Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

domingo, 24 de agosto de 2008

Finalmente... Beçervassões Olimpicas...

Acaboooo. Vou poder dormir tranquilamente...

Como de tudo desta vida devemos tirar lições vai aqui as observações do TTKOS sobre as olímpiadas vista da TV.

Nos "vôlei" ganharam os times com os melhores levantadores e não com os técnicos que aparecem em mais propagandas. Não existe mal nenhum em um jogador ser estrela e ser recompensado por ser o melhor do mundo. Sendo esporte coletivo, é óbvio que o time é o mais importante. O time, não o treinador. Sem tirar os méritos dos EUA, do qual o Brasil é atualmente freguês. Time que tem uma bomba atomica no tal de "Estânlei" e o melhor levantador. Nada contra o Marcelinho que segurou o rojão do jeito que deu. Mas faltou o melhor levantador no time do Brasil.

As "menina" deram um exorcizada. Mas o pessoal das "televisão" passava falando da Mari e daquela sorveteada em Atenas, mas é como bem lembrou o excelente, ainda que verborrágico( não é culpa dele ele era acionado pelo narrador), comentárista do Sportv que ela botou quase tudo no chão naquele jogo e só errou porque era só bola nela. Era uma guria e nem a experiente levantadora nem o técnico campeão tinham um solução melhor do que jogar uma guria de 20 anos na fogueira que é sempre alimentada pela lenha da imprensa. A amarelada no mundial foi bem pior, devido a reincidência.
Mas a amarelada de agora foi a melhor de todas. O tal "amarelo ouro" do Zé Roberto Guimarães, apesar da infâmia da tirada é bem melhor. O treinador este que não aparece em propaganda mas tem duas "medalha de oro".




O estoniano Gerd Kanter, ouro no arremesso do disco, é imortal tricolor.
Nomeado aqui Gremista Honoris Causa.


Sobre a cobertura do Sportv que eu predominatemente vi. Melhor imagem aqui na NET POA, quatro canais e sem o Galvão narrando, só xaropeando em um programa própio.
.
O "quinto" canal era um mosaico que não passava porra nenhuma além do que estava nos outros canais. A interatividade era ruim. Demorava pacas pra trocar de uma imagem para outra. O ponto alto era a descrição do que tava passando que para os mais desavisados era extremamente útil. Mas pecava na navegação pouco hábil.

Outro problema é o excesso comentaristas e a verborragia generalizada. Rapaz fiquem quietos um minuto e nos deixem ver o evento.
Gostei do cara que estava comentando o hipismo. " Vamos ficar quieto e olhar agora que é importante..."
No atletismo era de enlouquecer. Eram quatro mais o narrador, o narrador chamava comentário até quando o cara tava amarrando os guides.
E os comentaristas que estanam no Brasil tinham que ser chamados meio no grito por causa do delay. " ANDRÈ DOMINGUES...CARLÃO..."
Pelamordedeus,.... Não é radio. As imagens quando espetaculares falam por si mesmas. Não precisa comentários do tipo :
" O Cubo D'Agua troca de cores..."
"Toda a emoção do vencedor", nunca ia imaginar que o cara tava emocionado. Achei que o cara tinha feito um hérnia subindo no pódio .
Nota máxima para o Róbson Caetano, que fala pelo cotovelos, expande perigosamente os limites da última flor do Lássio. Mas mantém sempre a calma e o bom humor. Um elegante assassino da lingua mãe. Não é o imortal Prof. Newton Campos mas é também muito bom.

Não adianta nada ter 40 canais se na hora que um brasileiro subir ao pódio todos os canais tramsitirem a mesma coisa. Cortar a transmissão de uma final de boxe para mostrar a execução do hino americano no volei masculino só pode ser porque o operador da "mesa" tava dormindo as três da manhã. Se eu mandasse naquela birosca no outro dia alguem tava no D.R.H.

Maravilha era as transmissões do videos do TerraTV. Admito que sem narração e nem comentáristas as vezes, é vôo cego. Poderia ter um tipo de placar ao lado do vídeo para esclarecer o que o video não deixa explicito.
Impossível saber o que ta acontecendo em uma regata de vela, por exemplo. Ou quem está liderando o ciclismo de estrada.
Mas o acesso foi as lutas (em geral) que não estavam no ar. E a final do tiro pronado de rifle 50m foi uma surpresa no meio da madrugada, incrível a precisão dos atletas.
É um daqueles esportes anacrônicos da olimpíada. Não é popular nem na olimpíadas. Mas sem o status olímpicos provavelmente ficaria ainda mais obscuro.
Por outro lado esportes olimpicos tem apoio institucional, das federaçõe no que ajuda no desnvolvimento. E hoje em dio espírito olímpico virou uma competição de vaidades nacionalistas e atletas profissionais ambiciosos e seus ricos patrocínios que permitem que que entidades privadas e governos invistam no esporte olímpico com objetivos ecônomicos ou políticos.

O efetito do Status olimpico em um esporte é interessante. Os paises sede introduzem esportes que são populares ou COI introduz esportes que "modernizem" a competição. Alguns esportes florescem, para outros não adianta nada.
O golfe agora faz forte lobby paar alcançar stutus olimpico e crescer em paises aonde não tem penetração.
O bicicross entrou para dar uma "radicalizada" e atrair público jovem e "moderno". Tentando repetir o sucesso do Snowboard dso Jogos de Inverno. O BMX parece ter tido excelente resposta na primeira olimpiada mas não sei não. Talez o status olímpico volte a aumentar a popularidade do esporte.

O softball entrou me Atlanta e se despede das olimpiadas com minimo impacto a não ser um ou outro ensaio fotográfico de alguma atleta americana mais bonitona e alguma festa na imprensa americana nos anos em que ganharam. Este ano que tomaram o caixote das japonesas é provavel que nem no EUA dem muita bola para as moças.
Já o Tae Kwon Do vem crescendo desde que adquiriu status olimpico, posso comparar como karate que cheguei a praticar em nivel competitivo ( de baíxissimo nivel).
Ainda tem o nível de competição insipiente na olimpiadas, basta ver as primeiras rodadas, em especial do feminino.
Uma coisa que me pareceu é que regra da competição do TKD deixa uma luta que pode eletrizante e visualmente fabulosa, muito truncada. Eu queria sangue, confesso. E fora a pedalada que o cubano deu no juiz.
Só vi um nocaute derivado de um grande chute. E poucas lutas emocionates...
O problema que bom mesmo deve ser o campeonato coreano.E até acontecer o que aconteeu com o judô e os japoneses, vai demora algum tempo para coisa ficar parelha em nivel internacional.


Em geral lutas que valem muito, em que o erro tem alto custo são truncadas, admito. Mas a luta olimpica mudou a regra para deixar a competição maia dinâmica,por exemplo.

Teve a Natalia Falavigna, mas sobre isto daqui a pouco.

Notícias sobre o bairrismno nosso de cada dia : Manchetes do Terra no dia das finais individuais da Ginástica Artitística em que participaram os Brasileiros...
" Diego Hipólito erra... Jade erra... Daiane decepciona."
Como poderia dizer o Xaropão..."- É amigo, é melhor errar ou não tentar e perder pro muito do que dar a grande nação brasileira a esperança e depois a decepção ."

Dos que tinham chance de medalha o mais forte era o Hipólito, que diminuiu o nivel de dificuldade da sua rotina para evitar erros e ainda assim era forte para ganhar por que tinha margem técnica garantida pela sua grande habilidade. BI-campeão do mundo e coisa e tal.
Não estava bem. O da cabeça ou do corpo.
Dispenso comentários sobre a sua reação após o resultado. O cara foi lá e fez ! E ainda tem que ouvir comentários homofóbicos.

Já a Daiane foi pro tudo ou nada. era a ultima chance de tentar a medalha. Tentou até o fim. Ela tentou fazer as acrobacias que nenhuma atleta do mundo tenta fazer porque são muito dificeis. Se não tentasse isto ficaria na mesma pois as outras eram melhor tecnicamente.
Se acertasse, levava medalha.



Bronze inédito. As belas FER-NAN-DA O-LI-VEI-RA e Isabel Swan.


Gostaria que algum narrador do eixo lembrasse do nome da timoneira medalhista de bronze no 470.
Oh...Oh.. Se tiver alguém da Globo ou da Espn lendo isto aqui.
Prestem a atenção :
FER-NAN-DA O-LI-VEI-RA
Tá certo que o nome da proeira é "catchy" : Isabel SWAN. E ela era modelo e coisa e tal.
Rapaz, tirando a figura impressionate da srta. Swan, acho a Fernanda até mais bonita.
Mas não é este o problema. O problema é que só lembram da Isabel Swan.
Ressentimento farroupilha ? Pode até ser.


Mas sem dúvida não é dada á gaúcha pela imprensa do norte ( do mampituba) do Brasil o mesmo tratamento dispensado outra timoneiros de equipes de sucesso da vela brasileira.
Rapidamente diga quem é o proeiro do Robert Scheidt e do Troben Grael . Este último todo mundo deveria saber porque além de duas vezes ouro olimpico e uma figuraça.
Lembrou... Marcelo Ferreira.
E só para lembrar o proeiro do Robert Scheidt chama-se Bruno Prada.

Aliás, com todas as dificuldades que falta de vento provocou no inico da competição a recuperação espetacular quando virou o tempo só tem uma coisa que pode ser dita sobre Robert Scheidt. medalha de prata e maior medalhista da história olimpica brasileira: "Putaqueospariu! "

Tem gente que confunde autoconfiança com arrogância. Conheço gente que seca o Rafael Nadal porque acha ele bodoso !
Mas em alguns momentos é preciso ter esta "arrogância", para vencer não basta ser melhor que o adversário tecnicamente tem que ser melhor psicologicamente. E depois que perder admitir que perdeu para um competidor que foi melhor. Se era melhor e perdeu a culpa e´mais de quem perdeu fora coisas como juiz ladrão e derrotas por um centimetro é "cabeça" o problema. Ainda bem que ganhou a Maurren Maggi.

Por isso que quando o Cesar Cielo, saiu da piscina depois do bronze dizendo que ia buscar o Ouro nos 50.
Eu gritei.. "-Mas ah Galo..."
Todas as declarações eram positivas. Ele levou o técnico australiano que segundo os comentaristas foi quem trabalhou este lado da atitude também.
E para dizer a verdade ele nunca soou arrogante apesar da grande confiança. Quando ele fez o recorde olimpico na primeira elimnatória, mesmoo sendo quebrado instantes depois eu tinha grande confiança da vitória. Nos cem metros ele sempre tinha a primeira passagem mais forte e o melhor tempo de reação e era tido como especialista nos 50 metros. A 10-1 para ganhar e mais de 2-1 para pódio no betfair me senti quase um ladrão aceitando estes preços
.Mas hoje em dia, informação é tudo e a ignorância custa caro.

Outra grande entrevista foi a a Natalia Falavigna depois do bronze.
Apesar de favorecida pelo sorteio da chave ela não pareceu decepcionada pelo bronze. Mas o que me impressionou foi o fato de que ela ja estava pensando na próxima olimpiada. Que ela teve problemas técnicos após o PAN e de cabeça e não estava " defendendo o seu melhor futebol". Mudou de psicologo, de preparador físico e de Londrina para o mundo fez um plano para a olimpiada de 2012. Sabendo que em Pequim ainda não daria tempo para estar no pico.
Esta atitude e profissionalismo para uma atleta em um esporte de certo modo obscuro no país é surpeendente.
Tomara que ela consiga o apoio necessário para em Londres trazer o ouro e que atrás do sucesso dela o esporte cresça no Brasil,

Uma coisa sobre atitude e as críticas que Usain Bolt recebeu pelo seu comportamento na final dos 100 metros rasos. Rapaz, achei pouco. Tava para ter virado estrelinha cruzando o disco. Espírito olimpico é uma coisa engraçada. Deram uma medalha especial para o Vanderlei Cordeiro de Lima que terminou a maratona em terceiro fazendo aviãozinho. O quarto lugar poderia ter ficado ofendido...
Mas a cagada da segurança que deixou um maluco atrapalhar o cara o COI e o governo grego eles meio que empurraram para de baixo do tapete. Digam o que disserem não compensa o dano causado ao atleta brasileiro. E sabe como isto seria recompensado. Grana. Mas deram a medalha, a mais alta honraria olimpica. Bullshit. Deveriam ter pego a grana da propina que os americanos deram para escolher Atlanta e Salt Lake City como cidades sedes e e indenizado o gajo.
A única alegria que eu teria com a ditadura chinesa era se alguem tentasse fazer a mesma coisa em Pequim.
Mas divirjo.
Nos sites da ESPN americana e da CNN-Sports Ilustrated ninguém achou que Usain Bolt era arrogante. A única coisa que sempre aparecia aqui e ali, é o fato o sucesso dos jamaicanos e o fracasso dos americanos pode ser também atribuida a um controle mais rigoroso de doping nos EUA.
Apesar de o cotrole ser mais fraco na Jamaica. Quem compete em nivel olimpico é bastate testado. E os americanos, francamente não pode atirar a primeira pedra.
Tiveram um desempenho abaixo das sua expectativa e acabaram lhe azedando as uvas.
A respeito da dificulade dos americanos em levar uma cossa, eu li esta brilhante coluna de Jim Caple na ESPN.com.
Toda vez que a imprensa não americana ou alguem fala que americanos podem ser sujos é uma grita só. O Joaquim Cruz quase foi espancado por comentários sobre a Florence Griffith Joyner. Esta que tal como Marion Jones e não como Carl Lewis, nunca foi pega em testes.
O que mudou é que agora o telhado americano é de vidro.


Par terminar Rio 2016 começou a campanha. E apesar do absurdo o da tese é razoalvente possivel que o Rio seja escolhido. Senãoem 2016, 2024 é quase barbada ! Se rolar uma barganha tipo o a que o Brasil fez pela Copa do Mundo.
Vi um episódio dos Simpsons está semana em que Springfield é escolhida como cidade sede. E o âncora Kent Brockman solta uma das melhores piada das série e que se encaixa perfeitamente na idéia de fazer uma Olimpíada no Rio de Janeiro, fora os "problemas de orçamento" ns obras no Rio de Janeiro.

" Springfield ficou chocada hoje ao descobrir que será sede das próximas olimpíadas.
Economistas prevêm que nossa cidade vai experimentar o mesmo boom que Sarajevo teve depois dos Jogos de 1984!"



Tags: , ,
Powered by
Qumana

2 comentários:

Anônimo disse...

Faltaram comentários necessários sobre o sumiço da vara da Fabiana Murer, com a lista de suspeitos sendo "encabeçada" (já que o duplo sentido tá liberado) pelo Diego Hipolito (que não honra devidamente o prenome que possui), seguido de perto pelo André Domingos, que esteve por lá "lépido e faceiro" comentando o atletismo... chegaram a especular uma possível culpa do Richarlysson, mas esse não foi convocado. Se fosse, muito mais varas sumiriam. Sem contar que haveria a repetição exaustiva da cena já eternizada pelo Lourenço, do hino nacional by Richarlysson, com coreografia.

Acreditar em Rio 2016 me parece o mesmo que acreditar que o Brasil será potência olímpica, ou que o Inter ainda faça alguma coisa nesse Brasileiro. IMPOSSÍVEL.

E foi pouco divulgado pela imprensa do Norte o fato de Lucas Leiva ter alcançado uma medalha de bronze em prova individual. Sim, pq só ele jogou nesses Olimpíadas. E ainda foi expulso nos 3-0 contra a Argentina, o que é uma prova de caráter. Bom sujeito tem obrigação moral de ser expulso em um jogo daqueles. Poderia ter dado preferência ao joelho do Riquelme, é o único reparo que se pode fazer.

E agora vou voltar a ter um pouco mais de horas de sono. Eu gosto de Olimpiadas, mas é sempre um alivio quando termina. Nunca vou me perdoar por ver coisas como intermináveis regatas classificatórias quase sem vento até as 5 da manhã, ou por entrar madrugada adentro vendo esportes empolgantes como saltos ornamentais e esgrima. Mas é uma coisa que só faço de 4 em 4 anos, pelo menos.

Abraço,
Diego

Tinho Kessler disse...

O Andre Domingues sempre sentia alguma coisa. "Eu sinto isto !" " eu sinto aquilo !".
Deve-se dizer a sensibilidade dele tava a flor da pele. Mas duas semanas é de demais.
Já da poesia em prosa do Robson Caetano, eu não consigo me cansar !

O caso das varas é sacanagem. Deu uma merda lá e tirou a Murer do jogo. Pelo menos tem uma boa justificativa pro mal desempenho.

Pra mim a maior sacanagem foi a maratona aquatica. Eu carcado no buque para a Ohata pegar podio e ela tomando tapa da russa e da alemã, duas vezes o tamanho dela.