Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Super Bowl

O Super Bowl sempre um grande espetaculo nem sempre é um bom jogo.
Qume não tem familiaridade com esporte e vai ver porque é a decisão, ás vezes acaba dando com os burros n'água.


Se tu és daquele que diz que não entende o jogo,  não te preocupes pois a a maioria não entende. E se achou chato. Francamente a maioria dos jogos para qual não temos nenhum tipo de investimento emocional ou financeiro, o são.
Em qualquer esporte.
Um dos dias mais tensos da minha vida foi a decisão  entre Brasil e Italia da Copa de 94. Imagino só a cara  de mlhões de americanos vendo aquele zero a zero emocionante. A mesma sensação de se ver um jogo ruim de baseball ou de futebol americano. A vantagem do nosso futebol. apesar da prorogação, é a promessa que vai acabar logo. Algo que pode não acontecer no  beisebol.





A jogada que salvou o jogo. Leia mais abaixo.


O Super Bowl  nem sempre um grande jogo. Mas quando é um grande jogo.
Uau.
Quando eu vi o ultimo drive da virada so San Fransciso 49ers contra o Cincinatti Bengals. transmissão da tv Manchete. Narração se não me engano de Osmar Oliveira. Ainda tinha umas cervejas sobrantes da festa de formatura de Louis Phillipe. A telefunken negra era um cinema. Precursora das Plasma HD.


Joe Montana, o melhor de todos os quarterbacks. O tipo de de jogador e jogo que não importa muito se tu não enrtende ou se tu nunca se interessou. Era um espetáculo.


 Joe "Cool" Montana  passando para Jerry Rice, vulgarmente conhecido como God in Cleats "Deus de Chuteiras.  Ronnie Lott e Charles Hailey apavorando na defesa. Roger Craig, o corredor-receptor. Tom Rathman,o fullback. Steve Young, hall of famer, na reserva. O último passe de Montana para John Taylor faltando 34 segundos para acabar o jogo e virar a partida. O San Francisco treinado por Bill Walsh, o homem singelamnete chamado de "o gênio". Um partida incrível. Até hoje sou fã dos 49ers,


Este ano foi um grande jogo.  O azarão  New York Giants venceu os até então invictos New England Patriots.


Eu não vi. Então não vou  me prender "muito"  no jogo.( No estilo dos fabulosos feitos do  Fluminense narrados por Nelson Rodrigues nos anos em estava mais velho e mal enxergava o jogo !)


Mas quando ganha o time que era considerado o mais fraco já ai começa uma boa história.
Razão porque se faz tantos filmes sobre times que superaram as dificuldades e alcançam a vitória.
Ninguém vai fazer filme sobre os Patriots, que tinham o ataque mais produtivo de todos os tempos, cujo o principal jogador namora a supermodel mais famosa do mundo. Cujo seu brilhante treinador é um sujeito  antipático e arrogante (estilo Luxemburgo) e um time coberto de glórias recentes ( três superbowls desde 2002) mas que é acusado de usar espionagem eletrônica (video) para obter vantagens ílicitas dentro de campo. A super máquina de jogar futebol (americano) que conseguiu o que nenhum time jamais havia conseguido, se manter imbativel em uma temporada de dezesseis jogos. Caminhava solenemente pra o impossível, para total imortalidade ( só comparável a do Tricolor da Azenha) ganhar o Super Bowl coroando uma temporada perfeita, algo só realizado pelos Miami Dolphins de 1972, mas como menos jogos, invictos em dezessete partidas..


E como em todo o bom drama. Havia muito mais subplots se desenvolvendo para o grande desfecho.


Tivesse a partida passado em televisão aberta como 19 anos. Teria gerado um grande numero de fãs dos Giants. Time quer não tenho muita simpatia pelo embastes com os Niners da decada de 90, mas confesso que torcia por eles. Para derrubar a empáfia do Patriots e porque eram os azarões.


Toda a tensão de depender da defesa para evitar o que parecia inevitável, que o ataque dos Patriots marcassem. Tom Brady e Randy Moss. Os novos recordistas de marcação de pontos em uma  temporada.


O  irônico é que em 2002, na primeira vitória dos Patriots, a situação era inversa. Os Patriots tiveram que seguarar o fabulos ataque dos Saint Louis Rams do  também luxemburguseco técnico  Ron Marz e do quarterback Kurt Warner. O time que era chamado de The Greatest Show on Turf, porque jogava na artificail turf do seu estadio coberto. A defesa se esgotou segurando o ataque e as atuações heróicas do calouro Brady e chutador Adam Vinatieri. Foi um dos melhores jogos que já vi. Torcia pelos PAtriots naquela ocasião.


Nos últimos jogos, a super máquina de marcar pontos dos Patriots dava sinal de desgaste, mas ainda assim ganhou todas. Mas é certo que se via que era possível.


O dificl era acreditar que o time que começou tão mal a temporada seria o time que finalmente conseguiria 
Apesar da enorme vantagem de doze pontos dado contras os Patriots pelos bookmakers  parecia que os Giants poderia ser sim este time. Já que carregava um fabuloso recorde de vitórias fora de casa e cuja defesa estava  dando sinais de grandeza.


Existe um dizer  na NFL. Ataque traz publico. Defesa traz títulos.


Esta defesa ds Giants é fabulosa e esta vitória coroa a carreira do craque defensivo Michael Straham. O segredo para ganhar era fazer o que nehum time tinha conseguido. Evitar que Tom Brady conseguisse jogar. E devo lembrar que o tal futebol americano e um esporte bem viril. E eles conseguiram. Brady não pode respirar. E Moss novamente estava isolado.


Mas os Giants tinham que fazer pontos. E depois que o  melhor jogador ofensivo dio time  do ano passado, o grande Tiki Barber se aposentou no auge. Deixando o time pindurado no pincel e criticando seu ex-time em especial o treinado Tom Coughlin, que vinha na corda bamba a três anos e o quarterback Eli Manning teria a dificil tarefa de viver as dificeis expectativas que recaiam sobre ele.


Manning, filho de Archie um doa melhores jogadores  a nunca ganhar um título. Basicamente porque só jogou me times muito ruins e mesmo assim se tornou  uma lenda do esporte. Seu irmão mais velho Peyton, é um dos maiores quarterbacks profissionais de todos os tempos, havia ganho o Super Bowl ano passado. Contratado em uma negociação no draft como o jogador masi valorisado do futebol universitário em um contrato milionário. Uma aposta muito alta que parecia não estar valendo a pena.


 A carreira  de Eli era um tanto decepcionante pois ele alternava grande qualidade com falhas terríveis. E mesmo que seja uma posição que leva alguns anos para o jogador amadurecer, tempo é uma coisa que a imprensa e a torcida não costuma conceder em Nova Iorque. Apesar disto Manning sempre mostrou grande talento nas horas masi críticas gerenciar o relógio e marcar pontos em finais de partida. Uma das qualidades mais valiosas de um quarterback.


E assim ele assumiu o ataque dos Giants faltando dois minutos e meio para acabar a partida. Com o seu time em desvantagem após Brady fazer um passe para touchdown para Randy Moss. Bastava a defesa dos Patriots induzir Manning e os Giants ao erro ou segurá-los enquanto o relógio se esvaia. O sentimento deve ter sido como os dezoito jogos que os Patriots jogaram este ano. Acabou.


Não havia acabado.


Manning foi genial  nas jogadas que se seguiram. Em um passe que vai definir sua carreira para sempre. O cara pode se aposentar, sério. Como diz Tony Kornheiser, nunca mais ele vai precisar pagar por uma refeição em Nova Iorque .


Faltando um minuto e 15, terceiro down falatando 5 jardas, os Giants vão para o passe e a defesa dos Patriots sabem disto. Manning escapa milagrosamente da marcação, dispara um missíl de 40 metros e  David Tyree faz a recepção dificilima. Uma das maiores jogadas da história dos esportes.





Manning completa a jornada a consagradora ( foi escolhido o melhor jogador da partida) com o passe para o grande Plaxico Buress.


Um dos melhores jogos que eu não vi na minha vida


Tags: , , , , , ,


Powered by Qumana

Um comentário:

Anônimo disse...

Nao pude ver os videos..o jogo foi painful em todos os sentidos...tava torcendo para os Patriots...claro que azarao e' mais emocionante mas queria perfeicao all around.....e e' so' emocionante qdo nao acontece no time que gente ta torcendo..mas o jogo foi bom e agora depois de 18 anos aqui ja entendo um pouquinho....
Mas a memoria do meu irmao e' simplesmente fantastica..telefunken,formatura Ipe...passe do Joe montana...escalacao do time.....where have I been?Po so tenho 45 mas me sinto gaga total.....Still muito orgulhosa do meu Tinho....