Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Podcasts, ferramenta de produtividade. Gerenciamento de Ócio, parte 3

Mais um capítulo na série de auto-ajuda que vai me tranformar no bussiness guru mais incandescente do final da primeira década do vigésimo primeiro século da era cristã.


As pessoas me perguntam como posso ser tão informado, como algúem poderia saber que Volcada a 12-1 no quinto páreo do programa de segunda na  noite da Melbourne Cup era uma boa aposta. Como eu fiquei sabendo sobre o escandoloso caso de roubo  no Absolute Poker que foi desvendado nos fóruns da internet.  Ou como eu fiquei sabendo do deputado astrauliano que tinha comido cera do ouvido.
Todo mundo mundo sabe que isto é notícia livre da internet, e as pessoas que navegam regularmente tem os seus site preferidos aonde buscam suas informções e entretenimento.
Mas como é possível otimizar a busca de informações


Em uma palavra "agregadores".
Genericamente, um agregador é uma página na internet ou um cliente ( um programa instalado no seu computador que entra em contato com um outro programa em outro computador, o servidor,  para genericamente requisitar serviços, é o modelo mais comum de comunicação em  rede). Este agregador pode ser carregado com endereços de páginas XML da internet,  basicamente uma endereço com conteúdo dinâmico. Este programa/página da internet,  toda vez que acessado/inicializado, checa suas páginas e atualiza o seu conteúdo.


Para feeds, eu uso o Goggle Reader, mas poderia usar o cliente instalado no Opera ou algum cliente grátis tipo o FreeReader.
Quase todos os blogs possuem feed, assim voce pode assinar o meu blog como eu assino vários como  o do Xingu,do Ado, do Mino Carta, do  Paulo Henrique Amorim, gente deste nível. Além disso, a maioria das páginas de noticia tabém tem feed, é so procurar pelo simbolo RSS em algum canto da página. Um funcionalidade legal do Google Reader é que posso compartilhar as noticias que mais gosto tornando elas publicas. E além disso estes meus items públicos podem ser linkados no blog. Como o pode-se ver ai na coluna da direita. Aonde as Noticias do Terra Popular costumam ser as vedetes.


Podcasts sã arquivo de mp3 que ditribuem em um feed. Já existem páginas que agregam as suas assinaturas de podcasts. Mas um cliente torna o podcast é uma excelente ferramenta.
Apesar do nome relacionando a Ipod, uma vez que o arquivo é mp3 pode ser ouvido em qualquer player incusive o seu aparelho celular. Um bom agregador, porém, deve além das atualizações sincronizar dos seus arquivos com o player de forma mais transparente o possível ao usuário.


Na wikipédia tem esta lista de agregadores.


Como tenho um Ipod, uso o agregador do iTunes. Que possuem a vantagem extra de possuir um catálogo de podcasts na iStore com sistema de assinatura automatizado em um click. .


Os podcasts são agora quase 90 % do conteúdo tocado no meu player. Perdendo somente para a música de abertura do Ultra Seven que me inspira a levantar de manhã e combater os daikaijus  do dia a dia.


A óbvia vantagem de se ter o conteúdo transferido para um player é que a portabilidade da informação a torna o podcast um ferramenta poderosa de gerenciamento de ócio. Podemos baixar as noticias e informações que mais gostamos e ouvir em qualquer lugar.


Durante o sono,  que segundo consta,é um modo de studar enquanto dorme. No banheiro, fazendo compras no supermercado, no ônibus enquanto nos deslocamos no dia a dia. Música é excelente. Combate o tpedio, inspira e distrái, mas um podcast pode ainda  nos manter informados e pode ser uma ferramenta   que pode aumentar a sau  produtividade  ( já que pode ser usada simultaneamente a outras atividades) e pode te levar  ganhar dinheiro( pela mehoria do seu jogo de poquer e as barbada no prado).


Infelizmente as grande geradoras de contéudo  de noticias e midia do Brasil ainda não abraçaram a tecnologia  Fiz muitas buscas e achei muito pouco conteúdo. No Brasil o que existe mais são podcasts pessoais que são muito bons mas que me parecem mais direcionados ao entretenimento do que para informação.


Achei um que achei ia ser uma ferramenta poderosa mas não é mais atualizado e seus arquivos não estão masi dispiníveis para download :   " BroxaMusic, música ruim de qualidade". Não procurei muito mais. Mas por exemplo do Globo o unicos podcasts que tinha eram interessantes eram de Esporte : Bola nas Costas (humor, muito bom, uma espécie de Sala de Redação muito engraçado) e Por Dentro dos Boxes (automobilismo). Mas muito pouco conteúdo, especial se compararmos com a quliade dos blogs brasileiros.


 A Rádio Gaucha anunciou tempos atrás mas não foi adiante. Existe o live stream e o arquivo recente para steraming, mas um arquivo em serviço de podcasts seria relativamente fácil e uma grande ferramneta para gaúchada que tá fora dos pagos de onde nasceram.


Alguém que tiver boas sugestões de podcasts em lingua portuguesa bota um comentário com o endereço pra me dar uma ajuda a galera.


Mas é um nicho mal explorado pela industria brasileira. Hoje assinei um podcast do Financial Times inglês,por exemplo. Basicamente par ficar olho no mercado de câmbio e para parecer sofisticado para os meus leitores que ficariam francamente decepcionados vendo os podcast que eu assino.


Uma lista rápida dos que uso no dia a dial.


A ESPN americana tem vários podcasts. Apesar de acompanhar a NBA, a NFL e MLB é claro que um boa parte do contéudo não é útil por falta de unversalidade  mas sempre recebe boas informações e humor ouvindo PTI, Around the Horn e eventualmente The Best of Mike and Mike in The Morning.


Do PTI, acabei assinando o Tony Kornheiser Show. Este um cara é um dos apresentadores do PTI e agora um dos apresentadores do Monday Night Football. Grande suceeso da tv americana. Ele é um comentarista esportivo do Washington Post que ficou muito famoso pela tv e tem esse talk show em uma  rádio de Washington, DC. O programa é mais uma egotrip envolta do cara e  é uma rádio local, então tem muito conteúdo local. Mas é bem engraçado e inteligente. O Washington Post da minha distância me parece ser o que de melhor tem na imprensa americana, junto com  NY Times, e vários articulistas do WP fazem participações no dia após dia  no showde Mr. Tony.


Corrida de Cavalos são um excelente assunto para podcasts. Uma grande ajuda quando não da para fazer uma análise de risco mais extensiva nos retrospectos.
Da Australia, os programas  Racing Central  que é centrado nas corridas de lá e da onde saiu a barbada supracitada e o International Racing Preview, que especialmente útil para ficar de ouvidos abertos para o mercado asiático.
Na Inglaterra assino os podcasts da William Hill e da Ladbrokes, duas bancas de apostas famosas.  É complicado confiar nos palpites de quem se benficia de tuas perdas, mas sempre sai uma barbadinha e ajuda acompnhar o movimento dos cavalos clássicos na Europa.
A RHR, Racing Horse Radio tinham vários programsa de palpites mas agora estão todos fora. Vão fazer falta na próxima temporada em Saratoga. Tenho baixado o Throughbred Racing Radio Network, mas ainda não pude fazer bom uso do conteúdo por que é muito extenso,  quase três horas diárias. Podiam meter um resumão "The Best OF".


Poker tem tido bom conteúdo assino o Twoplustwo, PocketFives e o Pokerroad. O mais útil pelo ponto de vista de estrátégia  é o Twoplustwo mas o mais divertido é o Pokerroad.


De noticias acabo não ovuvindo tanto pois leio muita coisa no Reader para poder linkar. Mas por exemplo a história do deputado comedor de meleca eu ouvi no Kornheiser Show e depois procurei no Terra e achei no Youtube.


Tenho escutado o Keith Olberman da MSNBC, cara que ficou famoso com apresentador do Sportcenter americano e que tem um dos programas mais fortes de noticias politicas, fazendo um contrapopnto "liberal" ao pessoal da Fox News.  O cara é very sharp, e em época de eleições americanas estou tentando ficar com um olho no gato, outro aquário.


The Economist e agora the Financial Times, porque  os ingleses me parecem mais austeros em relação a pensamento politico-econômico.


Fly Fish Radio e The Itinerant Angler são excelentes podcasts para quem gosta de pesca com mosca. Entrevistas com grandes pescadores, novidades do mercado e dicas de viajem.


Espero que apareçam mais coisas no jornalismo brasileiro nesta mídia mas por enquanto eu tenho usado estes podcasts. Sem dúuvida é uma forma de se ganhar tempo e adquirir um mundo de informações de grande utilidade. Uma verdadeira ferramenta de aperfeiçoamento pessoal do novo século.


Tags: , , , , ,


Powered by Qumana

Nenhum comentário: