Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Gereciamento de Ócio... ( parte 2)

Imagino  que procrastinação o seja razoavelmente normal em certo ponto de nossas vidas. Ficamos sem fazer porra nenhuma e deixamos tudo para última hora. Talvez seja parte de ser jovem e irresponsável  menos experiente, talvez seja hormonal. Mas é bem comum entre os jovens...


Algumas pessoas com certas características de personalidade são naturalmente organizadas e planejam suas atividades e são produtivas porque se dedicam naquele "time-slot" a fazer somente a tarefa daquele momento e depois vão se dedicam a outra atividade. Algo conhecido nos modernos meios da administração como Gerenciamento de Tempo..


Parecem com as pessoas que os americanos costumam fazer piadas chamando de "anal retentive" mas Freud é sempre mais complicado e pelo que eu sei a tal retenção também caracteriza neuroses totalmente antagônicas como a desorganização. Não existem vilões nem heróis nesta história apesar das boas piadas do falecido Phil Hartman no  Saturday Night Live. The Anal Retentive Fisherman e The Anal Retentive Chef, em o último que demorava quase todo o programa embalando as sobras de forma higiênica  e o pescador como muitos que conheço tinha as  iscas artificiais organizadas por, tamanho, função e finalmente ordem alfabética ou algo parecido. Além de diversos modos de não se sujar pescando. Tudo vem das idéias freudianas e teriam relação de como nos aprendemos a controlar o esfíncter na nossa infância, coisa complicada e um assunto que melhor ser deixado de lado..


Eu até um livro sobre Gerenciamento de Tempo. E ainda que eu compreenda seus princípios e benifícios, eu simplesmente não consigo aplicar ao meu dia a dia.


Devo confessar que um dos grandes defeitos é que eu sou meio esculhambado e isto se reflete na minha progamação de atividades. Mas eu  sempre aprendi a fazer as coisas ou com a tv ligada ou ouvindo rádio. Ou seja, se destraindo. 
E este é problema,em vez de me concentrar em uma tarefa e fico me distraindo. Terrível para prazos e no produtividade.


No entanto, devo cofessar que neste momento estou escrevendo, estou fazendo uma assistência  remota no computador de um tio meu e estou ouvindo um  programa de rádio no meu podcast.


 Ou seja, eu sou mulittarefa.


Meu pai admirava imensamente a figura de Simon Bolivar, a quem considerava gênio. E citava o fato que ele conseguia recitar duas cartas  simultaneamente. Grandes coisa, ele tinha duas secretárias que não se atrapalhavam com a maluquice dele. Queria ver ele jogar poker online, multitable e fazer caipirinha ao mesmo tempo.


Sou uma renascentista mas ao invés das ciências e artes como engenharia, anatomia, escultura e pintura como  Leonardo Da Vinci.  Me dedico a culinária, a enofilia, a ciencia da análise de riscos aplicada a corrida de cavalos, estes que são poesia em movimento. E é claro que concordo com o dizer que limit  texas holdem  é uma ciência, no limit  é uma arte.


Começo a perceber que sou um sujeito ocupadíssimo, ao contrário da imagem que as pessoas tem de mim. ( Como se ficar escrevendo estas bobagens não tomassem tempo).


Díficil é arranjar tempo para trabalhar. Talvez deva seguir o exemplo de Leonardo da Vinci, que dormia várias sestas de meia durante o dia inteiro ao invés de uma noite bem dormida de oito horas. Supõe-se que ele treinou o seu organismo para entrar em sono REM automaticamente e enganar a dependência de nossos organismos a exposição solar  e sendo assim  capaz de descansar e se manter muito ativo por quase 20 horas por dia. Mas é como  o famoso episódio de Seinfeld em que Kramer tenta fazer isto. Eventualmente ele fica um lixo por  privação de sono. Estado em que fico no primeiro dia em durmo menos de seis horas.


Bertrand Russel, o maior expoente da filosofia ocidental do século passado escreveu um ensaio genial e sem dúvida verdadeiro chamado Elogio ao Ócio. Versa sobre  como a carga horária estabelecida sobre o proletáriado era uma extensão da escravatura imposta pela nobreza britânica forçando as classes mais baixas a seguir gerando riqueza para turma de cima que na sua maioria não trabalhava. No principio, todos trabalhavam, crianças inclusive, trabalhavam 10 horas, seis dias por semana.
Russel observou  no inico do século passado que a evolução tecnológica cada vez mais seria  possiível gerar mais riqueza com menos trabalho. O que de fato se concretizou. Russel no entanto não viu completamente suas idéias de ter um carga horária menor e mais tempo para o ócio como um a forma de construir uma sociedade mais justa e com pessoas mais felizes e recompensadas pela recreação que poderiam exercer em seu maior  tempo livre.  Alguns paises ricos tiveram que reduzir a jornada de trabalho como forma de gerar mais emprego e paises ricos se direcionaram para as tais sociedades voltadas ao lazer na medida  em que alguns paiese europeus alcançaram grande prosperidade no fim do século passado. Obviamente a palavra chave é rico.


Mas o efeito da tecnologia sobre a produção da riqueza é sem duvida incrível. Mesmo que robôs e outros sistemas automatizados estejam pulverizando posições tradicionais no mercado de trabalho. O numero de vagas abertas no setroes de serviços e turismo estão remanejando o mercado de trabalho. Sem falar das pessoas que ganham bom dinheiro na internet. Infelizmente não é o meu caso.


Agora vou ligar a tv no mute , rodar um podcast e dar uma sesteada. O que costumo chamar de pesquisa para o blog.


Powered by Qumana

2 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito que tu não postou essa notícia, em homenagem a um famoso e respeitado doutor da região de Cascavel...

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2258936-EI1141,00.html

Anônimo disse...

O gerenciamento do ocio esta te fazendo bem, pois o texto esta gabarito.
Abraço IPE