Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Os Irmãos Marx

O melhor  do pensamento marxista chegou a nos na primeira metade do século XX da boca de um  americano filho imigrantes judeus  chamdo Julius. Mas conhecido pela seu alter-ego Groucho.
Os quatro Irmãos Marx eram na verdade cinco (Gummo, Zeppo, Chico, Harpo & Groucho) mas somente  são os últimos três  famosos de fato. E  Groucho mais do que fama e dinheiro alcançou  o status de pop star. Foi capa de time, representado em fantasias de Halloween (o Groucho Marx day é um dia quem se tenta reunir o maior numero de pessoas fantasiados de Groucho para bater o recorde do Guinness Book), personagens de quadrinhos ( o ajudante de Dylan Dog)   e outras  formas de expressão iconicas.


 Tempos atrás passsou alguams vezes  no GNT um documentário sobre a obra e a vida dos filhos de Minnie Marx. Minnie, vinda e uma familia alemã de artistas, era a principal incentivadora dos talentosos meninos que se dedicaram ao teatro vaudeville como forma de escapar da pobreza. Casada com Sam Marrix, nascido na Alsácia, que mudou seu nome para Marx, quando se mudou para o Estados Unidos, talvez  porque era preferivel ser alemão do que francês pelo menos até o ínicio da grande guerra. Època em que Adolph, mudou seu nome para Arthur, mas como tocava bem a harpa ficou mais  conhecido como Harpo.



A familia Marx (1913):
Harpo, Chico, Frenchy ( o pai Sam), Zeppo, Minnie, Gummo e Groucho)


  O primogênito, Manfred faleceu com três anos de idade. E talvez isto tenha motivado a predileção da mãe por Chico, o segundo mais velho.O documentário indicava um esforço muito grande do brilhante Julius em querer ser maior foco do afeto de Minnie. Foi o que primeiro começou a trabalhar no teatro. E o documentário enfatizava que esta situação marcou muito a personalidade dos filhos, não sei se com muita precisão pois não me lembro de entrevistas específicas com descendetes de Groucho.( Mas me lembro da citação de Arthur Mark, filho de Groucho, dizendo que no enterro de Harpo havia sido a única vez em que ele teria visto seu pai chorar).
Leonard, que venho a se chamar Chico por ser mulherengo  ( chic-o), o predileto de Minnie, era apresentado como um pai carinhoso e um bom marido, a excessão do fato que era um apostador degenerado que perdeu tudo o que tinha e isto afundou o seu casamento e que  precisou de várias vezes da ajuda dos irmãos para tocar a vida para frente.
Groucho teria casado sem amar realmente sua esposa motivado pelo fato que Chico tinha casado e isto era importante aos olhos de sua mãe. Groucho casou mais duas vezes e teve três filhos. E não se fez menção de falar se ele era um pai carinhoso ( o que se fez questão de se dizer de Chico) ou um bom marido. Todas  suas esposas eram alcoólatras, ao que se dizia que ele ou as atraia ou leva-a elas a esta condição.  E Groucho , que se chamava assim pela humor ácido e lingua ferina, não era só um personagem de Julius e talvez por causa disto sua vida particular foi tão conturbada.


Harpo, que sempre apareceu sorrindo, mesmo fora de seu personagem, era retratado como o sujeito mais ajustado dos três. Um bom marido, o único que nunca se separou, pai carinhoso e um sujeito que soube gerir o sue sucesso sem maiores conturbações. ( me lembro de uma cena em que ele era retratado por Salvador Dali !).


Gummo, o mais obscuro dos irmãos, largou a vida artística antes da trupe chegar ao cinema e alcançar  estrelato. Se tornou um bem sucedido agente teatral, foi agente de Groucho.


Zeppo, o mais novo, participou dos primeiros cinco filmes dos Irmãso Marx, fazendo o papel do galã honesto e invarialvente cantava a canção romântica. Apesar de ofuscado pelos personagens de seus irmãos conhecia e substituia eles no palco em caso de necessidade como prova de seu  talento cômico. Cansado de ser comediante, tornou-se também agente teatral. Curiosamente, era inventor e ele bolou a braçadeira para uma firma que ele montou durante a segunda guerra, ficou conhecido com Marman Clamp. Que é usado na estação espacial e aqui em casa no fogão.



Zeppo, Groucho, Chico, Gummo e Harpo


Apesar do personagem de Harpo nunca ter falado, o que  fez o sucesso dos Irmãso Marx foram os díalogos e os tracadilhos. Mesmo já tendo  obtido sucesso na Broadway, foi só quando o cinema se tornou falado que eles teriam a oportunidade de transpor o seus sucessos da Broadway, Monkey Bussines e The Cocoanuts para o cinema e alcançar fama mundial.


Apesar de seus problemas com jogo, li que Chico era muito diligente, organizando a trupe e buscando oportunidades. De seus esforços surgiu a ligação com Irving Thalberg e a  união com a MGM. Que acabou gerando o filmes mais bem sucedidos comercialmentes. Uma Noite na Ópera e  Um Dia nas Corridas. O que estes filmes te de bom é que sem dúvidas são os mais bem produzidos. Por outro lado falta um pouco da anarquia que faz parte do humor dos primeiros filmes e que é o trunfo de de Diabo à Quatro. Thalberg morreu jovem durante a produção de um Uma Dia nas Corridas. Sem o apoio de Thalberg as produções que seguiram foram decaindo gerando o pior da produção dos Marx, apesar da cena da locomotiva de No  Tempo do Onça ( Go West !) seja de se mijar de tanto rir.


Minha ligação com os Irmãos Marx vinha um pouco de casa. Meu pai gostava dos filmes deles, e ele pode ver no fim dos anos sessenta a influência que Groucho Marx começava ter na contra cultura. Por outro lado minha mãe sempre achou eles chatos em  sempre enfatixou sua predileção por Laurel & Hardy. Até o fim de minha adolescência simplesmente não havia como saber quem eram os Irmãos Marx. Não havia internet por exemplo. Até que entrou no Cine Coral 2, ali no Parcão. Sob elogios da crítica. Um Dia nas Corridas. Fui ver em uma matinê em dia de semana, em um cinema  de arrabalde como diz  minha mãe.  E fez algum sucesso pois ficou algum tempo em cartaz.



Zeppo, Chico, Groucho e Harpo em Diabo à Quatro.


Genial.


 Acredito que fui ver mais umas duas vezes e insisti para que o meu irmão fosse. Era imperdível. E ainda por cima era em volta de corridas de cavalo.


Até a poucos anos  era dificil, mas hoje fou tudo lançado  em dvd  Demorou alguns anos para passar Uma Noite na Opéra ( achou que passou no Cine Guarani). Eventualmente passou na TV Cultura ou na Globo um que outro filme ( Uma noite em Casablanca, No Tempo do Onça , Monkey Bussiness) até que a alguns anos entrou na programação do Telecine Classic a obra prima deles. Duck Soup - Diabo à Quatro.


Hoje em dia todos podem e devem ver os filmes dos Irmãos Marx.





Clipe de Um Dia nas Corridas.
Thank Yoh !


.


Tags: , , , , ,


Poweered by Qumana

Nenhum comentário: