Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

TOP TEN TTKOS - Desenhos animados

Tive que fechar em treze. Não consegui me acertar só com 10.
À guisa de introdução creio que primerio deve-se entender o que eu via na t.v
Faço parte de  uma primeiras gerações em que televisão fez parte integral do crescimento. A babá eletrônica ás vezes era alienante, as vezes era educativa. Já que em certa época da minha infãncia eu costumava acordar tão cedo que nem os  desenhos já estavam  passando na t.v. Eu via muito Telecurso e os programas de mecânica e reparos elétricos da Fundação Padre Landell de Moura.
Eu não sou tão velho de modo que tanto quanto eu me lembre as transmissões sempre foram coloridas, mas a primeira aparelho lá de casa era preto e branco. Era grande e valvulada. Tenho a impressão que ela abria com se fosse um armário na parte traseira, para trocar as vávulas.  A gente tinha uma pequena tv Springe à valvula que durou alguns anos mais e era uma bosta. Depois veio a grande Telefunken preta, que acho que era transitorizada e era colorida.  E lá pelas tantas minha familia adquiriu um Sanyo 15 polegadas que ficava no quarto de meus pais  Um revolução, duas t.v.s em casa.
Não haviam muitos canais para se ver já que só havia trasmnissão em VHF, então a t.v. a cabo mudou muito a minha vida. Internet, como é que vou explicar pro meu sobrinho que antigamente quando um parente morava em outro país não só a gente não via as pessoas no Skipe como não ligava muito frequentemente porque a ligação era muito cara. Então se escrevia cartas, à mão, em um papel. E elas eram levadas pelo sujeito que hoje leva pacotes de presentes para ele e contas para seus pais.



What's Opera, Doc ?
Looney Tunes de Chuck Jones é um dos campeôes


De mais remoto que posso me lembrar  a  TV Gaúcha ( RBS TV /Globo) ( um pouco da Vila Sésamo, da Globinho , com Mio Mao e Barbapapa). Da Difusora ( virou Band), acho que passava Brasinhas do Espaço e o tio Tony  fazendo mágicas. A TVE, que teve o Bambalalão até muito tempo e o Bambaleão sempre "apavorando" a bela  Silvana, que passa agora na TV Rá Tim Bum e segue cool as ice. Tinha a T.V. Piratini, retransmitia a programação da tv Tupi que tinha os Ultras. Quando esta foi a pique,  o canal foi ocupado pelas  mãos do Silvio Santos que arrancou uma rede do Governo Militar. Então todo o domingo tinha no Programa SIlvio Santos, o Lombardi e a "Semana do Presidente"  ( O excelentíssimo Presidente da República Gerenal. Ernesto Geisel participou nesta quarta-feira em Brasília da inuaguração...). Em 79 a Caldas Junior criou a Tv Guaíba e além do Remendão, eu me lembro de ver Sawamu, O Demolidor. A Pampa foi criada em 80 e passava só programaçao local ( como a Guaíba) e reciclou muitos programas como  Lancelot Link e Sabrina e é claro, o Jonny Quest que passava no Programa do Tampinha. Primeiro desenho que me lembro ter ficado fâ.  Depois a Pampa entrou em Rede com a Manchete e trouxe a Xuxa, que de mini saia em um program de Natal foi uma das melhores coisas já vista naquele canal. Fez muto sucesso o anime Pirata do Espaço e o desenho do Dartagnan  e os três Mosqueteiros.( Era um cachorro).


Basicamente :2,4,5,7,10,12.


Muitos desenhos se repetiram e passaram em vários canais. Pica -Pau ,  desenhos Disney, Tom e Jerry. E t.v. a cabo e os canais só de desenhos trouxeram mais repetições, permitiram a  produção de novos desenhos de extrema qualidade e me permitiu revisar os clássicos.


Então aqui vai o priemeiro TOP TEN TTKOS. Como não foi possivel fazer só com dez, expandi para treze.


13. Scooby Doo, Cadê você!. A primeira série,  e a melhor de todas. Depois surgiram variações e Escubilus e Escubidões. Series sem algus personagens e uma série que participam vários convidados como os Três Patetas. Nenhuma delas foi  muito boa ( exceção versão masi moderna em que os persongaens são crianças). Mas  versão original criada por Iwao Takamoto pra a Hannah-Barbera é um clássico pois sempre o plano criminoso do pseudo-fanatsma ia dar certo se não fosse aqueles malditos garotos ! Como não podia ficar de fora entrou em décimo segundo. Sei que muitos descordarão.


12. As Novas Aventruras do Super Mouse. Passou no SBT de 88 a 90 e só teve uma temporada e meia produzida nos Eesados Unidos. Além de uma excelente música de abertura era repleto de piadas que eram só entendíveis por adulto. Saído dos estúdios de Ralph Bakshi. Ficou famosa nos EUA por uma cena controversa em que o Super Mouse inala uma flor despedaçada em cena que parecia que estava cheirando cocaína. Um clássico incompreendido.


11. A Caverna do Dragão. Da era Xuxa, de longe o mais marcante.  Despretensiosamente no baseado RPG "Dungeons & Dragons". Aproveitou a estrutura do jogo, aonde os jogadores dependem de seus atos para se suceder bem. Foram desenvolvidas histórias em que os personagens adolescentes passavam a cada capítulo por atribulações típicas de suas idades e ritos de passagem. Para voltar para suas casas foi dada ao  personagens(jogadores) poderes especiais  e deviam combater o mal. Teriam que aprender a colaborar e fazer  sacrificios pessoais para o bem de outros. Um geração inteira esperou pelo capítulo final aonde finalmente voltariam pra casa. Mas como desenhos não produzidos para ter fim este episódio, nunca foi produzido. Muitos dizem que nunca foi escrito. Mas o roteiro do episódio final se tornou um hot topic de discussão quando a sua geração espectadores viraram internautas. Com especulações  e até um roteiro supostamente "original" do final circulando na rede.



A fase do Tom e Jerry da MGM.
Dirigidos por Willaim Hannah e Joseph Barbera foram dignos de sete premios Oscar
e o empate em primeiro lugar no nosso ranking.


10.O Urso do Cabelo Duro. Este e um clássico. Os 17 episódios produzido por Hanaha Barbera em 1971, passaram e repetiram infinatas vezes enquanto eu era guri. Sempre foi bom. Apesar de serem personagens essencialmente setetinstas o humor é resistiu a prova do tempo. Entra nesta lista porque me tranformei em fã vendo as reprises no Cartoon Network à poucos anos atrás.


9. Mini Agente Polegar.  Pordução da decada de 60. Produção nipo-americana da  Toei Co..e da Rankin Bass. Fazia parte do desenhos do King Kong, que era meio chato. Mas o Mini Agente Polegar, aquele que "nunca fez besteira na vida a não ser ativar o equipamento gerador de pessoas minúsculas".  E combatia a L.O.U.C.A ( Lunáticos Observando Urubu Comendo Alface) com a ajuda do seu ajudante Cara de China. Engraçado demais. "Quando o trabalho é secundário. Polegar é ordinário."


8.O Laboratório de Dexter.  Na decáda de 80. Ted Truner, magnata dono da CNN. Deu uma tacada e comprou o acervo da MGM. Além dos filmes clássicos levou de lambuja os desenhos. E criou o Cartoon Network para passar este patrimônio. Depois juntou a bibiloteca da Ruby- Spears e da Hannah Barbera. Quando a Turner foi adquirida pela Time Warner. Se juntou o acervo WB. O sucesso do canal permitiu o investimento em produção inéditas, dando a jovens talentos o orçamento para produzir novas séries. Daí surgiu o Cartoon Cartoons. As Meninas Super Poderosas, a Vaca e o Frango e em especial o Laborátório de Dexter. Brilhante criação de Genndy Tartakovski, Dexter, o menino gênio que tem um laboratório gigante no porão sem que seus pais saibam. Que consegue construir maravilhas da robótica com uma chave de boca mas  não consegue evitar a  interferência da sua atabalhoada irmã mais velha Didí. Recheado de referências a produção japonesas (o episódio que parodia  Speed Racer é genial), o menino ciumento, vaidoso, de temperamento explosivo que fica vociferando com seu sotaque alemão (em homenagem a Eisntein, tecla SAP, folks) trouxe um nova linguagem para desenhos animados. Produzidos por uma geração qur cresceu vendo desenhos na t.v. e feitos para ser vistos por crianças e seus pais. O longa "Dexter Egotrip" é excelente. Depois Tartakovski produziu o cult Samurai Jack. Mas  para TTKOS,  Dexter é o clássico.


7.Jonny Quest. Um dos meus preferidos.  A série clássica dos anos 60. Ficção cientifica e hérois sem super poderes combatendo super vilões ao estilo James Bond, em qual fora inspirado. Só que o principal herói era uma criança. A música da abertura era excepcional e o visual era bem avançado para época. Tudo vindo da cabeça do desenhista Doug Wildey. Virou cult. Se tentou reviver a série no anos 80. Mas com qualidade inferior em todos os aspectos. E no anos 90 se fez um versão que adicionava computação gráfica. Mas também não era de nada. O curioso desta última versão é a inclusão de uma filha pra Race Bannon. Pois criou-se  a "lenda urbana" que o Dr. Benton Quest e Race Bannon era um casal homosesxual. Possibilidade hilariamente explorada em um episódio de  Harvey, O Advogado. Quando eles vão aos tribunais pela custódia dos meninos Outro lenda urbana satirizada em Harvey, era que o Salsicha e o Scooby Doo são 'maconheiros' fatos evidenciados pelo  o hiipie vivia sempre trancado no furgão de decoração psicodélica e que tinha um apetite incorrígivel e qeu conversa com seu cão dinamarquês.


6. Manda Chuva. O Top Cat. Dublado origalmente no Brasl por Lima Duarte, qeu também fazia a voz do Espeto. Seguindo o sucesso dos Flintstones, se tornou o segunda sitcom de animaçãso da HB para  horário Nobre.  O gato de rua de modos aristocráticos que liderando sua gangiue sempre tentava escapar da vigilância moral e lagal  do Guarda Belo que não era páreo pra o malandro Manda chuva. Os esquemas do Manda Chuva sempre davam errados por serem de má indôle e ele ser no fundo um coração mole. Mas o humor gerado pelas situações que se criavam era hilariante. Afinal quando os teus ajudantes são Gênio e Batatinha não poderia  ser de outro modo.


5. George , O Rei da Floresta- Super Galo - Tom sem Freio. Inseparaveis e juntos alcançam esta honrosa posição no ranking (hahaha). O humor pouco convencional das produções dos anos 60 fez desta produção  Jay Ward um clássico. A musicas de aberturas de todos os desenhos são excelentes. E as piadas, apesar de recheadas de sessentismos funcionam até hoje. Outro desenho que ressucitou para mim graças aos reruns do Cartoon Network.


3. Os Flintstones. Primeira temporada. 
3. Os Simpsons
O empate se deve as similaridades entre ambos. Os Flinstones foram a primeira produção de animação da televisão americana destinada a rodar em horário nobre. Ao invés da tradicional programação infantil das manhãs de sábado.  Uma típica sitcom da época, tinha a estrutura de I Love Lucy e The Moneymooners. Dois casais de amigos se metendo em encrencas. Em especial, Fred. E em sua primeira temporada, quando ainda não tinha a musica clássica (Meet the Flintstones). Fred é em especial contencioso e de temperamento problemático. O trabalhador "blue collar" casado com a bela moça de boa familia tem que combater seu apetite  e mal humor pra escapar das frias qeu se mete com seu vizinho Barney. Mas por ter um grande coração e um esposa pacienciosa (nos dias de hoje a primeira temporada terminaria com separação). Além disso as criativas  adaptações dos eletrodomésticos e outras modernidades para a idade de pedra sempre rendiam boas piadas. Hilariante e revolucionário. Depois da segunda temporada decaiu, perdeu o punch, mas seguiu um sucesso até hoje. Com várias dezenas de shows derivados.
Hilariante e revolucionário também pode se dizer dos Simpsons, a série de produção  maior duração da históia da televisão  mundial.  Também uma sitcom adaptada paar o horário nobre. Sadia da mente de Matt Groening surgiu no Tracy Ulmann Show da HBO. Aonde tinha a liberdade para ser politicamente incorreto e teria a possibiliade de fazer um humor adulto. Transpor isto para uma rede t.v. aberta seria impossível não fosse a Fox um novo player no mercado  americano e estava aberta a passar programação considerada inadequada em outras redes ( Married with Children, por exemplo). Se tornou  um dos maiores fenômenos. culturais do fim do século passado. Aos artistas que fazem as vozes  ficaram riquíssimos e seus criadores s ficaram milionários. D'Oh, palavra repetida nas milhares de vezes que Homer faz um cagada foi para no Dicionário Oxford.


1. Tom e Jerry. MGM, dirigidos por William Hannah e Joe Barbera.
1. Looney Tunes, de Chuck Jones.
Estes dois até covardia entrar na lista. Pois  se tratam na maioria de curtas produzidos para o cinema e não séries para a t.v. qeu possuiam orçamentos curtíssimios, Nesta categoria se incluem coisa fabulosas com o trabalho de Tex Avery e curtas da Disney (em especial o Pateta praticando esportes e o Pato Donald tendo ataques de raiva).
Esqueça todas as outras versões de Tom e Jerry (até mesmo as de Chuck Jones, apesar de um ou outro desenho excelente), o trabalho da dupla Hannah-Barbera é espetacular. Todos os desenho do Tom  e Jerry  que voce pode lembrar com carinho forma feitos por eles. Tom tocando piano e Jerry dançando a Valsa. O leão que quer voltar para casa ajudado por Jerry. Teve também a foca, o filhote de elefante, o rato branco explosivo. O urso dançarino que fugiu do circo. El Magnifico. Jerry dançou com Gene Kelly depois ambos nadaram com Esther Williams. O incrivel trabalho nestes desenhos renderam sete Oscar e mais seis indicações. E quem entre não não saiu cantando "És ou não o meu amor , pequena ? ès ou não o meu material..."
Menos premiado mas não menos reconhecido e´o trabalho de Chuck Jones, que levou apenas um Oscar de animação por um trabalho muito mais cocnetual de " O Ponto e a Linha" recebeu ja aposentado o reconhecimento de seu enorme talento com um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra em 1998. Reconhecido como  gênio  no fim de sua vida  Jones, foi para  Warner Brothers, na década de 30. Com a saida de Tex Avery, ele ascendeu e passou dirigir os desenhos do Looney Tunes. Pernalonga e Patolino alcançaram mega estrelato e veio a criar o Papa Léguas (passsrus rapidissimus) e o seu perseguidor o Coiote (carnivorus esfomeatus).
Produções  brilhantes como episódio dos chápeus de Pernalonga e Hortelino. E o da Ópera ( "Mate o tuelho, mate o tuelho" em ritmo de Cavalgada das Valkirias de Wagner). Duck Dodgers, Patolino de Robin Hood  e Sherlock Holmes. A lista é inteminável sem falar do Papa Léguas que faziam humor exepcional sem o benefico da fala que eram o ponto muito forte dos desenhos anteriores. Pelo talento inifinito de Mel Blanc e texto afiadíssimo ("O que eu há, velinho ? Você é desprezzível!").
Um justo empate no topo do ranking TTKOS de desenhos.


P.S.
Nunca tinha me parado a fazer uma lista dessas e obviamente elas são impossíveis de se fazer sem injustiças. Então aqui vão algumas menções honrosas :Speed Racer. Furacão, o Mosco Heróico. O  Sombra ( Sombra apareça). Super6. South Park, Harvey, o advogado. Samurai Jack, Os Brasinhas do Espaço. Projeto Clonagem( Clone High), Laboratório Submarino 2021.  Os desenhos de Tex Avery. Pepe-Legal e em especial  El Kabong e outros classicos  HB para  saturday morning.(Wally Gator, Zé Colmeia (genial) e Maguila Gorila. Dom Pixote.). Batfino.


Tags: , , ,


Powered by Qumana

Um comentário:

Anônimo disse...

NÃO TER A CORRIDA MALUCA NA LISTA É UMA FALHA IRREPARÁVEL!!