Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Me lembrei do Paulo Francis

Pintou um canal "novo" grade da NET. O TCM. Turner Classic Movies.
E dois filmes do fim de semana  me fizeram me animaram a fazer este post.

Ted Turner, não é um das figurinhas prefereridas do TTKOS (aqui), em um destes arroubos que magnatas, ou manganatos como diz o Pedro Nunes, têm de querer comprar tudo e todos, deu uma tacada no inicio da ultima década do século passado.
Após fracassar em sua tentativa  em comprar a rede de televisão CBS ( muito antes desta ressucitar nas asas do Dave Letterman e da franquia CSI - na verdade de outro "evil prince" das comunicações americanas Les Moonves ) Turner deu a atcada de  comprar a MGM/UA que tava na capa da gaita e depois vender suas partes mas ficar com a imensa  maioria dos direitos do acervo dos estúdios. Incluindo a era de ouro dos músicais da MGM, o patromônio da United Artists - incluindo a RKO.

Aí o manganato de novo deu mostras que ambição de mais leva para o caminho do mal. Enquanto iniciou o nobre trabalho de restaurar parte deste patrimônio e apresentar seus filmes em seu canal TNT.
A Turner começou a investir na colorização digital de clássicos do cinema. A tecnoloigia na época não era tão boa e era cara. O resultados e as criticas levaram a feliz decisão de encerrar com  o mais este ato de arrogância.

O cara colorizou Casablanca !

Mas dái até que tiberam uma boa idéia.
A empresas de Ted Turner tiveram a magnifica idéia em transformar os acervos adquiridos em canais de T.V. a cabo. Daí o Cartoon Network e o TCM. O difrencial do último era que ao contrário do que ocorre an TNT os filmes iram ser passado sem pausas comerciais.

Eu não conheço os meandros das negociações que levam canais serem  postos e retirados desta ou aquela grade de programação das "redes" de tv a cabo brasileiras. Mas o fatoo que só agora o TCM chegou a minha tv por assinatura.

No fim de semana passado parei para ver com excelente qualidade de imagem, com som original ou ainda com as dublagens originais dois filmes "inteiros".
Algo raríssimo em tempos em o meu "span of atention" na t.v. não chega a cobrir a meia hora que leva uma sitcom sem contar o zapping compulsivo.

Ah controle remoto ! Uma das grande invenções da humanidade.

Vi "A Mesa do Diabo" /" The Cincinatti Kid" , um filme com o Steve McQueen na época em que ele era o Brad Pitt, que eu queria ver a algum tempo devido a fama de ser o grande filme sobre pôquer.
O filme é muito bom, melhor que Cartas na Mesa / Rounders.
Além de Cool McQuenn ,o elenco conta com Karl Malden ,que rouba a cena, Edward G. Robinson. Tuesday Weld e Ann-Margret lindas e perfeitas em matéria de "physique du role". A primeira  como a boa moça do interior e segunda, escaldante, como a sedutora mulher que transita "fácil" em um submundo de jogatina, Aonde uns tentam  se portar com a "correção" e respeito à ética do jogo e outros movidos por ambição e vingança não exitam em trapacear.
Não deve ser coincidência e parecee  um pésimo estereótipo, mesmo para  anos 60, que uma seja loira e a outra ruiva.
O filme tem até cenas de rinhas de galo. Aliás, muito boas. E se passa em Nova Orleans para atiçar as saudades do Bairro Velho  e jazz. Quem sou eu  recomendar filmes  mas posso dizer que o filme é melhor que eu esperava e vale a pena. ( Ah ! Ann-Margret...).

Outro filme que vi : Cidadão Kane. Pelamordedeus, que filmaço.
Não tenho credenciais  eu para  fazer críticas ou elogios ao filme que muitos consideram o melhor já feito na história do cinema.
Mas me pareceu irônico algumas similaridades  entre os personagens de Kane e  Turner.
Como de algum modo cantaram os Beatles. Dinheiro não compra amor !
Portanto Mr. Turner libere o acesso aos rios públicos em suas terras na patagônia !


Quando lançaram Cidadão Kane em vhs, 20 anos ou mais atrás. Eu corri para ver em video mas era uma cópia  distribuida por uma empresa pequena e francamente a era um merda. Destruiu totalmente a experiência
Só fui ver Kane de novo  esta semana

E apesar de Mr. Turner ainda ser o anti-Darjina do TTKOS me deliciei com a obra máxima de Orson Welles.


Me lembrei  do Paulo Francis e não devido por causa desta patranha que envolve as relações promíscuas da imprensa exposta pela Operação Satiagraha.. Cheque o post anterior. Mesmo não tendo certeza de que lado ele estaria certamente seria leitura interessante.
Para o bem e para o mal. O Paulo Francis era o melhor.


Me lembrei sim, foi de  uma de suas excelentes colunas na  época em que eu confiava na Folha. Na qual ele dizia que  em Noviorque não havia nada para se fazer no inverno.Exceto ver filmes antigos  no TCM.
Achei hilário alguém dizer que Manhattan era monótona, ainda mais tendo dinheiro o suficiente.
Ver filmes antigos não pode ser a melhor  opção disponível.

É claro que em  N.Y., N.Y. faz um frio assustador no inverno, aquele  vento desgraçado que corta pelos prédios.
Pude testemunhar a alguns anos. Mas não me impediu de circular downtown adentro com a minha familia e muito menos de ir pescar com Dr. Kroef no seu amado Farmington.
Nada como cruzar lâminas de gelo em um rio com um vazamento no macacão de borracha para ganhar apreço as coisas simples da vida.
Coisas como meias secas. Mas isto é outra história.


Mas pelo que me lembro o Paulo Francis fora critico de cinema e teatro no iníco de sua carreira.  Quando se tornou inimigo  de Paulo Autran por causa uma crítica à Tânia Carreiro.

Então é fácil imaginar que um sujeito da terceira idade morando em uma cidade que faz muito frio no inverno se distraia vendo os filmes que adorou em sua juventude na t.v. por assinatura.
Já eu iria  novamente almoçar no McSorley's e tomar duas ales pelo preço de uma ou comer umas ostras na Grand Central (apesar do preço).

Mas estes dois filme no fim de semana me fizeram entender um pouco o que o jornalista falava na época.
Mesmo que possa se fazer outras coisas, um bom filme no TCM pode ser a melhor pedida.
Não sei, no entanto, se ele compartilharia do mesmo estusiasmo pelos episódios do Agente 86.


Tags: , , , , ,
Powered by
Qumana


Nenhum comentário: