Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Não descartem o incêndio criminoso.....

Argentina: fogo destrói fazenda de dono da CNN
Avanza un incendio en la propiedad de Ted Turner
Ráfagas de 100 kilómetros por hora complican el incendio en la estancia de Ted Turner


E neste caso especificamente a sede da Estancia Primavera.



O maginifico Salmão encerrado do rio Traful.
Patrimônio da humanidade.
Pego por um cliente da Estância Arroio Verde.(link)


Ted Turner: bilionário, fly-fisherman, conservacionsta e apesar de todo este brilhante  resumé ele não é exatamente idolatrado na Patagônia.


Tempos atrás, na epoca em era só o trilionário casado com a  Jane Fonda que como qualquer outro gringo ia, com o outrora poderoso dolár,  aos mais caros lodges da patagônia e foi parte da horda que inflacionou o preço deste lugares.
Melhor para lugares como San Huberto e Puerto Lussich.
Até aí tudo bem.
Economia de mercado, baby !


O "povo" já aprendeu com o tempo que dá para fazer Patagônia "on a budget", pescando águas públicas e parando em hosterias baratas nas cidades, como as portentosas San Martin e Junin. E simplemesnte se baba de felicidade quando vê o pessoal das hosterias caras guiando os gringos em águas públicas e tendo que dividir os pools com eles.


Então um belo dia o ex-cunhado do Peter vendeu a Turner para Time/Warner e ficou "filthy rich",  como dizem alguns americanos. E ele resolveu comprar alguns terreninhos na Argentina, à guisa de proteção ambiental.
Teve uma época que os gringos avançaram por aquelas bandas. Me lembro de cara de  Sylvester Stallone e George Soros, que deve ter sido o cara que teve a idéia que se tratava  de  excelente negócio.  E com  certeza foi considerando a valorização imobiliária descrita pelo Alejandro em San Martin  e o bom número de emprendimentos que se vê desenvolvendo "en la orilla de la ruta".  


Então Mr. Turner resolveu comprar uma outra sesmaria por lá. Ele tem propiedades que  também são lodges exclusivos para gente de deep pockets. Tem a Estancia San Jose na Terra do Fogo. Uma nas margens do Collon Cura e em especial a Estancia Privavera.


Aqui começam os  problemas...
Mr. Turner cortou o acesso aos rios públicos que cortam suas terras privadas. Impossibilitando, por exemplo, algumas flotadas no Collon Cura  e o mais grave de tudo o acesso ao rio Traful.


O Traful é um dos rios truteiros mais incriveis do mundo e suas águas transparentes  reside uma das mais saudáveis populações de Salmão Encerrado. O landlocked salmon é o melhor peixe esportivo da patagônia e o mais raro e elusivo. Conheço gente que pesca a muiiiitos anos na patagônia e só viu em foto.
E  o testemunho das pessoas que engataram um é o seguinte, "um salmão de um kilo parce uma arco-iris de três."
Deveria se chamar científicamente Salmo Esteroidis.


O Traful corria em sua maioria em  terras da famila  Lariviere, a certa altura foi divida entre dois irmãos. De um lado ficava a Estância Primavera, espécie de Jerusálem da pesca com truta argentina e do outro Estancia Arroio Verde.


Mr. Turner chegou com  muita grana e queria comprar tudo. Só levou a Estância Primavera. O pessoal da Arroio Verde permaneceu irredutivel como aquela  mitíca aldeia gaulesa. Podendo se manter eles própios como um excelente resort uma vez que  também tem acesso ao maravilhoso rio.  A verdade que o isolamento a Estância Primavera valorizou muito o outro lado do rio.


As fofocas, e sendo fofocas não sei qual é veracidade, contam  que Mr. Turner ficou lívido e passou a instalar alimentadores automáticos no rio para tirar o apetite das trutas e mixar a pescaria dos clientes  da Arroio Verde que insistem em pescar no rio "dele". Táticas de guerra para conquistar o Arroio Verde.


Aqui tem uma excelente matéria em inglês que saiu na Cigar Aficionado do primeiro bimestre de  1999 sobre a tentativa de "hostile takeover" do Arroyo Verde.


Fofocas aparte, Ted Turner já não é tão popular na Região dos Sete Lagos com pode se constatar nos links abaixo.


Comunidad del Limay ( blog)

Por el libre acceso y navegación del Río Collon Cura
Que Ted Tuner no nos impida disfrutar de nuestros recursos naturales


Presionan a magnate de EEUU por sus terrenos en el sur ( El Diario de Cuyo, grande noticia!)

LA ESTANCIA LA PRIMAVERA, A 80 KILOMETROS DE BARILOCHE
Quieren que Ted Turner permita pescar en un río
( El Clárin)


Minha opinião é que se ele é tão bonzinho assim e quer só preservar a natureza deveria investir os seus inúmeros recursos tentando se livrar de espécies exóticas como javali e o cervo colorado. Os pinus europeus plantados  a  sob o manto do reflorestamento (este é um problema mais nosso do que deles mas eu desprezo o "deserto verde" e resolvi dar um mata-cobra off-topic) e obviamente os salmonídeos.
Mas se o gajo está usando sua grana para transformar extensa parte da patagônia em um negócio elitizado ou para o seu própio gozo ele não passa de um de uma versão requentada, verde  e com  0% de emissões dos "imperialsitas americanos" do século passado. Cujas as boas intenções ecológicas só amenizam a imagem que temos de seu egoísmo. Que é o mesmo de seus antecessores, já que ele nãoo faz para perservar para humanidade, para todos. Preserva para poucos.
Sem dúvida é melhor que não preservar. Mas perto das propiedades dele no Parque Nacional Nahuel Huapi que são perfeitamente bem preservadas em que todos podem desfrutar.


Voltando aos incêncios, naquele região  são naturais dado ao clima muito seco e só se encaixam  no lado do criminoso devido ao descuido de pseudo-anencéfalos com fosfóros, pontas de cigarros e fogueiras. E em último caso, obra de psicopatas.
Um raio pode começar o fogo  naqueles bosques secos e ventosos e fica dureza de segurar.
A natureza torra e se renova desde  "o sempre" e a decisão de construir patrimônio inflamável fica  por conta da ingenuidade dos seres humanos que acham que podem desfrutar de tudo sem que hajam riscos ou consequências.


Mr. Turner que provavelmente tem seguro e certamente tem grana para recuperar qualquer dano material que lhe occorra, o que não é uma verdade para todas pessoas que possuem propiedades na região, há de lamentar o incidente mas certamente vai tocando a vida. 


É lamentável, no entanto, que um lugar que guarda  tanta  história possa ter se perdido. Devemos torcer pela preservação destes patrimônios independentemente de quem os possue.
Já o Traful é público e eu adoria poder tido acesso para de pescar nas boas partes dele.
Passar  tão perto  e tão longe é extremamente frustrante.
Já deu  para notar  que o não  guardo simpatias pelo dono da CNN, apesar dele ter montado aquele time genial do Atlanta Braves com Maddux-Glavine-Smoltz na rotação.
Por isso, minha opinião é obviamente parcial. E a maioria das minhas opiniões e teorias delirantes são basicamente inúteis mas  talvez "esta" não seja.


(Ahhh... Provavelmente não !)


Tags: , , , , , , ,


Powered by Qumana


Nenhum comentário: