Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Breeders' Cup, vitórias e fracassos.

Nos guichês, fim de semana de pavor.
Furthest Land derrubou todas as minhas pick 4.
Meus azarzinhos foram mais ou menos.
Biofuel foi muito prejudicada e merecia melhor sorte.
Cannonball poderia quase pegou um segundo lugar que me salvaria o placê e a exata.
Cocoa Beach não entendi muito bem a atitude do joquei que se meteu em uma abertura na reta, pareceu dar passagem para um companhheira de farda, Music Note e não tentou mais. Ou ela ficou completamente sem gás ou sentiu alguma coisa para ficar na interpretação otimista.
Gladiatorus se explodiu em um trem de corrida suicida. Era uma possibilidade que estava contemplada nos odds que retornava.
Midshipman, não era nem de perto o azar que eu queria em matéria de preço e correndo a segunda carreira depois de longa parada. Correu pacas.
Spanish Moon não correu muito, talvez não tenha gostado a grama firme ou talvez seja assim inferior que Dar Re MI e Conduit. Pressious Passion confirmou. Cravou um segundo lindo no estilo front runner. Infelizmente após do fiasco na pick 4, não me aniimei a ir ao guichê.
Einstein decepcionou, talvez o trem ce carreira que o Leparoux botou ele tenha cansadoe ele e vendo que não tinha mais chances, acabou poupado. Richard's Kid corria no final, mas nada de mais. Só deu pra entrar sexto.

ZENYATTA - 2009 Breeders Cup Classic


De resto alguns fatos notáveis.
Corredores de areia de verdade, da costa leste, não tiveram chance nenhuma. O que de certo modo valoriza a atuação de Summer Bird que fez uma quarto lugar bom no Classic.
A impressão de Andrew Beyer que se trata de uma raia de grama disfarçada confirmou.
As vitórias foram invarialvente de gramáticos ou de especialistas em all weather.
No all weather não deu nenhum favorito. E a exceção de Informed Decision que era uma segunda força de boa pule contra uma super favorita Ventura. Que acabou perdendo numa situação possivel de corrida.
O resto foram pules altas.
Na grama, prevaleceu a classe européia. A não ser nas potrancas. Aonde Lillie Langtrie, franca favorita, falhou gravemente defendendo as cores da Coolmore. Mas a potranca apareceu com uma fratura no joelho.
Os irlandeses da Coolmore tiveram um fim de semana pior que o meu.
A única vitória foi com Man of Iron no Marathon, a prova mais discreta da Breeders' Cup e o único animal treinado por Aidan O'Brien medicado com Lasix.
Aqui entra a discussão que sem Lasix o bicho não tem chance de ganhar.
A estatísticas deste fim de semana diriam que sim. E de modo geral o Lasix da certo.
Mas no caso da Breeder's Cup tem mais algumas coisa a ser levado em consideração.
No entanto ano passado, Donativum, Goldikova, Eagle Mountain e Conduit, correram sem lasix.
Pounced, Conduit, Goldikova e Vale of York que vieram da europa e ganharam COM lasix tiveram campanhas este ano com em média 4,5 saidas e iniciaram suas campanhas em julho,maio,maio e julho, respectivamente.
Já os bichos da Coolmore que correram sem Lasix:
Liilie Langtrie (8o.), Viscount Nelson (8o.), Beethoven(6o.), Alfred Nobel(10o.), Mastescraftsman (4o.) e Rip Van Winkle (10o.) e ainda Augustusthestrong (11o.) que correu Oak Tree Derby. Com uma média 6.6 aparições. E mais grave os potros Alfred Nobel e Beethoven que correram sete e dez vezes, a partir de Abril e Maio, Respectivamente.
Em que pese os problemas de casco e de adaptação de Rip Van Winkle, a fratura de Lillie Langtry e os problemas de percurso de Mastercraftsman, o raid irlandês foi um fracasso.
E a questão recai sobre o lasix. Uma vez que os animais que se obtiveram sucesso os animais medicados com diurético.
E mais Zacinto da Juddmonte, tido em alta conta para o B.C. Mile entrou último e estava correndo somente sua quarta carreira do ano.
No entanto Mushka, que não era um invasor. Catou um segundinho no Ladies Classic sem lasix.
Aidan O'Brian esta com cara de bobo e esta repennsando a poilitca. Muitos puristas na Europa vão torcer o nariz.
A maioria dos cavalos europeus vencedores na Breeders' Cups correram com Lasix. Entre os quais Ouija Board e Raven's Pass. No entanto Shirocco ganhou sem. Talvez seja na proporção em que maioria usa lasix.
Ainda que eu ache o lasix seja sem duvida benefico para performance de cavalos. É dificil isolar o medicamento como único motivo para o fracasso ou derrota.
Pode passar pelo fato cavalos que fizeram extensa campanha na europa tendo que passar por viagem, mudança de clima e quarentena já não consigam manter a boa forma no fim do ano.
O meu angulo de jogar contra animais que correram na seman do Arco não funcionou. Como desculpa posso dizer que desta vez os europeus tiveram uma semana a mais e sairam da quarentena na terça-feira.
Dylan Thomas, vencedor do Arc saiu da qurentena no dia anterior ao páreo.
Um grande handicapper, Frederico Westphalen acha que "só debil mental não usa lasix". Mas não me parece ser o único motivo para o mal desempenho dos cavalso de O'Brianca.
Frederico obteve bom sucesso investindo em Aqueduct no sábado. Evitou os páreos da Breeders Cup por serem mais dificeis. Uma atitude inteligente porém covarde.
E desprezou os ultimate past performances da Brisnet pois" tem informções de mais".
Seu sucesso nos guichês no entanto já lhe rendeu o apelido de Rain Mano.
Uma pena ele não conseguir aguentar a torcida do seu querido tio Pastel, pois segundo Mano,este seca até os dividendos das suas pule vencedoras.
Eu vivi e morri com as armas de minha predileção, mas morri lutando.
Em relação a esta celeuma do Lasix. Melhor com do que sem.
Mas não faz milagres, como um ângulo de investimento com long odds é sempre um bom investimento. Desde que o bicho não esteja em obvio declinio ou seja muito inferior a turma.
Mas esta é uam conclusão que não foge muito da percepção do óbvio e do bom senso.
Coisas que as muitas faltam aos turfistas.
Entre os grandes destaques da semana, depois de uma sexta feira que não fiquei muito impressionado a não ser pelo ataque feroz de Ventura na reta e a capacidade de Informed Decision e Julien Leparoux de defender a primeira posição.

O sábado foi mais empolgante. Os destaques
Pounced e Dettori, arrancando firme pela cerca.
California Flag, resolvendo o downhill com sua velocidade inicial e segurando com sobras quem vinha de trás.
Goldikova botando ordem na casa.
E Conduit confirmando sua classe em cima do supreendente Presious Passion.
E é claro Zenyatta.
Zenyatta.
Digam o que quiserem dizer de seus adversários, reclamem que é ela é bicho de raia sintética, que venceu em tempos fracos. Não esqueçam de sua vitória no Apple Blossom no ano passado quando ela trucidou a campeã Ginger Punch foi na areia e que seu Beyer no Classic foi um respeitavel 112.
Não corria mais porque não precisava.
Trata-se de um fenômeno único na história do turfe . Invicta em treze saidas.
Campeã.
Mike Smith conduziu em um percurso perfeito. Economizou chão caso a distância fosse um problema. Abriu para a posição em que poderia atropelar e liberou sua aceleração devastadora para ganhar com sobras a Breeders' Cup Classic.
Zenyatta termina sua carreira das pistas como uma das grandes. Se livra no fim do ano da sombra incomoda de Rachel Alexandra.
E nós que pudemos apreciar seus shows nos últimos dois anos só temos que agradecer o privilégio ter visto ela correr.

Nenhum comentário: