Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 20 de maio de 2008

Literatura e pesca com mosca

Eu escrevo,conto histórias,  sobre minhas pescarias  mas  para que não achem o título seja um sinal que eu enlouqueci devo esclarecer o  que faço  não é literatura.


Escrever me faz bem e escrever sobre pesca me aproxima da sabedoria do rio.
Da sabedoria de outras pessoas que pescam melhor do que eu e são generosas o bastante para pescar comigo e me ensinar e de pescar. E me aproxiamam de outras pessoas que escrevem melhor do que eu e são generosas o bastante para escrever sobre pesca.

Um comentário ao último post comentou que queria mais histórias reais ou inventadas.
Certamente vou tentar escrever mais.
Estou finalmente lendo o Robert Traver e na sua introdução para " Trout Madness", ele fala que vez ou outra ele iria mentir um pouco, mas não muito a guisa de "licença poética"  porque achava  que uma boa história de pesca em alguma parte alguém pega um bom peixe. E na vida real muitas vezes isto não acontece.


Mas falando de literatura de verdade.


O American Museum of Flyfishing, sim existe  o museu americano da pesca com mosca, produziu um, aparentemente lindo, DVD chamado "Why Fly Fishing",  filmado  em alta definição com  música wmocionante   e imagens de pesca embasbacantes que podem ser conferidas no site do MidCurrents. Lá tem três clipes. Dois dos quais são dedicados a parte do dvd que fala sobre a riqueza da literatura americana relacionanda ao fly fishing.
Em um dos clipes, Nick Lyons, famoso ( entre os mosqueiros) escritor e editor,  fala que flyfishing é o esporte com o mais rico patrimônio literário de um modo que é dificil de concordar mas daí "drops the names" Norman MacLean e Ernest Hemingway e aí tu fica meio constrangido de contra argumentar. Deset clipe saiu uma bela dica, o próximo livro que vai  para fila,  "The Longest Silence" de Tomas MacGuane. Segundo Lyons, que ele própio  escrevia excelentes crônicas em revistas americanas, considera o ensaio que dá título ao livro, o  mais belo já escrito sobre pesca com mosca. E o título em si é brilhante, vale  o livro. Para ter alí imponente na estante...


O segundo clipe sobre literatura é um  entrevista com um dos gurus do TTKOS, John Gierach. E  porque ele faz melhor do que qualquer um vou só transcrever o que ele disse e quem quiser evitar meus tropeços na traduçã pode olhar aqui.


"Pesca com mosca e a escrita atraem o mesmo tipos de personalidades...


Existe também um tipo de ambiguidade que atraí ambas personalidades.
Na pesca nem mesmo existe uma definição do que seja sucesso.
Na escrita  você tem estas idéias complicadas que você tenta deixar claras mas elas resistem a isto.


Nós, que pescamos com mosca, pensamos que é profundamente significativo até tentarmos explicar porque que é significativo e repentinamente é somente pesca novamente.


As melhores histórias tendem a ser sobre alguma coisa outra que não pesca mas não viriam a tona sem a pesca."


Escrever sobre pesca é bom mas ler é melhor. Obviamente, pescar é melhor do que ler.


Powered by Qumana

Nenhum comentário: