Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Paraiso na Terra !




Killarney em fotos diversas chupadas dos links referenciados neste post.


Confesso que não conhecia este pedacinho espetacular de nosso magnífico planeta. Daqueles lugares para para botar na lista de lugares conhecer antes de morrer.   Dica da minha tia oxfordiana Maita. A cidade de Killarney no  sudoeste da Irlanda.


Além de maravilhosamente abençoada pela natureza fica em um região aonde correm dois rios de excelente pesca  e para mim, que sou flyzeiro, mais interessante ainda. Os rios Laune e Flesk são de excelente piscosidade de trutas e salmões Aqui mais informaçõesos sobre a pesca em em Killarney.


 Os rios da Grâ-Bretanha constumam ser privados, as águas inclusive e o seus peixes. Na tradição  feudal que tudo é dos nobres. Então era tudo do rei, que deu uns pedaços para um earl qualquer tomar conta e que passou para os seus filhos. Resulta disso que fora um ou  outro aristocrata bretão que se emborrachou ou contraiu alguma doença que os debilatava a sanidade mental e eles acabaram doando os direitos de seus rios ao domínio público, a maioria da águas de excelente pesca são fechadas. Excetuando ao  pagamento de uma taxa bastante polpuda não se pode pescar lá. Mas é digno de notar que o sistema apesar de anti-democratico garantiu relativa conservação dos pesqueiros em um país que sofre  as agruras ecológicas de quase 2000 anos de civilização


Mas olhando rapidamente em pode ser ver que no sul da Irlanda, além de belos peixes o Rio Laune em seu trecho numero três ou beat three é publico e lá pode se pagar ainda que caro oito euros por dia pra pesca de trutas com fly e vinte e cinco euros salmão, ao invés de trinta e cindo euros na no privada do Laune Salmon & Trout Anglers’ Association  ou caríssimo com no River Test, que um rio privado mas porpiedade de condomínio. Cuja  que as permissões  dão diretio a um dado   dia da semana como se fosse um titulo patrimonial qeu so pode ser comprado privadamente. Para uma temporada de vinte e quatro semanas, paga-se uma "jóia" de mil libras e de vinte mil a vinte e cinco mil libras pelo título. Um turista como eu, lá vistando a minha tia se resolvesse pescar o Test no seu principal tramo, Mottisfont Abbey, no auge de maio pra pescar com mayflies, of course, teria que desembolsar trezentos e cinquenta libras esterlinas para usufruir de um dia deste privilégio.


Então  ai voce deve estar pensando, grande bosta . A menos que os peixes sejam gigantes ( não são) e sejam na maior quantidade de qualquer rio que existe ( não é).a pesca em Killarney não é melhor, sei lá,... Que a patagônia por exemplo, lugar  razoavelmente mais perto e que possue águas públicas de grande qualidade. Aonde pode-se pescar somente pagando o valor da licença, que hoje em dia são bem mais baratas para o pessoal do Brasil. Cinco pesos por dia ou quarenta para toda temporada.


Mas  o piece de resistence de Killarney, e que além da natureza exuberante existem um belissímo hipodromo que possue um tradicional  meeting em Maio ( mehor época par pescar).


Pesca e turfe. Uma grande combinação e como pode ser ver, um lugar  de natureza exuberante. Guinnes ou alguma cerveja de Cork e se a comida for boa ou pelo menos diferente da escocesa. Paraíso na terra.


Vai para a minha lista de lugares especiais no mundo. Junto com Cagnes Sur Mer, que fica perto do rio Esteron mas sofre do fato  que o meeting é no inverno. Então a pesca de trutas não deve estar no seu melhor. No verão não tem as corridas mas quem pode reclamar de estar na riviera francesa.


O Connnetquot ( aonde o Tita pescou) é relativamente perto de Aqueduct Park em Long Island, NY. E certamente deve haver excelenet pesca perto de Saratoga Springs que fica junto ao Adirondack. O melhor meetiing de verão do turfe americano e boa pesca, mas provavelmente não tão boa quanro na Irlanda.


O paraíso na terra  e a prova da teoria cabalística que não foi Deus que expulsou o Homem do Paraíso. E sim que fomos nós que O expulsamos. Basicamente porque posso afirmar que apesar de altamente requisitado para  evitar que um pescaria falhe e principalmente apara se a acertar apostas e tu não ter que fazer nenhum malabarismo para tapar o furo em caso do favorito ser um matungo. Os  tais  deuses não costumam se meter com os cavalos. E já vi muita gente ficar sem o dinheiro do dízimo.


Por outro lado a sensação de pescar uma truta grande na mosca é, para mim que não sou um homem de religião ou  credo, de sentir abençoado. Ou  como disse  Paul Simon, "Maybe this emotions are as near to love as love will ever  be"


Tags: , , ,


 Powered by Qumana

Nenhum comentário: