Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Centenário de Moysés Westphalen

Completa hoje cem anos Moysés Westphalen.
Como é um número redondo, cabe a nota.



Dr. Moyses ao centro.
A esq. A franja evanescente que não existe mais.
A dir. Era verão os cerros ainda não estavam nevados.


Ainda que tenha já falecido alguns anos, até por ter sido importante figura da Igreja Positivista do nosso estado, aquela corrente filosófica aonde os vivos são sempre e cada vez mais influenciados pelos mortos.

Meu  avô segue sendo  uma figura influente na minha vida e de muito outros, de nossa familia e de outras.
Sendo eu totalmente não qualificado em representar os que sobreviveram e ainda mais porque por mais  que eu me esforçasse. Eu  não seria justo com a biografia rica dele: como agrônomo, professor e pensador.

Mas posso falar com um pouco mais de autoridade de suas atividades com avô.


De todas as coisas que faziam dele um homem admirável talvez o que mais tenha me marcado foi o amor, aquele que deveríamos ter por princípio, e dedicação a minha avó Cleci durante longo período em que pereceu das sequelas de um derrame até o seu falecimento.


A caracteristica mais impressionante  de sua personalidade era sua paciência, que atávicamente herdei, em parte, e espero desenvolver melhor através dos anos.
A parte que herdei é paciência para me ater em atividades  manuais e a pesca. A sua incomparavel paciência para com outros seres humanos, eu não herdei. Nem quero...

Para desgosto de minha mãe, sua maior influência em minha vida foi  como i um dos maiores incentivadores da pesca na minha vida. Não sei se ele entendia completamente fly fishing, mas tenho quase certeza que ele viu "o filme".


Como muitos descendetes de alemães do inicio do século passado, ele foi um"outdoorsman": um pescador e caçador. Com especial paixão pelos  marrecão. Wingshooting que era praticada no inverno e zonas de banhado no sul do Brasil. Um testemunho de sua resignação, perseverança e talvez um pequeno toque de masoquismo.

Mas quando se tem onze filhos correndo em casa, o quão desagradável pode ser passar a noite em claro, às vezes sob chuva, em temperautas abaixo de dez celsius  ?

Quando eu era guri e estavamos na fazenda,  eu queria ir pescar todos os dias...Meu gentil e carinhoso avô era o único com paciência incodicional. E as vezes eram muitos netos...

O amor pela pesca vem daqueles dias.

Também faz aniversário hoje, pelas coinidências que são probalisticamente viáveis em familias  grandes,  a minha irmã  Ângela.
Miss you honey....

Powered by Qumana


3 comentários:

Anônimo disse...

Uma homenagem linda!
Um carinhoso presente de aniversário à Memória do Vô Moysés.
Abraços.
Sandra

Anônimo disse...

Tenho saudades dele...
Tony

Letícia disse...

Grande homenagem. Parabens também a voce que teve seu cumple años dia 17.
Abraço IPE