Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mosca (parte 2)

" Aqui vai aquele texto velho que eu achei, notas recentes em itálico."






O que faz de uma mosca uma boa "isca" ?



Daqui a pouco eu chego lá. Falemos antes de seletividade.



Volta e meia leio que em tal lugar as trutas são muito seletivas....

Seletividade foi conceito que demorei a digerir. ( E ainda me dá refluxo !)

Vamos ver se eu consigo explicar: o pessoal foi para patagônia 1996 pescar o Quillen, diziam os amigos que estiveram lá no ano anterior que a mosca tinha que ter cor, tamanho e ser um imitação fiel das moscas que nascem do rio, pois as trutas do Quillen são muito seletivas.


Se as moscas não fossem muito boas nada feito. E o Caco Fleck me designou como seu fornecedor de moscas, eu me quebrei para achar anzol para fazer moscas pro Caco Fleck.


( Muito difícil de achar na época e ainda havia a responsabilidade de evitar o vexame como atador iniciante.)


Mosca mais efetiva : wolly bugger preta.

Por que ?


Ninguém sabia. Deve ser este o milagre da Beata Laura Vicuña.



Ano passado, me mandei para Patagônia. ( 2001 A.D.)

Outro case study:

Pescando Malleo com o Beto Saldanha, sob chuva e com o wader furado, hatch completo.


( Saga que pode ser acompanhada na série O melhor dia de pouca pesca da minha vida. )

Primeiro as trutas subiam e mostravam só o lombo, sinal que comiam emergentes, como nos livros. A visibilidade não era boa. E não importava qual emerger que atasse, tava difícil.


Eu só fui ter ação numa sparkle pupa emerger, mas foi sorte.

Quando começou a eclosão eu descobri que eram mayflies muito pequenas, na terceira mosca, depois de uma arremesso no capricho, gol. Passei a ter ação.


Mas eram trutas difíceis. Se o que havia para elas comer no rio eram mayflies pequenas era isso que elas iam comer.


Não adiantava o Beto passar "bicho-preto", nem eu arremessar wooly-bugger.

Quando acertei a isca, parecia que tinha resolvido o Cubo Mágico.

Conclusão, trutas estão seletivas quando existe uma fonte de alimento mais importante na qual ela se concentra, seleciona.


Em geral ,o alimento tenha melhor relação custo-benefício energético. Se o peixe vai se dar o trabalho de caçar é bom que seja um alimento rico. Se for um mosquinha pequena, tem que ser muitas e fácil de pegar.

É que nem festa de casamento, no buffet é aquela correria para pegar o coquetel de camarão , depois acabamos comendo qualquer coisa. No inicio da festa se dá em cima das convidadas mais bonitas, no fim da festa acabamos... bebendo demais.



Porém, o peixe não estar seletivo não explica porque wooly bugger ser mais eficiente que uma imitação mais realista de um alevino, por exemplo.



Afinal , porque o wolly bugger é tão bom e o que faz uma isca ser boa !



















Afinal, o que faz de uma mosca uma isca boa ?





Eu infelizmente, não tenho toda a resposta.

Parte dela é que a mosca que você está pescando tem que ter algumas qualidades :



Tem que ser bem feita... Não, não é óbvio. Senão excluiria todas as moscas horríveis com quais peguei peixe antes de me tornar um atador razoável. E, por bem feita, fique claro, não é uma questão só de morfologia ou estética e, sim, também de função.


O pancora tem que afundar e o popper tem que flutuar.



Tem que ser bem escolhida, adequada a situação.A mosca errada pode ser sido atada pelo Gary Lafontaine mas continuar sendo a mosca errada. É muito pouco provável que uma mosca seca tenha sucesso caso o peixe esteja comendo no fundo e muito mas muito improvável que se pesque uma tilápia com um Deceiver 2/0.


Não afirmo nada como impossível, pois já vi cada coisa...... ( E vi muito mais nos anos que se seguiram e com diz uma amigo, tem que doar as córneas. Pois se morre e não vê tudo!)

E depois me mandam um e-mail dizendo que existe, que fez, que já viu....



E tem que ser bem pescada, imperícia é o que mais inutiliza a mosca "certa". Um arremesso precipitado pode espantar um peixe, sem contar as moscas que ficam enfeitando as árvores na beira dos rios.







<Atenção. Inicio teoria maluca > ( Cuidado seria a palavra mais adequada !)







O segredo para pescar mais peixes é saber porque pegamos e saber porque não pegamos o peixe.



A maioria doa peixes que pego sem querer é com a mosca errada.


O que eu tento fazer em ambiente controlado quando estou desesperado, argolado no fim da tarde e boto uma mosca seca. Pois se for para pegar na sorte, que seja na seca !


( Desargolar em grande estilo. Diria um amigo meu.)

Pegar sem querer é freqüente e muito bom enquanto somos iniciastes, mas se pegamos peixe e não sabemos porque. Não conseguimos reproduzir e adaptar a técnica.

Um exemplo grosseiro, as trutas estão subindo na caddis ( adultos de tricópteros), amarro uma caddis, pego peixe. Jóia.

No outro dia elas estão subindo, amarro uma caddis, não pego nada.

Ah ! Hoje elas não querem !

Se elas estiverem subindo em mayflies não adianta amarrar outra coisa

Se sabemos porque não pegamos podemos melhorar e acertar na próxima tentativa.

Caso típico: mosca seca de novo.

Nada é melhor que pegar uma truta na seca, apresentar a mosca perfeitamente, boiando livre, vêm o peixe, a água se avoluma, o suspense, o ataque....

Ferramos e, e... perdemos o peixe !

É muito comum ferrar antes do tempo, na hora que fazemos a gente pensa, "...tem que esperar um pouquinho, deixar o peixe levar. "


Na próxima vez, tentamos nos corrigir.


Sabendo porque temos sucesso podemos nos aperfeiçoar e no fim acaba saindo do método da tentativa e erro para a repetição bem sucedida de técnicas na hora certa e no lugar certo.



< fim da teoria maluca.>







Mas qual é o fundamento da história do Prof. Buckup.

Calma, calma...

Em breve : Banjo Minnow. ( Espero que esta história leve a algum lugar!)



Nenhum comentário: