Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ZARKAVA , a Magnifica !

Meus amigos, da vida o que se leva é a vida que se leva !

Zarkava.
Quem viu, vai contar aos netos sobre a irlandesa voadora ....



O turfe é mais do que um esporte (o esporte dos reis), vai além das fronteiras e além da pura beleza dos puros-sangue inglês que galopam de forma harmoniosa nas “ pelouse” dos hipódromos do mundo.


O turfe é o encontro de amigos que a distância não encontra espaço em nos separar.


O Sorcier tem a sorte de estar neste seleto clube e pelo menos uma vez por ano recebe os amigos para diante desta pintura que é o hipódromo de Longchamp lotado. Nos reencontramos, discutimos performances, filiações, possibilidades e, é claro, damos muitas risadas.


Os ares ficam um pouco mais sérios quando falamos do turfe atualmente no Brasil. Para evitar a tristeza preferimos a nostalgia.


Este ano o Sorcier teve a grata de visita do Ministro Luiz Fernando Cirne Lima (xará e leitor assíduo de TKOS), Cláudio Marques, Raul Régis, Ricardo Felizzola e ainda encontramos Eduardo Rocha Azevedo que participou da festa com Light Green inscrita no Prix de L’Opera


Fomos longe, pois falamos do Moinhos de Ventos e sua regra de desempate, El Asteróide, que teve um dos Bentos narrados pelo nosso querido e saudoso Geraldo Kessler, Estensoro, Corejada entre tantos.


Lembramos também Ricardinho e Much Better que Cláudio Marques assistiu aqui no Arco.


Além do prazer do encontro fomos premiados pela performance estonteante de ZARKAVA.


MONUMENTAL!                 EXTRAORDINÁRIA!         MARAVILHOSA!


 INCRÍVEL!                          IMBATÍVEL!





Qualquer adjetivo é pouco para esta potranca. A versão em francês está aqui


Os franceses fizeram a festa com Soumi (Christophe Soumillon)! Um show de direção numa explosão de beleza pura que fizeram ela pular da 7 para a primeira posição de forma mágica somente alertada, sem chicote.


Ainda mais lindo ficou, pois sem passagem Soumillon forçou e empurrou  levemente a égua para fora  na direção de Vision D’Etat e prontamente recebeu de I Mendizabal a grande gentileza da tarde. Ele abre Vision d’Etat para iniciarem a atropelada juntos Estamos a 200 do espelho, o narrador francês anuncia: "Zarkava vous avez un rendez-vous avec l'histoire" e o Sorcier neste momento achou que era barba, cabelo e bigode.


A potranca partiu como um rainha que desfila diante de seus súditos e nós, é claro, a reverenciamos aplaudindo emocionados.


Vision D’Etat cansou e se atirou para dentro, acabando em um honroso quinto a somente dois corpos de Youzaim.


Após o disco Soumillon espera Mendizabal se aproximar e lhe agradece. Lindo de ver, o esporte na sua mais alta gloria e ética.


Youzaim teve um percurso um pouco embaraçado e fez seu segundo placê consecutivo em arcos.


Não pode culpar o Sorcier que tinha ele na trifeta, porque na sua melhor performance na França em Saint Cloud o Sorcier o prestigiou. Na ocasião ele bateu Soldier of Fortune. Lembro que comentei no blog que tinha visto um bom páreo, mas não o ganhador do Arco.


Com este show de ZARKAVA, o Sorcier e o TKOS  estão recompensados, pois o TKOS deu cobertura e acompanha sua trajetória desde a Criterium  de Pouliches no ano passado.




Arc '08 pelos olhos de Le Sorcier


Melhor ainda, a rainha confirma a teoria do Sorcier. Apesar de ser treinada  por A. De Royer Dupré em Chantilly e ter feito toda sua campanha na França, Zarkava é irlandesa.


Nosso  papo na tribuna de Longchamp foi ainda enriquecido pela presença de um carioca e um paulista Sr Amaral de São Paulo que nos informou estava assistindo  ao seu 50º Arco. E Dagoberto Midosi, um turfista e esportista. Dagoberto é o maior vencedor de campeonatos cariocas de tênis de mesa por equipes, com 18 títulos. Em 1959 foi Campeão Mundial Masters em Dortmund, Foi Dagoberto, em alguns momentos de nostalgia, que nos contou a historia do Jockey Club Guanabara, cujo mentor era Peixoto de Castro . Inaugurado em 6 de agosto de 1961  teve vida efêmera e  suas instalações abrigam hoje o estádio de futebol da Portuguesa . Abusamos de sua memória, intacta aos 90 anos, ele nos contou ainda a história  do hipódromo Derby Clube tinha suas atividades no Prado Fluminense, no bairro São Francisco Xavier e viria a se fundir com o Jockey Club Brasileiro em 1932.


Dagoberto to assistiu a todos Grande Premio Brasil desde 1933. Faltou somente em 1952, quando estava no Paraguai disputando o Sul Americano de Tênis de Mesa. O Jockey Club Brasileiro, fundado por Linneo de Paula Machado em 1926. Dagoberto estava presente na inauguração.


A todos so amigos que foram nos vistar em Paris..
Saúde !!!


E ainda mais emoções tivemos neste final de semana premiado do arco.


No sábado no Prix de La Foret tivemos um show de Paco Boy, que ganhou com facilidade, mas valeu também para rever a valentia de Natagora que fez placê em atuação espetacular. Tinham esticado Natagora até os 2100m (Prix do Joquei Club em Chantilly, em Junho), mas em 1400 ela é gigante.





Paco Boy has champion form nos 1400m



Nos 4000m do Prix Cadran começou a derrocada dos favoritos. Poucos confirmaram neste final de semana de chuva fina, vento e muito frio.
Yeats, o fundista Irlandês fracassou e Soumillon, vindo de vitória com PAco Boy,  não deixou escapar com Bannaby.


Tivemos ainda o Grupo II, Prix Daniel Wildesntein, com um campo invejável: Sageburg, Spirito Del Vento, Famous Name entre outros. Spirito Del Vento,  bem conduzido por Peslier, trouxe bela atropelada e se tornou bi-campeão deste pareo. Tivemos ainda Gloria de Campeão no Grupo II do Prix Dollar. Um pareo não muito forte. Correu pouco chegando em penúltimo no pareo ganho por Trincot, com Mendizabal a bordo.(Video)


A maior tristeza do sábado foi em Newmarket onde a queridinha do TKOS, Darjina, foi batida por Halfway to Heaven e tirou seu setimo placê consecutivo . Incrível!


No domingo, além do arco, vimos o vexame do velocidade que foi corrido duas vezes. O primeiro, quando a partida foi anulada e pelo menos 3 cavalos foram até o final,  foi vencido pela espada do Sorcier, o húngaro Overdose. A solução foi anular e fazer uma segunda edição, com forfait de Overdose, após o último pareo.


A segunda edição foi vencida com facilidade pelo craque Marchand D’Or . Vale ressaltar que Overdose e Marchand D’Or fizeram o mesmo tempo. 54”4/10. Muito perto do recorde. Voaram! Espero que Overdose fique na França para o tira-teima.Video. e aqui o video da carreira de Overdose que foi anulada.


No Criterium de Pouliches, milha para potrancas de 2 anos, foi a vez de Khalid Abdullah mostrar o valor de sua camiseta e aplaudimos Pasquier trazendo Porportional, treinado a perfeição pela Madam Cricket Head-Maarek, para o disco com sobras. Video.


No Quarto pareo, o Grand Criterium de potros (Grupo I), o franco favorito Mastercraftman, com Murtagh, a bordo caiu diante de Naaqoos.Video.


Murtagh , aliás, que veio passear em Paris e saiu com as mãos abanando.


No Prix de L’Opera, Grupo I para fêmeas de 3 ou mais anos, estávamos todos na torcida de Light Green, que chegou em sexto. Lady Marian, a alemã, ganhou. O Cláudio Marques errou, pois risca os cavalos alemães e italianos, por principio.Video.


Para finalizar, o Sorcier descobriu que entende também de cavalo árabe.


Depois de ter passado o arco inteiro em branco acertei vencedor  e dupla no sétimo pareo O Qatar Arabian World Cup, o arco dos cavalos árabes,  vencido por  Lahib, em segundo chegou Nil Blan e terceiro Jalab AL Khalidiah em uma foto de mais de 15 minutos.




Quem se importa com corrida de arábes. Sorcier engatado com certeza.



Photochart de aniquilar os nervos, masi um trabalho para os chatíssimos componetes da comissão de corridas de Longchamp.  Que depois do trabalho que´passaram no Arc do ano passado resolveram apurarar um empate entre It's Gino e Soldier of Fortune. E  que agiora  os alemães resolveram contestar. (Veja o photochart).


Ainda a destacar na tarde atípica do domingo, tivemos uma extraordinária repetição de números. Para enlouquecer qualquer numerólogo.  No terceiro e quartos pareos venceu o numero 1, no quinto e sexto o 16 e no sétimo e oitavo o 17. E mole?


Aproveitem a cobertura ,as fotos exclusivas e os vídeos do TKOS.


Atenção turfistas jan está na  hora de alguém patrocinar o blog TKOS!


Vamos lá ! o Sorcier vai iniciar a campanha!


Saúde a todos e à bientôt


Le Sorcier Cardinet


“Um apaixonado. Nascido e criado juntos aos cavalos de corrida”


Powered by Qumana


Nenhum comentário: