Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Atado de fly - Muito mais que um passatempo.

Começa com um conjunto para fly.


Precisamos de moscas, compramos uma dúzia não sabendo se são suficientes.


Quando começamos a pescar descobrimos, são poucas. Enrosco, um "cast" ruim ou o peixão que escapou.


E as que voltam aos poucos se gastam.


São sempre poucas e sempre queremos mais.


A não ser que o seu problema com dinheiro seja armazenamento, o atado é a saida.


As moscas que precisamos para pescaria do fim de semana em algumas horas de um passatempo viciante.


No inicio é dificil. Uma hora para fazer a mosca que no livro diz: "..em aprox. 15 min."


Sim, voce já tem um livro, no fim de semana vai comprar uma ave e jogar fora sua carne, conhece todos os armarinhos da Sr. dos Passos e pelou um animal morto na estrada.


E o pior, acha que tudo isso é normal!


O resultado difere tanto do desejado, que você pensa que é macho demais para tanta frescura, e portanto nunca vai conseguir.


Mas como não chegamos a este ponto por falta de paciência ou excesso de sanidade mental, seguimos...


Até o ponto em que já pegamos tantos peixes com iscas feitas por nós, que atar moscas faz parte de todo o processo.


É uma questão de principios, algo que nos faz melhores pescadores.


Conhecemos a intimidade de insetos que não sabíamos que existiam e o comportamento de peixes que, talvez, um dia, iremos pescar.


Chega o dia em que olhamos a mosca na morsa e a admiramos como a um troféu.


O peixe luta com ela na boca como lutamos para nos aperfeiçoarmos na arte de enganá-lo.


Guardamos a isca na caixa com a mesma satisfação com que devolvemos um peixe a água.


Toda vez que eludimos uma criatura com milhões de anos de experiência no ramo com os nossos sempre limitados conhecimentos, neste momento, o passatempo talvez seja arte.



Este é mais um daqueles textos que escrevi pro jornalzinho da ARPIA. Muito enxutos, ou melhor dizendo, enxugados porque o espaço era mínimo.


Como eu disse antes existe uma certa ingenuidade na tentativa de escrever "bonito", ao contrário de ser mais comico no textos mais atuais. E ás vezes, até saia um bom texto mas a "veia poética" é meio constragida.


Em especial, este texto que trata de atado (fly tying) , porque na época era uma coisa bem mais exótica. Hoje em dia ainda que seja uma coisa de uma tribo meio reclusa é algo conhecido. Mas como o público alvo era de pescadores da ARPIA, ou eles sabiam do que se tratava ou eles poderiam me contatar para saber o que eu falava.


Então agora, Para quem não sabe o atado de mosca consiste em prender um anzol em uma morsa e adornar com penas, pelos, linhas e materias sintéticos.


E como o material é dificil de conseguir a não ser com um que outro cara que importa caro ou em lojas especializadas no exterior e era muito mais dez anos atrás.


Eu realmente era cliente da Casa Gassen ( penas de pavão e faisão), ainda tenho o couro de galo que o Caco secou para mim e quando eu pelei o graxaim morto na beira da estrada em Palmares do Sul ( os cabelos são excelentes para downwings e rabos de insetos) O meu primo Dr. Tony Boy, aplicou os seus conhecimentos médicos e me diagnosticou como anósmico . Devo dizer que eu estava tão feliz em conseguir material de atado que eu realmente não sentia o cheiro do animal putrefato.


Hoje, tenho ums cinco ou seis livros e ja faço isto a tanto tempo que a catarse foi substituida pela rotina. Mas devo confessar que sucesso do Goddard's Suspender Midge Pupa no Chimehuin e no Malleo me fizeram sentir como quando eu tava começando. Sempre tem algo novo para se descobrir, então este texto ainda é atual.

Um comentário:

SIDNEYDR disse...

Meu amigo, aí no sul o fly é praticado com mais intensidade, daí sua luminuzidade para escrever. Eu sou paulistano e hoje moro em MT. Não sei e nunca consegui atar uma unica mosca siquer, o máximo que faço são imitações de ração para pescar em Pesque Pague. Bem, o que eu desejo é um livro ou um tratado sôbre o atado em PORTUGUES, pois até agora só vejo em revistas americanas. Estou pedindo muito? Mas Deus, é a unica forma de eu poder atar uma simples mosca pra lambari. Se vc puder me indicar um te agradeço de coração. Abraços (ah, eu tenho quase todo material para atado que adquiri na Bass Pro Shop)