias economias que serão feitas no roteiro por causa de tempo seria impossível ter toda complexidade e detalhes que tem o gibi.
Tudo que  fazia da obra além de inovadora uma obra de arte.
O desenrolar da história principal e como todos os subplots sendo levados a um fim genial (caracteristica das obra de Moore).
A diagramação do episódio "Espantosa Simetria" que é  simétrica do inicio e do fim para o meio, como um palíndromo. Isto não pode ser captado em filme.


O fato que o total do gibi ser maior que a soma de suas as partes.
Isto não pode ser captados em um filme.


Mas com sorte será um excelente filme baseado em um obra prima da literatura, que por um acaso é uma história em quadrinhos.


Watchmen na Wikipedia emi inglês e português. E o verbete do filme.


Powered by Qumana



Nenhum comentário: