Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

terça-feira, 8 de julho de 2008

Guia TTKOS para entedender mais ou menos a Volta da França.

O Tour de France (wikipedia) é uma competição de ciclismo de estrada que percorre qase todo o territótio francês nas suas inumeras etapas. Sempre existem etapas que cruzam as fronteiras indo a Bélgica, Espanha, Andorra, Italia e até Inglaterra pois a rota se altrena todo o ano. A unica coisa certa.é que termina no Champs Eliseés em Paris e que cruzará os Alpes e os  Pireneus.


Este ano serão 21 etapas em 23 dias. Dois dias de descanso. Combinando as lesões causadas por acidentes, o calor e as tortuosas escaladas em estrada de montanhas, é um feito fabuloso "terminar" o percurso. (clique em Leia mais! para a continução do texto)


Ganha a classificação geral o ciclista que combinar o menor tempo agregado no total das etapas. O lider do geral usa uma camisa amarela, Le Maillot Jeune,  quem  chegar em Paris usando ela garante vaga no panteão dos imortais do esporte, quase sempre. Floyd Landis ganhou em 2006 e caiu em desgraça por doping e acabou perdendo o título


São premiados também  as melhores equipes, o  melhor competidor jovem  que leva a  maillot blanc / camisa branca.  O  lider por pontos Le Maillot Vert e os rei das montanhas que fica com a camisa branca com bolas vermelhas "blanc a  pois rouge" ou como os caras mais descolados da Gália costumam chamar.lepoáruge.


Em cada etapa, o ciclista que tem um desempenho destacado com ataques e fugas recebe o prêmio de combatividade. No final do geral é premiado um ciclista como o mais combativo da edição.


A classificação por pontos e de montanha é feita por premiação na ordem de pasagem em metas volantes. Tentando explicar melhor, uma etapa  terá algums metas volantes valendo pontos para a camisa verde. Os primeiros atletas a passarem pela meta levam mais pontos. Metas intermediárias dão poucos pontos para poucas posições. O   jackpot está no final de cada etapa aonde estão a maior parte de pontos. Algumas partes da estrada em que os competidores devem ser subida são qualificadas como montanhas de classe 3 ou 4 vão valer alguns poucos  pontos  mas que podem a ser  importantes no computo geral do prêmios dos escaladores.


As etapas que são predominatemente de escalada possuem montanhas muito mais ingremes clase 2,1 e HC ( hour concours, montanhas que tu toma uma canseira subindo  de carro).  As metas ficam no topo das escaladas e os primeiros a passarem lá levam os pontos para classificação de Pois Rouge. Quanto mais ingreme a escalada maior o número de pontos em disputa. E as etapas que terminam em um Sommet ( no cume da montanha)  vale por dois. Os atletas especialstas em escalada além de preferecialmente leves tem que ter resistência muscular para pedalar  em subida. Nestas etapas tem algumas metas de sprint valendo pontos para a camisa verde.


As etapas descritas acima são aqueles de largada em massa, sai todo mundo junto ao pelotão.


Pelotão ou grupo principal é o grupo que concentra a maior parte dos competidores. Como é impossivel fazer ultrapassagens em certos momentos, quando o primeiro atleta do grupo cruzar  a linha de chegada o seu tempo é consignado a todos os atletas dentro  do pelotão. É necessario um afastamento minimo para haver  diferença de tempo. A distribuição de pontos acontece também para grupos menores que  cruzam em separado.


O tempo do pelotão é importante pois estando os principais competidores dntro dele acabam levando o mesmo tempo. E se  um competidor com chances de levar o tour, em geral um lider de equipe, está em um grupo de fuga pode ocorrer duas coisas as equipes rivais tentar aumentar o ritmo do pelotão para engolir as fugas ou disparar contra-ataques. O primiero caso é mais comum em etapas de sprint. E nos ultimos anos, com gps e computadores, os estartegistas das equipes, que acompanham os ciclistas nos carros e se comunicam com eles,  quase sempre conseguem  botar as equipes ,que querem evitar as fugas, botar seu time na liderença do pelotão aumentando  nos carros das equipes  que contam com mecânicos, bicicletas para troca e lanches rápidos ( power bars e coisa do gênero) e liquidos para distribuir entre os competidores.
( Existem  zonas de alimentação, aonde ficam esperando o pessoal das equipes e os almoços em sacolas. Sacoslas estas que acabam virando disputadas lembranças pelos torcedores que ficam a beira da estrada). 


Basicamente o pelotão é quem governa a prova.  Para descontar tempo o atleta tem que se revoltar com o o governo. Probela mesmo é quando um ciclista tem dificuldades em acompanhar e fica para trás. Sem a proteção do pelotão  a tendência é a perda de grande fatias de tempo.   Se acontece isto com um competidor importante, sempre ele será socorrido por sua equipe.


Existem também as largadas individuais das provas de Contra Relógio. São etapas de time trials. O ciclistas sai sozinho ( acompanhado por um carro da equipe) e tenat fazer o melhor tempo possivel. São as  etapas que juntos as escalas das decidem o  Tour, pois são aonde especialistas podem gerar grande diferença de tempo entre os perseguidores. Os contra relógio individual tem esta caracteristica que não existem companheiros para  ajudar, só o técnico da equipe no carro, narcando o passo e incentivando para o atleta manter o ritmo. É necessário além de grande disciplina deo atleta uma grande habilidade física pois são as etapas mais "rápidas" aonde os atletas tem que manter aceleração máxima possivel e de forma constante durante todo o percurso.
Este ano terão duas etapas de contre la montre neste ano serão mais curtas. Talvez para diminuir o peso destas etapas no tempo geral.


Razão que time trials em equipe não são muito populares, pois equipes grandes conseguem contratar um grupo de especialistas maior e destroçam as equipes pequenas que possuem um lider com chance de chegar no topo total geral mas não orçamento para juntar mais ciclistas muito fortes para ajudar.   Mas de vez em quando rola um Contra Relógio por equipes, acho que na ultima vitória de Armstrong a equipe Discovery destroçou com os adversários dando grande vantagem individual e por equipe para o campeão.
Paar ter um ideia da importância dos Contra Relógio. Miguel Indurain, cinco vezes vencedor do Tour era campeão mundial e olimpício.
Depois de atuação heróica nas montanhas o azarão Michael Rasmunssen viu o suas chances de pódio serem destruídas não conseguindo se adaptar a bicicleta especial de contra relógio em uma etapa cheia de curvas.
Greg Lemond  descontou  50 segs. na ultima etapa de 1989, unico ano que um time trial encerrou o tour.


As provas de contra relógio são meio malas de ver mas os seus efeitos somam muito para o drama  da novela que o Tour.


Aqui vale falar das equipes.
É incrivel como em um esporte que parece ser individual em que o principal prêmio é individual é de fato um mãximo em trabaho em equipe e coloboração.
Além do exemplos já citados do contra relógio em equipes  e quando a uma equipe asssume o ritmo do pelotão.


As equipes fazem a maior parte do jogo estratégico.
Um lider de equipe sempre tem um "escudeiro" , le domestique, um atleta muito bom que se sujeita acompanhar e proteger o lider da equipe ou um colega que esteja buscando um resultado em uma etapa. Ele deve  se sacrificar pelo companheiro pedalando a frente dele,o   protegendo do arrrasto do ar , abrindo  o caminho e marcando o passo para trazer o ciclista mais importante. Esta função é feita por mais de um atleta no decorrer dos dias  e ás vezes por mais de um em determinado dia.. Ás vezes o escudeiro tem que ficar para trás para buscar um lider em dificuldades.
Inesquecivel uma etapa de montanha em que a equipe Discovery com cinco ou seis atletas montou uma locomotiva para  Lance Armstrong e deixou todos os adversários no varal. Inclusive Jans Ulrich, que fora campeão do Tour.


E mais legal ainda é a colaboração entre atletas de equipes diferentes. Em geral, equipes menores ou atletas menos importantes. Ou ainda atletas que tem interresses não excludentes : um quer pontos ou tempo no geral e ououtro quer sucesso na etapa. Estes atletas em grupos pequenos combinam uma fuga e revezam na ponta absorvendo o arrasto aerodinâmico  e se ajudando para que todos mantenham o ritmo.
Esta colaboração pode  ter elementos politicos, quando uma equipe que tem um escalador forte manda um de seus elementos ajudar em  uma fuga com um atleta de uma equipe que tem como ponto forte um sprinter. Essperando a retribuição em etapa de montanha. Um acordo é o modo que as equipes pequenas tem de combater o poder politioc das equipes mais forte.
Se a fuga for bem sucedida, quando chegar  perto da linha de chegada. è cada homem par seu lado e uma  sucessão de ataques e contra ataques. Mas  ás vezes em fugas de dois homens,  reconhecendo que ningúem merece ganhar mais que o outro. Os dois inimigos cruzam lado a lado, sempre gerando  imagens sensacionais.


Este é um texto de um fã e não de um especilista. Aonde eu tentei passar um pouco das razões porque a Volta da França  é um dos maiores shows do esporte.


Powered by Qumana

Nenhum comentário: