Aproveitando que na França como no Brasil todo mundo apatifa entre o Natal e o Ano Novo.
Le Sorcier, que lá, aonde entre os destilados impera o Cognac cometeu um erro.
Pois o mago de Cardinet desprezou os esprítos gauleses e foi buscar inspiração nas poções dos druidas celtas para abrir os seus poderes extra sensoriais e poder estudar o Paris Turf. Estava lá bebericando um copo old style com Auchentoshan on the rocks. Enquanto isto, Arthur passeava com um cesto na cabeça dizendo que era um fantasma do Scooby-doo e tentava assustar seu pai e sua mãe Luciana.
O whisky, indicação de um amigo português que lhe indicou mas não lhe ensinou a pronunciar e como beber. Não sei se numa atitude típicamente lusitana ou francesa, o sujeito cometia o single malt on the rocks. Uma heresia.
Como sou uma espécie de lago Guaíba cultural, profundo, extenso e por vezes caudaloso que recebo tanto conhecimentos puros como as águas do Jacuí mas me pareço conter idéias masa análogas as águas do Gravataíi e Sinos. Tentei explicar que "oh-quen -tó-xen" é um single malt que merece ser degustado em uma taça de vinho branco ou porto ou melhor ainda em uma taça de degustação, com apenas um toque de pura água.
Aqui Porto Alegre sempre Floresta. Là, creio que Evian seria um boa pedida. Água o suficiente apenas para apaziguar o álcool, de forma que não se anestesie o nariz e o palato enquanto se imagina as águas dos rios, lochs e glens da Escócia.
(Fosse este uisque um highland seria a hora certa para declamar Robert Burns:
"My heart is on the highlands, my heart it is not here...."
No meu caso os meu highlands amados ficam nas terras do Chico e da Nilda em São José dos Ausentes).
O feiticeiro do 17ème arrondissement ainda ignorou o Calvados que trouxe da Normandia (Beto Saldanha ficaria com inveja, ainda mais se fosse precedido por um camembert Coeur de Lion, com alguns dias fora da geladeira para "apurar" o sabor. " Da marca que a minha a vovó comia.." Diria o nobre "pêcheur à la mouche").
Mas como nada de ruim pode vir de Le Sorcier, em especial se regado à puro malte ( na próxima vez ele se redime das pedras de gelo) e mandou um desafio.
Sua análise para as carreiras de amanhã para o meeting de inverno Deauville.
No inverno carreiras pela manhã, inclusive
Então o mago irá té esquina comer uma omelette e ir no ATM da PMU.
E nós conferiremos seu desempenho, qualificado por ele mesmo como excepcional....
Vejamos:
"Indicaçoes para as matinais de Deauville:
Carreiras da manhâ em pista sable fibré
1o pareo às 10:50 French time
Espada do Sorcier nro. 6 (Kamouniac) dupla com o 4 (Mis de Lavis)
Completam a quadrifeta 7 Reasons e 2 Double Vision (cuidado este é irlandes)
2o. pareo Espada do sorcier dupla 45 (El Puerto e Fantasy King); Completam a quadrifeta 3 Caribean Pirate(favorito) e o 2 Tequillo .Bom azar 12 Mister Dion
3o. pareo Páreo duro. 1 Mariners Doll é irlandês, vinha correndo com sucesso na Espanha e vem tentando em turma mais forte. 2 Haviva estreou em turma top e não foi de todo mal e 12 .Genethin era corredor na Inglaterra. Vou de 12. Sugiro trifeta combinada
4o pareo Espada 8 (New's Ivoire) duplas com 3 (Palampur ), favorito e uma defesa com 6(Eclair Magique). Para fechar a quadrifeta 9 (Roi Dana)
O: 2o; pareo é um GP, páreo lindo 16 bichos, mas muitos correm na grama a duvida é qual seria a diferença entre a grama normal e piste sable fibre*.
Tinho Kessler me disse que acha que a psta de Deauville é polytrack, que nos EUA,apesar do aspecto de areia costuma favoercer pedigree de cavalos de grama e o estilo de correr europeu. Com atropeladas e trems de carreira masi amenos.
Portanto, sable fibre não deve influenciar muito nos cavalos,mas gostaria de ter estatiticas específicas para a o tipo de pista para me sentir masi em casa com a marcação.
Para os primeiros páreos da tarde:
1o. páreo 2 (Une Pivoine). dupla com o 8 (Vague Bleue).
Trifeta com 12 Eolhofa. Não vou resistir e enconstar o azarão 13 Caroline Say (uma canção de Lou Reed) Vem de 3 bagagens
2o; pareo Prix Deauville Alme Le Cheval
Indicações do Sorcier 11 (Kenchop). Depois, 3 (Mesa Marauder), 15( Mister Chocolate) .
Um azarão interessantíssimoio 14 (MYCALL) e encostar na quadrifeta o 5 (Galma)
Esta 11-14 é pule de milhoes....
Está tarde.
Até,
Le Sorcier...."
Vejamos como o azarista compulsivo se vê amanhã em Deauville. Não percam ( Especialmente se forem por dinheiro na parada!)
* Nota do Redator: sable fibre =:areia de fibra, uma pista sintética que substitue areia
Usada a alguns anos na Europa para permitir corridas no inverno rigoroso,o que impossível na grama. Por isso costuma ser chamada de All Weather na Grâ Bretanha. Alémdo mais possuem manuntenção masi rápida.
Existem várias marcas comerciais como Fibersand ( que tinha problemas de "coagulação" em muito frio e hoje desconheço se é usada para corridas ao ar livre, mas deve ser a origem da denominação francesa). Polytrack ( a mais popular e aparentemente a superficie de Deauville, mas que também empedrou no inverno pasado em Woodbine,Ontario, CA).
Cushion Track, de muito sucesso em Hollywood Park mas quase que não ficou pronta para abertura em Santa Anita esta semana. Pois pasmen, de todos os problemas que poderiam afligir as terras dos incêndios e terremotos, teve os trabalhos atrasados por excesso de chuva.
E, Tapeta, que entrou agora no mercado americano no novo hipodromo de Presque Isle Downs e em Golden Gate.
Existe a preocupação que algumas fibras minúsculas que compoê estas pistsa sejam jogados no ar e aspirados pelos cavalos, que desenvolveriam doenças. No entanto, a capacidade de amortecer a passada e diminuir o impacto físico e portanto lesões nos animais tanto em sua preparação quanto na perspectiva de reduzir o número de fatalidades com animais nas pistas está popularizando as raias sintéticas. Que eram tipicamente para pistas de treinamento all weather para até tornar obrigatória como nos principais hipodromos da California. The Barbaro effect.
Nos Estados Unidos, as pistas de Polytrack são lentas em relação a areia normal devido ao substrato mais macio e profundo para atenuar impacto, favorece corredores de grama, ainda mais no estilo europeu que correm de trás e gostam de pistas lentas que desfavorecem front runners. Alguns propietários americanos, ficaram descontentes com a nova pista de Del Mar, que é anfitrião do segundo meeting mais prestigiado de verão ( depois de Saratoga). Estreiou na temporada passada um polytrack muito lento. Alguns propietários transferiram seus estábulos para a costa leste.
O cavalo de corrida americano foi selecionado para privilegiar a velocidade ,pense Secretariat.
A curto prazo já se vê cavalos com pedigrees típicos de gramáticos conseguindo vitórias em classícos que outrora eram dominados por linhagens tipicas americanas ( Pediigree nem de longe uma especailidade minha, mas Andrew Beyer vem escrevendo um artigos excelentes sobre o assunto).
A médio prazo pode ter grande impacto no milionário mercado da criação americano. Aonde um garanhão que fatura milhões para seus propietários pode perder muito valor de mercado caso a sua progênia não se mostre adaptável aos novos circuitos. Já se vê a valorização de garanhôes que eram mais dados à grama, menos valorizada nos EUA e em especial aqueles que estão produzindo bons corredores de raia sintética.
A longo prazo, os catastrofistas anteveêm o fim de 150 anos de uma filosofia de criação americana. Que produziu ManOWar Seabiscuit, Citation, Secretariat, Seattle Slew.
Os menos neuróticos lembram que craque que é craque corre no barro, na areia, na grama....
Secretariat era excepconal corredor de grama ( ok nunca correu contra europeus de peso) e o pai de Smarty Jones, o valorizadíssimo Elusive Quality era recordista mundial da milha na grama.
Milheiros são essencialmente velocistas, eu sei. Mas era na grama de qualquer modo.
Tags: horse racing, turfe, deauville, polytrack, single, malt whisky, scotch
Powered by Qumana
5 comentários:
Sorcier ja deixou sua marca no segundo pareo. Acertou o vencedor do 4 El Puerto (4,8). Errou a dupla.
No primeiro pareo foi de Simple Gagné na espada 6 (Kamouniac) cansou no final e perdeu para o favorito 7 (Reasons);
No 3o. pareo, o crime historico. Com o forfait do 2(Haviva), o sorcier fez a dupla 1-12.Pule para arrebentar o caixa da PMU. O 1(Mariners Doll -IRE) venceu e o 12 (Genethini-GB) baldoso vinha atropelando e se atirando pra dentro, perdeu a dupla por toque de focinho para o 9( Isinbayeva). Nem o Arthur acreditou neste crime!
Abraço
Le sorcier
O portugues trabalha no Free Shop to heathrow em Londres.
A dica é muito boa pois o single malt desceu redondo. Vou manter o habito do on the rocks (ok vou usar gelo de evian). Lembro que todos os meus amigos que tomavam "cauboi" tiveram que fazer tratamento ou trocaram de figado..
Le sorcier
Com figueredo abatido porem ativo
Correu o 4o; pareo e novo place
Deixaram o 7 (Pentacle) galopar pna frente. A espada 8 (New' Ivoire) correu de banquinho em segundo achando que ia passar de viagem (o sorcier também achou). O 9 (Roi Dana) e o 6(Eclair Magique) chegarma embolados em terceiro e quinto, respectivamente. A decepção foi o faovrito 3(Palampur). O sorcier não tinha ele nem na dupla. tinha a dupla 6-8.
Foi uma boa matinal.
Abraço a todos
Veja bem....
Foram -se os figados não por falta de gelo e sim por excesso de uisque... È para degustar umas taças não pra tomar a garrafa inteira...
O sorcier viu um Brasileiro Documento Fiscal inscrito, pagando 33€/1 e não resistiu. é caixa! place e dupla, mas vamos enviar um comentario especifico.
Le sorcier
Postar um comentário