Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Top Ten TTKOS - Pinball

Ou simplesmente máquinas de fliperama.Que foram o meu primeiro vício e ainda um hábito díficil de largar. Volto e meia ainda boto umas fichas lá no Iguatemi na eterna busca pelo "replay' e a benção da "especial".
Quando eu comecei a ficar mais indepedente ainda criança meus pais  precisavam me ocupar os dias de férias de verão. Um bicicleta pra andar "Sem Destino", o molinete para pescar bagrinhos e corvinas no molhes do Mampituba (demorou uns vintes anos pra mim descobrir que tinha robalo era um segredo muito bem guardado) e fliperama. Era uma atividade mais de veraneio. Até que na adolescência, se tornou "all year" long. Podia ir no flippers da Andradas, do Chico da Bruxa e no fliperama do Japonês.
Depois eles migraram para os shopping centers.



Advinha qual é e a melhor pinball de todos os tempos parao TTKOS ?
A foto foi sugada do Internet Pinball Machine Database e é  orignalmente da Pinball Brasil
. Ver links no fim da página.


A máquinas  de vídeo no ínicio não eram grandes coisas e o pinball era o melhor jogo. Conforme a computação avançou começaram a surgir videos arcades  de incrível qualidade que me afastaram do pinball.
Então surgiu um nova geração de máquinas de flipper, que combinavam alguns elementos dos jogos de video graças aos displays de alta (média) resolução e eu votei e me dedicar a verdadeira arte. Alguns anos atrás surgiram máquinas da Williams que integravavm totalmente om vídeo e computação gráfica. Visualmente espetaculares, não eram tão boas de jogar,  joguei uma vez só em uma visita ao Rio de Janeiro  na Dreamgames.
Além de meio pequenas, conforme eu movimentava o meu corpo o  visão ficava prejudicado porque a projeção do video sobre o campo de jogo não era tão boa de angulos abertos.


O verdadeiro jogador de pinball é um atleta e um artista. Demanda esforço físico. Reflexos, timing e técnica apurada. Seja na defesa intercalando movimentos dos flippers pra evitar que uma bola caia pelo meio, ou na batida do lado da máquina pra evitar a bola caísse no corredores laterais externos (sem causar tilt) e é claro a mira ajustada para acertar os alvos.
Com o tempo me tornei um jogador bom, nunca exepcional como aqueles funcionários publicos que ficavam o dia inteiro jogando no centro.
Mas a paixão segue.
É um desafio, contra a gravidade, contra os técnicos que não mantinham as máquinas em condiçoes e as deixavam com um flipper fraco ou muito inclinada pra ficarem mais rápidas,  até de aumentar o replay para  valores rídiculamente altos (paranóia desde criança)  e um contra os própios nervos.


Mas,  quem nunca voltou pra casa orgulhoso de ter passado oito horas no fliperama, ter jogado umas quinze partidas no máximo, acumulado um monte de fichas após  ter vendido os seus replays para os jogadores que quiseram te acompanhar e que ficaram 15 minutos por bolinha olhando tu botar a máquina para baixo, acumulandos bolas extras e sair do fliperama com os outros te olhando com admiração e inveja. Um  pinball wizard !
Quem não passou por isso foi porque não conseguiu superar a agonia de "morrer gordo" e do tilt geral !


A minha lista, as maquinas estão linkadas as suas entradas no Internet Pinball Machine Database ( site imperdível) é em inglês mas tem fotos muito boas das máquinas ::


10) Home Run, daquelas com mostrador de escore analógico, que giravam os numeros. Que nem no filme Tommy. Eu tinha que subir num caixote para jogar. A primeira máquina eu eu joguei.


9) Apache. Da Taito do Brasil. Aonde eu ganhei meu primeiro replay. Fiz seiscentos mil e morri com a especial acesa. Inesquecível. O mostrador era de numeros em led e o sorteio da final era no reloginho. Que dava para ser maceteada apertando o botão de inicio de partida no painel frontal.


8)Shock. Cronológicamente foi a primeiro da Taito dentro estilo  que dominou os anos 80. Uma banca de drop targets grande a direita. os corredores que multplicam  bonus lá em cima, acima dos  bumpers. Clássica. Vai pro ser a primeira do estilio e era a que eu mais gostava de jogar porque os outros não gostavam, então tava sempre livre para im jogar no fliper do Baiano em Torres, aonde é agora o Açougue Mapimtuba. O técnico todos sabem era o Baixinho, que chegva na maior banca de moto. E vinha aquela fila de guris com os vales na mão, das máquinas que tinham engolido a ficha.


7)Frankenstein.  Ainda em fucionamento em Shopping Centers. No início, tinha uma máquina lá no  centro com uma configuração  bem legal. Jogava só   três bolas, mas se tu deixasse cair pelo centro antes do tempo máxima em que a bola é salva("Don't worry, sir! You're well Guarded!"). Então tu só morria se a bola caisse pelos corredors laterais. Da fase moderna com display. Mas que eu me lembre nenhuma atividade era de video game. Todas com a bola no pé. 


6) Sure Shot. Baseada em jogo de sinuca. Tinha uma banca de alvos no meio e era facil de mutliplicar bonus. Tinha uma no histórico flipper da 24 de outubro ( um dos únicos que era grande fora do centro ou do shopping). Não ficou muito tempo mas era uma da melhores de jogar.


5)Cosmic. Uma evolução da Shock. Tinha aquele negócio de avançar nos planetas derrubando as bancas de alvos e o multiplicador. A maioria das máquina da época eram parecidas com ela ( Shark, Meteor, Vortex). E eu ra mais um jogador de video na época. Mas tem que entar na lista, foi máquina de maior produção da Taito do Brasil.


4) Indiana Jones. Como eu estava meio afastado dos fliperamas, ela me pegou te surpresa. A integração em vídeo com jogo do carrinho na mina seno jogado  display.  A volta com força total do multiball e o campo de jogo com mini flippers em segundo andar. O mundo tinha voltado a girar.


3)Theatre of Magic. Essa joguei muito. Não tinha nada de revolucionário em relação as suas máquinas comteporãneas. Destaque para o do alvo "trap" das mutilball. Magnético em forma de caixa de desaparecimento. No entanto éuma das  maquinas com melhor "jogabilidade" de todos os tempos. Favorecia muito o cara com "técnica".  O bom jogador encostava nela e jogava por horas.


2 ) Rally. Era ainda no estilo da Cosmic. Mas tinha o Rally. A cada tantos pontos acumulados na máquina ela avança no rally, que o final (em  Botswana ?) era uma especial. Quando a especial estava pra arrebentar tinha fila de neguinho tentando pegar. E muitas vezes os caras que jogaram iieto bicho pra avançar o rally ficavam com cara de bobo.


1) Cavaleiro Negro. Unanimidade Mundial. Com salvamento magnéticos de bola nas laterais. Campo de jogo  com  mini flipers para jogar no drop targets. Mini orbita embaixo deste. A primeira que eu me lembre como "Mistério",prêmio aleatório.
Começou  era com três bolas mas era muito dificil. Se enquadrou com cinco bolas dentro da tradição brasileira e virou "a máquina preferida de entre 10 entre 10 jogadores de pinball.( uma galera com um minimo de 35 anos hoje).
E ainda por cima falava. Era impossível ficar indeferente às  provocações da máquina falastrona:


 " Eu sou Cavaleiro Negro a procura de um desafio."
  "Psiu.. Psiu (?) Mostre que não é um covarde. Ataque !"


As máquinas injustiçadas na lista, máquinas até  melhores que as três ultimas na lista que entraram no top ten mais por motivos sentimentais. Máquinas que eu joguei muito e que tinham algo de especial. E portanto merecem ser citadas.


Fish Tales. Que o peixe tremia quando se jogava bem.dando a sensação de uma fisgada. Além da tarefa em vídeo sensacional de torpedear os jetskis. Desejo intímo de todo o pescador de robalos do rio Mampituba. Eu sempre acertava todos e com gosto !

Twilight Zone. Com "tarefas"  bem variadas que exploravam bem a técnca do jogador e o campo de jogo no segundo andar com flippers invisivéis (magnéticos) Maquina top rated do IPMD.


Star Trek Next Generation. Bem variada. Tinha dois lauchers que tu tinhas que disparar a bola nos alvos através como se fosse os canhões de fotóns das naves espaciais.


Oba Oba. Não era um máquina espetacularmente moderna ou diferente na jogabilidade. Mas o tema era nacionalíssimo. O Sargentelli e suas Mulatas. A música era sambada. E dava pra fazer o esquema de tentar manipular a  final. Clássico.


Linques necessários.
Pinball na Wikipedia em português e em inglês.
Arca do Velho ( A história do Fliperama. Texto excelente!).
IPMD.
Pinball Brasil.


Tags: , ,
Powered by
Qumana

Um comentário:

Anônimo disse...

Tinho, a lista é quase irrepreensível. Só acho que a Fire Action não poderia ter ficado de fora. Foi a primeira máquina que falava??
Bons tempos do flipper do Baiano, grande amigo do Tony Boy.