Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 22 de julho de 2008

Who Watches the Watchmen ( parte 2)

Ok. Preciso ligar  o geek alarm. Pois o filme estrieará daqui a um ano e já é o segundo post que escrevo mas como saiu na capa desta semana Enterteinament Weekly, um espécie de revista Veja ( para o bem e o para o mal). Não tem a "seriedade" da "Variety" nem é  tão "popular  como da People, que tem mais fofocas, dramas pessoais e fotos de filhos de astros recém nascidos
Mas para confirmar esta impressão a nossa colaboradora em Hollywood poderia dar um insight sobre esta, com certeza, superficial definição das publicações dos showbussiness americano. (People é uma revista de variedades, passa masi ao largo das questões da "industria".)




Em breve nos cinemas, ou grande filme baseado em uma obra prima.a literatura
Ou Batman e Robin redux ... TAlvez nã possa haver um meio termo nesta caso.



A edição especial do ComiCon traz um "first look" no filme do diretor Zack Snyder, o mesmo de 300. Uma entrevista com brilhante escritor Alan Moore e traz as novidades da mega convenção de quadrinhos que hoje é um dos mais importatentes termometros de Hollywood.
Chega a ser irônico, vinte anos atrás a ComicCon era uma versão dos gibis e maior daqueles encontros de Trekkies. Ao invés de de fazer perguntas sobre capitulos de Jornada das Estrelas e  falar em klingon, os fãs iam lá saber quias eram as impressões de Cris Claremont sobre o Wolverine. Se voce não entendeu lhufas da última sentença é isto aí mesmo
Então aconteceu Spiderman o filme. O diretor Sam Raimi era fã. E como todos os filmes baseados em gibi  foi parar na ComicCon para screen tests ou seja lá o que for. Saber a reação do público especializado.  O pessoal gostou. Centenas de milhões em bilheterias. E depois X-Men. Este foi uma batalha com fãs desde a pré-produção.
A Marvel virou um mega player em Hollywood e em épocas de tvs a cabo com canais de ficção cientifica, propaganda viral an internet com sites, videos no youtube e quem diriam a industria dos video games fatura mundialmente mais que a industria do cinema .
Trinta  anos atrás  Mulher Maravilha, Isis e Shazam. Hoje,  Heroes e Lost em primetime.
E Joel Shumacher, diretor de Batman e Robin, aquele filme do George Clooney com os mamilos desenhados na batropa, provavelmente precisa de esquema de segura presidencial para entrar lá.
Deu para entender a San Diego ComicCon virou "big time hollywood". 

Então a EW na ComiCon  vem em grande estilo com Watchmen na capa. È compreensível o impacto das franquias da Marvel. Dos novos filmes do Batman,  Sin City e 300. Pode significar a diferença entre a distribuição de dividendos entre acionistas ou a diminuição de seus patrimônios.

Além de  Watchmen, o genial  Frank Miller estreiará como diretor-solo em The Spirit, dos quadirnhos revolucionários de Will Eisner.

Voltemos a Watchman. Na entrevista Moore, diz que não viu e não vai gostar ! Abriu mão dos créditos e repassou as royalties ao co-autor o desenhista Dave Gibbons.
Apesar de dizer que o roteiro é o melhor que apareceu na Íliada que se tornou a adaptação da obra para o cinema  nos últimos anos,  Moore  não quer saber do trabalho de Snyder, pois odiou 300. Chamando a obra de preconceituosa. E aqui pode ser uma cutucada em Miller, já que o filme é muito  fiel ao gibi dele.
Moore também havia dadao as costas a V de Vingança e provavelmente vomitou ao ver a Liga Extraordinária. Nunca vi ele falar mal de Do Inferno, no entanto.
Além do destino trágico que uma adaptação para película pode dar ao seu trabalho. Moore acumula anos de sangue ruim  com editora DC, em torno de exploraçãode merchandising de suas criações e até mesmo a posse destas.  Constantine me vem à cabeça.
A matéria sobre o filme traz entrevistas com atores e fotos e da pinceladas iniciais de forma bem positiva sobre o filme. Aqui cabe salientar que a EW é empresa irmã da DC. TimeWarner. O file obviamente saipela Warner Pictures.
O primeiro trailer é uma   amostra muito pequena para criar expecativas pró ou contra neste fã de primeira hora desta  obra prima literatura. Mas as cenas são incrivelemente  parecidas para não dizer iguais as desenhadas por Gibbons. Um fato animador apesar de não garantir que o filme  vai prestar.



Compare a capa da EW com uma ilustrações  de Gibbons.


Dave Gibbons, li no blog da produção do filme (geek alert - assinei o feed). Visitou o set e parece passar longe das objeções de Moore.

No entanto o argumento do escirtor que a obra foi concebida como quadrinhos  e  em 12 capitulos. Assim capitulos geniais como Espantosa Simetria ( Temivel na segunda edição) em qual os quadros são diagramados desenhados como um "palíndromo visual" de suas as  páginas - a primeira é simetrica a última e por aí vai. E a narração de  Relojoeiro ( capitulo 4) que conta  simultaneamente  vários  storylines em épocas diferentes, se valendo do conceito de Relatividade na narrativa. Além de outros detalhes como Os Contos no Navio Cargueiro que é um gibi que existe dentro da história ( vai virar animação em DVD).
Isto torna impossível ou pelo menos deixa o filme irremedialvelmente aquém do gibi mesmo que seja visualmente impecável. Mas é a provavel limitação que todo filme baseado em uma grande obra da literatura enfrenta.
O filme com sorte será muito bom. Em especial see o diretor conseguir reduzir das três horas do corte atual para as duas horas e meia que exigem os produtores para ter melhor expectativa de lucro sem retirar partes importantes da história principal.

Mais detalhes e fotos, além de um trailer legendado,pode ser encotrados no Omelete.



Tags: , , , , ,
Powered by
Qumana


Um comentário:

Unknown disse...

A colaboradora de hollywood as vezes sabe menos que o TTKOS mas posso garantir que a EW e' de mais respeito.. sem comparacao com a People que na realidade e' fofoca com mais "classe" se e' que isto e' possivel.Tem o lixedo que e' uma vergonha incentivar os papparazzis mas que ' um super "guilty-pleasure"
A EW mudou seu formato a 2 semanas atras....e trouxe um reporter do TV Guide(AUSIELLO),,,,,que nas 2 edicoes que ja li ele deu 2 informacoes erradas,,,pois sobre o novo 90210 aka "barrados no baile" um dos nomes mais estupidos que ja vi....neste show tenho info direta e ele estava errado....
MAs tem outras coisas otimas como o Stephen King e entrevistas pagas pelos promotores e como se diz de fonte segura.
E' diferente do Variety e Hollywood reporter que sao edicoes diarias.....so do show biz.
Mas como tudo depende de vendas nunca se sabe o limite .....