Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Listas, listas, listas...

Comecei a escrever sobre os Irmãos Marx inspirado pelo programa dos 100 melhores filmes dos American Film Institute. O Instituto criou a lista e transformou em especial para televisão.
Peguei já no fim, então não vi os depoimentos sobre Diabo à Quatro( Duck Soup) e Uma Noite na Opera,  as obra dos  Marx Bros que entraram na lista. M mas vi um depoimento emocionado de Mel Brooks sobre Luzes da Cidade de Charles Chaplin, que me de um uma vontade de rever alguns filmes do "Carlitos".
Mas a minha "to do list" está acumulando terivelmente pois eu sou um péssimio time manager.
Eu ainda não li o Don Quijote que comprei fazem  dois anos e em especial ainda não revi os filmes dos Irmãso Marx que eu havia me  prometido. Então resolvi escrever sobre os Marx Brothers. raciocínio obliquo "all the way".
Por enquanto City Lights vai para fila, mas talvez eu aplique algum regra de gerencaimento e o ponha em uma fila de maior prioridade. Depois claro terão que vir Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, A Corrida do Ouro e O Garoto.





Chaplin conseguiu combinar na comédia física, que outrora era generalizado como "Pastelão", a um  grande conteúdo dramáticol. Era um perfeccionista, que dirigia seus filmes em  detalhe micrométricos sempre na busca de soluções para alcançar o "resultado ótimo".  Qur já viu o documentário que mostra a construção desta cena de City Lights em que ele sai de um carro de luxo e compra uma flor da vendedora cega de rua entende o processo. Masi de uma centena de takes pra alcançar alguns momentos de genialidade. Ele também compôs trilhas sonoras. A palavra gênio pode ser empregada com pouco constragimento para qualificar Sir Charles Spencer Chaplin.


Como tudo acaba em blog, resolvi escrever sobre os Irmãos Marx ( outro post) e  fui dar uma olhada na tal lista da AFI.. Tem algumas coisas curiosas.


Em 1997 quando foi lançado pelo tal instistuto a lista dos 100 melhores filmes americanos já produzidos, que gerou um programa de televisão com boas entrevistas com atores e diretores famosos para  de algum modo estruturar uma argumentação que justificasse o ranking. O sucesso do programa/ranking gerou mais listas/programas como os 100 Melhores Comédias.


Este ano que passou, passado dez anos ela foi revistas. E alguns filmes simplesmente sumiram. Outros vieram do nada. Não sei qual é o critério para a tal lista mas prova que é impossivel categorizar e qualificar de modo apropiado ainda masi considerando o quanto mudou a tecnologia e o quanto mudou a cultura nestes cem anos e como a proudução "roliudiana" conviveu com estas mudanças.


A General de Buster Keaton, não estava na primeira lista, fugurou em 18o. na lista de comédias e encaixou a mesma posição na lista geral de 2007. 
Faça Coisa Certa entrou desta vez em 96o. Um deferência ao impacto da carreira de Spike Lee mas não muito entusiasmada.



A maioria dos novos filmes da lista são bem anteriores há 1997, por isso pode ser um grande caráter reviosionista.  Dos filmes produzidos depis de 1997, só três  entraram : o  priemeiro episódio da Trilogia do Senhor dos Anéis em um gordo 50o. (2001) , Em Busca do Soldado Ryan em 71o. (1998) e Titanic em 83o.(1997). E dois filmes "borderline" Toy Story de 1995  em 99o. e Um  Sonho de Liberdade de 1994  em #72.
Este último The Shawnshank Redemption  é curioso porque foi muito mal nas bilheterias e estourou em vídeo depois de levar sete indicações ao Oscar ( não levou nada) e virou um clássico. Um lista dos melhores filmes que foram mal nas bilheterias, ou seja, que não foram populares. Seria interesante.É  baseado em um livro de Stephen King que além de inúmeros filmes de terror teve várias obras transformadas em excelentes filmes ( Louca Obsessão, Conta Comigo, O Iluminado) também poderia gerar a lista dos autores que geraram os melhores filmes. Que é complicado por que ás vezes grandes livros encontram a sua destruição no cinema e por outras livros médios alcançam grande brilho nas mão de um roteirista talentoso e um bom diretor.


Dr. Zhivago estava na primeira edição em 39o. e caiu fora. A um Passo da Eternidade também se foi. Por Sorte, Dança com Lobos também.
Injustiça creio foram feitas com Contatos Imediatos do 3o. Grau e Amadeus que foram depostos. Este último, o primeiro filme em que eu me dei conta que cinema podia ser mais do  que entretenimento, talvez até  arte.


Mas fica a comemoração pelo subida  no ranking de Diabo a Quatro que foi    85o. para 60o. e a estréia de Uma Noite na Ópera em 85o.


Aqui dá pra conferir as listas : www.filmste.org.
AFI Americas 's 100 Greatest Movies (1997)
AFI Americas 's 100 Greatest Comedies
AFI Americas 's 100 Greatest Movies - 10th anniversary.
Quais filmes entraram  na nova lista e quais cairam caiu fora..


Tags: , , , , , , ,
Powered by
Qumana

Nenhum comentário: