Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Os Festivais da canção. MPB.

Não sei porque me veio a cabeça. Os festivais. Esses dias comentava com um amigo sobre Rogério Duprat. O filho dele é maetro e arranjdor de um show do Lenine que estavámos vendo. Lembrei da participação dele como arranjador dos Festivais da Record. E me lembrei de todos as grandes canções e compositores que sairam daqueles festivais.









Queria por só um vídeo mais foi impossível me decidir entre Ponteio e Disparada
e portanto vai os dois. Aqui  Ponteio de Edu Lobo e Capinam.
Cantam Marilia Medalha, Edu Lobo e Quareto Novo.
A reação do  público e a emoção dos interpertes é de arrepiar.




Resolvi tomar um banho de wikierudição,  pesquisar e   "esgumitar"  sobre meus pobre leitores
Na verdade Julio Medaglia era o principal arranjador dos festivais e chamou Rogério Duprat que segundo ele " tinha sido demitido da universidade de Brasília  e estava duro" (Ler aqui no blog Textos Especiais v2.3). E  Rogério Duprat  fez os arranjos de "Domingo no Parque" (aqui no Youtube) para Gilberto Gil.




E vendo na wiki a lista de vencedores de todos os festivais se ve artistas notaveis que alacançaram fama através dos festivais  e fizeram carreiras brilhantes.
Chico Buarque,  Nara Leão, Elis Regina, Gilberto Gil, Gal, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Beth Carvalho, Mutantes, Milton Nascimento... A lista é impressionante.




Do festival da t.v.s Excelsior, Record, Tupi  e Globo. Durante vinte anos se prodzuiu grande música.




Nos anos 70 tiveram Djavan, Ivan Lins (sempre foi chato, mas a Lucinha  era uma gata), Fagner, Oswaldo Montenegro e é claro Toni Tornado e a "BR3"  e Maria Alcina e "Fio Maravilha".









Festival da Record de 66. Disparada de Geraldo Vandré e Téo de Barros. Jair Rodrigues arrasador




Os festivais dos anos 80 eu me lembro bem.  O ponto alto foi o Eduardo Dusek ou cantando Nostradamus ou quando ele não apresentou "Valdirene, a paranormal" porque era numa sexta-feira 13.
"Sorry Boni, Mas com essas coisas não se brinca..."
E passou a cantar o "Rock da Cachorra" com os Miquinhos Amestrados  e promover em rede nacional o seu disco novo.
Teve Raimundo Sodré e " A Massa", "Rasta-Pé" de Chico Evangelista e Jorge Alfredo",  Jessé. Leila Pinheiro. Joyce. Tetê Espíndola ganhou uma edição  com a chatérrima  "Escrito ns Estrelas" E  a favorita "Planeta Àgua" de Guilehrme Araetes perdeu um ano  para a bela Purpurina de Jerônimo Jardim,defendida pela Lucinha Lins. Que teve que cantar sob os apupos de um Maracanazinho lotado.




Do inicio dos anos 80, devemos admitir, os festivais da Globo, apesar de grande sucesso, no foram tão bem sucedidos.  Não saiu de lá o mesmo "pool" de talento que os seus predecessores e a industria fonográfica mudou muito naquela década, tenho a impressão que deixou de ser um indústria cultural apra ser soemnte uma indúustria. Com o "rock brasil" vendendo horrores e depois pagode, sertanejo. E hoje em dia  novos talentos podem  entrar pelos estrutura tradicional das gravadoras ou com internet e computadores, fazer gravações digitais na garagem e mixar em casa no  pc,  fazer um vídeo caseiro, botar no youtube e fazer um viral. E numa dessas distribui mp3 e acaba fazendo sucesso.




Daria para fazer um festival virtual, votado online ( atenção, se alguém copiar a idéia eu quero os meus direitos). Um portal como o Terra que vende músicas teria condiçãode organizar isto. Os cara mandam as músicas e os clipes  e os internautas votariam. Os vencedores ganhariam contratos  ou dinheiro de algum  patrocinador que ganharia horrores com downloads e referrals ou outro cyber-modo de ganhar grana,




O festival virtual da musica brasileira. A final teria um show "streamed" live. ( Lembrem -se de quem deu a idéia) !




Nos dias de hoje seria o único jeito. Nunca mais existirão os teatros e ginásios  lotados, a esculhambação (ver nos clipes da Record). Com  sorte unca mais haverá outra ditadura neste país.  E talvez nunca mais exista condições para apareçer outros chicos e geraldovandrés (sou seria  plural vandréses). E nada como o Tropicalismo. Mas por sorte, várias coisas podem ser recuperadas no Youtube.




Elis Regina ( Arrastâo ).
Gal Costa ( Divino Maravilhoso).
Paulinho da Viola ( Sinal Fechado).
Sèrgio Ricardo ( Beto de Bom de bola - música e chilique)




Compilação dos festivasi da Globo. Anos 70 e Anos 80.



Tags: , , , ,


Powered by Qumana



2 comentários:

Anônimo disse...

Bem lembrado. A apresentração mais espetacular foi a do Chico e MP4 em Roda Viva. Não tinha visto o Sinal Fechado do Paulinho e valeu. Vale a pena recuperar o video do Dusek que é espetacular. A unica omissão foi o festival internacional da cancao com o espetacular show de Raulzito Seixas cantando e se contorcendo com Let me sing, Let me sing!. Vale um capitulo a parte.

Anônimo disse...

Esqueci de assinar o anterior . Abraço IPE