Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 25 de março de 2008

Cheltelham

Este post está meio atrasado, o meeting de Chetelham foi duas semanas atrás.


Parte da minha indiferença advêm do meu diminuto interesse em corridas com obstáculos ou trote...


 Mas pela primeira vez, este ano, um pouco porque estou acompanhando mais as carreiras na europa devido a Le Sorcier e porque a cobertura dos sites ingleses do meeting do Dubai são excelentes e acabam me levando a ler as noticias das provas de Chase.





Denman, british folk hero. Vencedor da Cheltenham Gold Cup.
São quase 10 minutos, mas a vale a pena ver até o último segundo.


Então, a guisa de introdução, faço um textículo sobre as tais corridas com obstáculos.
Existem algumas variações: Se uma corrida é um Hunt, os obstáculos em geral são menores, sejam cercas, cercas vivas ou equivalente sintéticos. Em geral são disputados por cavalos menos experientes. Neste grupo também se incluêm duas modalidades curiosas. O Cross Country  que tem a caracteristica de ter obstáculos com água  e saltos sobre valas e parece com a modalidade olímpica (era pelo menos, só ao invés de um corrida, contra o relógio) em um percurso que foge a idéia de circuito.
Se a corrida é um Steeple-Chase os obstáculos são um pouco maiores e aonde correm animais experientes. Já um Hunter Chase é para cavalos que participaram oficialmente de caça ( a raposa, imagino eu) e só podem ser montados por amadores.
A maioria dos machos são castrados, o que faz sentido, pois nenhum ser vivo com instintos de perpretuação de prole vai se dar ao luxo de se atirar contra cercas.
Sem a pressão de ir para reprodução com quatro anos de idade para render milhões para seus propietários e ao conrário precisando agregar experiência ao talento para as corridas com obstáculos os cavalso acabam ficando ao olhos do público durante muitos anos se tornando celebridades esportivas. Googleie Desert Orchid.


Outras razões para a popularidade da modalidade é que além dos acidentes e grande número de animais por páreo que rendem bom preços aos apostador, as corridas de obstáculos se beneficiam de pista macia e pode ser corrida no meses de inverno e inico de primavera ocupando um nicho de mercado esvaziado pela as flat races que costumam hibernar.


Os quatro de dias Cheltelham que incluem várias provas de grupo I,  provas de todos os gêneros e a maior corrida de de chase de mundo, a Gold Cup. As previsões eram de  um movimento de apostas acima do bilhão de libras esterlinas, bilhão com B, folks
O favoritos, em geral, pagam razoavelmente bem  e um meio azar forra os bolso da turma.
Desde o inicio a Gold Cup vinha sendo anunciada como o enfrentamento entre o campeão do ano passado e favorito do público Kauto Star contra o seu companheiro de estábulo Denman, segunda força do páreo, a corrida mais esperada em décadas.
Estes bichos me passam uma imagem de heróis do proletariado, os propietários ainda que muito deles imagino sejam muito ricos não são Sheiks e Imperadores nem os magnatas da industria turfística e os joqueis não precisam pesar quarenta e oito quilos.
Um cavalo ganha o teu afeto e permanecem vários anos em campanha aonde se pode torcer, vibra com as vítórias e ter seu coração partido pelas derrotas e com sorte, de lambuja, ganhar alguma grana.


A corrida em si, aún que algo massante por sua extensão,  teve momentos eletrizantes proporcionados na maioria pelos torcedores que lotavam o belíissimo hipódromo, quando o jóquei de Kauto Star iniciou o ataque aos líderes o rugido da platéia foi enorme. Só superado pela a ovação em reconhecimento a performance heróica de Denman, que pressionou desde o ínicio tirou  para longe e mesmo se mostrando extenuado após superar o último obstáculo ainda tinha garra para lutar sem deixar que seus perseguidores se aproximassem.


De quebra, me percebi um ,senão um admirador deste tipo de carreira, pelo menos de Denman e  adquiri novo respeito aos animais e cavalos, muito bem valorizados pela narração da Racing UK que vi.  Dando a dimensão da emoção, da coragem e da técnica necessária para se alcançar o topo deste esporte.


A emoção do jóquei após da vitória é fantátisca.
O cânter de volta ao padoque para a premiação é a recepção de um herói.


Emocionante. Vou ter que ficar de olho no Grand National....



 


Powered by Qumana

Nenhum comentário: