Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

The Frugal Gourmet

Jeff Smith faleceu em julho de 2004 em relativa obscuridade. Seu programa de tv, The Frugal Gourmet e seus livros de culinária,  foram de grande sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil.


O carismático apresentador estava há algum tempo retirado da "vida pública" devido a um ruidoso processo de  assédio sexual movido por dois chef auxiliares que trabalhavam para ele. Após estas acusações, vários rapazes que trabalharam para ele nos anos 70 vieram a público com alegações semelhantes. Sendo além de uma famosa personalidade televisiva um homem do clero (era ministro da Igreja  Presbiteriana Unida) o caso, resolvido em acordo judicial, representou o fim de sua carreira.


Seus defensores clamam que nada foi provado contra ele e que o acordo foi  simplesmente a capitulação de um homem de idade a um ato público de extorsão.
Por outro lado o fato de vários outras pessoas terem se levantado e corroborado as acusações deram a impressão que o acordo era "hush money".
De qualquer modo o Frugal Gourmet não poderia mais existir.


Fenômeno surgido na televisão pública americana (PBS), o Frugal Gourmet trouxe um pouco mais de sofisticação a cozinha dos lares americanos. Tanto por simplificar a boa cozinha como por valorizar a (injustamente) desprezada culinária americana. E de algum modo é um dos pioneiros da revolução "foodie" que se implamtou nos E.U.A na era  pós 11 de setembro.


Mesmo passando no Brasil na tv a cabo, no canal GNT, ainda com pouca penetração nos lares brasileiros. Smith alcançou grande (relativa ao escopo) popularidade teve alguns de seus livros publicados aqui pela Ediouro e chegou a dar entrevista no Programa do Jô e ser reconhecido na ruas do Rio de Janeiro.
O.K.  Foi uma declaração dele ao Jô, e quem o reconheceu era um surfista adolescente da Zona Sul. Não exatamete um sinal de grande popularidade mas certamente alguém de uma  família com grana para gastar 60 reais ou mais em um livro de receitas. Era neste caso um bom exemplo de atingir os "demographics" certos. Vou me abster de piadas com implicações às alegadas indiscrições sexuais de Smith  e o  surfista  neste momento, mas a bola tá picando...


Tenho a certeza que por exemplo, o aparecimento do aceto balsâmico nos supermercados brasileiros é direta influência de Smith e é claro do dólar barato na época. Mas a moda pegou.


Hoje existem város programas de culinária passando na tv e revistas gourmet e todo um um mercado "foodie" bombando  no Brasil e no mundo. A popularização do vinho ( de boa qualidade) , dos cafés gourmets, dos bons charutos - porque não, do single malt, dos utensílios de cozinha, a valorização do profisssão do "chef" ( do Chefe do Recruta Zero até o Remy de Ratatouiile, uma grande evolução na percepção cultural da profissão), a modernização e explosão de vendas de utensílos de cozinha e a cultura e até mesmo os efeitos terapêuticos de se "guiar" as panelas e se fazer uma janta "gurmê" em casa. Mesmo que se possa se torcer o nariz, tem uma contribuição  importante do Frugal Gourmet.


Tags: , ,
Powered by
Qumana

Nenhum comentário: