Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Domingo Europeu via I.P.

No mundo maravilhoso das corridas de cavalo transmitidas online domingo, sete de setembro,  foi um grande dia.
De posse de informações e recursos certos, a internet nos  permite ficar bem perto de grandes carreiras do exterior.

Duke of Marmalade, Darjina, Natagora do Estrela Energia, New Approach, Adlerflug, Lucarno, Pressing e Linngari.
Só craques.
Não podia ficar de fora.

Uma rápido estudo e fomos verificar os preços no "betting exchange". Um mercado predominantemente inglês, o que  influencia nos preços oferecidos. Não resistindo a um surto degenerativo, fui de Darjina "each way" (ponta e placê), pois a presença de Henrithenavigator estava inflacionando o mercado. Henri teria uma dificil tarefa pois a jovem estrela da Coolmore teria que superar péssimo sorteio de posição de largada e o tempo instavel por toda europa prometia o estado da pista mais pros lados do macio. Desfavorável as prefêrencias do potro.

No Irish Champion Stakes, corrida transferida de sábado para domingo devido a grande quantidade de chuva.
O campeão do Epsom Derby, New Approach,  já era o favorito Duke of Marmalade passava ser dúvida e teria que enfrentar grama de macia para pesada. O que muito favorecia N.A. Minha opção foi repetir o meu palpite do Juddmonte International e fui e.w. em Multidimensional, que gosta de raia pesada. Na carreira anterior acabou sendo forfait com a transferência do Ebor Festival de York para Newmarket quando a chuva torrencial alagou a pista. A carreria corrida  novo  local tinha pista em condições boas  aonde nínguem seria páreo para o "Duque".
Com o estado da pista de Leopardstown certamente macia e pagando preços muito atrativos fui e.w. em Multidimensional.
No sábado de madrugada, o mercado só oferecia preços para vencedor no Grosser Preis Von Baden. Tinha quase certeza que Adlerflug. Ganhador do Derby Alemão do ano passado e placê duro na edição anterior do Baden iria ganhar. Fiquei muito impressionado com o potencial de Adlerflug no ano passado e achei que ele iria encarar o Arco mas depois nunca mais ouvi falar nele. Quando vi que ele era favorito pro páreo de Domingo fui me informar melhor. Depois do Baden, o potro  ficou parado até abril deste ano. Levou duas carreiras até se vingar da derrota do Baden ao cravar sete corpos em Quijano. E daí suas credenciais de favorito para a edição deste ano.
Isto se refletia no mercado no que os americanos costumam chamar de preço proibitivo. Não tinha idéia de como seria o estado da pista. Mas Kamsim, vencedor do derby alemão deste ano em  forma espetacular na raia pesada, com cinco quilos a menos e preços muito bons devido a presença de Lucarno na prova, era o "overlay" do páreo.  Kamsim era a opção financeira  mais sólida. E a esperança de chuva...

Era manhã de domingo e era hora de procurar os live streams. Via radio acompanhei o Prix du Moulin.
Henrithenavigator confirmado de última hora quando Aidan O'Brian, seu treinador deu o o.k. após verificar o estado do "going" em Longchamp. Nunca esteve na carreira. Não houve "team tactics" que os salvassem.
O'Brien e o seu principal jóquei J.P. Murtagh são alvo de  constantes criticas pelo uso de trabalho em equipe de suas parelhas (às vezes com três cavalos ou mais)  que beiram o desleal .
Até porque todos os favoritos estavam amparados por "écuries".
Natagora seria "protegida" pelo foguete brasileiro Sarissa, Darjina  não seria protegida por Sageburg, que poderia tentar a vitória e a parelha mais bem feita Godikova poderia escoltar Pas Seule pois ambos os bixos saíram em "cordes" favoráveis junto a cerca interna.
Dada a largada  o Prix du Moulin de Longchamp, Paris pareceu sentir um pequeno sismo, disse-me Le Sorcier.
Sarissa saiu com sua velocidade impressionante e Pas Seule acompanhou para proteger Goldikova. Na hora da verdade Godikova assumiu e Darjina e Sageburg atacaram.
Darjina deu impressão de vitória o mas Goldikova tinha um segundo fôlego.
Goldikova ganhou novamente cofirmando grande classe e a impressão que pode esticar ainda mais a distância
Aonde my sweetheart Darjina obteve outro segundo lugar duro. E Paco Boy, invasor inglês confirmou grande forma pegou o terceiro com atropelada fulminante.
A decepção foi Henrithenavigator. que largando em raia ruim e encarando um "going" mais macio.
Favorecido por correr junta a cerca com a sua pacemaker ,
Mas mesmo assim saí no lucro.


Mais um placê duro para Darjina que é dominada por Goldikova.
Olho em Paco Boy



Uma vez que tinha investido no páreo via "betting exchange" poderia receber a retransmissão do sinal de vídeo do Champion Stakes, me sentei novamente em frente ao  computador. A boa noticia da manhã era que Duke of Marmalade era forfait. Mas como a minha oferta fora aceita antes da confirmação de sua ausência gerou um grande overlay sobre o meu investimento. Sem Duke, New Approach passava a franco favorito e os preços de Multidimensional também despencaram.
N.A. confirmou com facilidade. Multidimensional fez boa carreira mas forçou muito e cansou. Fazendo uma quarto próximo derrubando a minha defesa no "to be placed".

Restava garimpar o resultado do Baden. "Sintonizei" de novo o rádio mas os narradores tinham grande dificuldade em descrever o páreo. Acredito que o tempo era ruim. Disseram que Lucarno estava fora  de contenção. Algo fácil de ver devido a jaqueta branca. No final parecia ser Adlerflug e Kamsin. E prevaleceu Kamsin. Lucro garantido.
O estado  da grama foi descrito como esponjoso e com a descagra de cinco kilos certamente favoreceu Kamsin, o que não tira os méritos de sau impressionante campanha mas ainda espero ter grandes alegrias com Adlerflug ( e com a fabulosa Darjina).  O que fazer ? É como aquele tango, N.P.

Como decidi fazer um domingão caseiro resolvi conferir as carreiras na Turquia.
Yessss. Turquia.
Já tinah visto no bom site do Jóquei Clube Turco que eles tinham transmissão online de suas corridas. É um país que realmente parte fazer um esforço institucional para aprimorar a indústria. Recentemente foi adquirido o reprodutor americano Victory Gallop ( vencedor do Belmont Stakes) e o japonês Divine Light,pai de Natagora,   adicionando assim o sangue de Sunday Silence para sua criação.
Não acompanhei toda a transmissão porque tinha muita encheção de linguiça; paraquedista do Red Bull, uma mulher fazendo acrobacias  pindurada em um balão.
Mas foi uma programação noturna de luxo com flashes de Dubai World Cup.
Não vi imagens dos pavilhões do hípodormo de  Veliefendi em  İstanbul, mas imagino que não seja pouca bosta. E o estado da pista de grama era  impressionante ( clique nos links de video e confira). Um dos replays  era com quatro câmeras sincronizadas. Um verdadeiro show.
Dois páreos de grupo II com premiação altíssima eram o destaque do programa. Botei o despertador para lembrar do primeiro grande prêmio. Para ver sem compromisso.
No International Bosphorus Cup em 2400 metros com premiaçao nada humilde de quatrocentos mil dólares ao propietário do vencedor. Cem mil dólares pro criador e isto só para o primeiro lugar. Um vitória turca contra os invasores estrangeiros deve ter causado grande comoção   em Veliefendi. Em grande joqueada do melhor ginete turco Halis Karatas ( que havia conferido no desafio de Ascot contra Ricardinho e Baze. ) venceu Inspector (video).

Como os resultados dos dia haviam sido favoraveis me empolguei  e resolvi consultar os retrospectos do outro clássico do dia. Havia mercado ativo no páreo e aí degenerei...
.
Correria o páreo máximo do calendário internacional turco. O Topkapi Cup (video).
Corriam dois velhos amigos meus dos grupos I, os globetrotters Pressing e Linngari. Que no mercado inglês eram favoritos mas com preços até que razoáveis. No entanto na pedra turca o favorito era Sabirli, um sete a nos vindo de duas vitórias em páreos de grupo na Turquia. Para piorar Karatas aboard. Resolvi  ir each way com o favorito local que tinha um preço excelente no exchange.
Nunca esteve no páreo. Admito que me emocionei e cometi um erro.
Pressing que havia entrado segundo no Bosphorus do ano  anterior teve sobras nos 1600 metros. Ganhou como craque e Linngari mostrou mais uma vez o seu aguerrimento e atropelou para pegar um polpudo segundo.
Pressing garantiu para seu propietário  Gary Tanaka a bolsa em liras turcas equivalente a 600.000 dólares ( 150k para os criadores)

O engraçado é o fervor nacionalista e uma certa carência por reconhecimento dos turcos aos seus realmente fabulosos investimentos no turfe.
Talvez engraçado não seja bem a palavra.


No alto da pagina do TJK esta escrita a frase do fundador da República Turca , Kemal Atatürk .
" Corridas de cavalos é uma necessidade social de sociedades modernas."
Fica  forte impressão que o turfe faz  parte do esforço de "europeízação" da Turquia
Mas eles  querem reconhecimento...

No site é comemorada a vitória de Anak Nakal no Pensilvania Deby como  forma de exaltar a progenia de Victory Gallop. Soa somente como ufanismo mas tmabém marketing . É bom lembrar que o verdadeiro dinheiro está no breeding bussiness. E o sucesso de V.G. e Divine Light como garanhões pode significar lucro.

Mas quando o jóquei N.Callan trazia Pressing para a premiação chegou uma amazona entrevistá-lo a trote no estilo da televisão americana.
A pergunta como  foi algo como  corrida e que ela achava das corridas na turquia os cavalos turco.
Callan explicou que havia corrido no ano passsado lá com Pressing e que já conhecia tudo. Que os 2400 do ano anterior foi muita distância e que este ano eles tentaram a milha e que ele tinha muita fé no sucesso pois Presssing era um  grande campeão.
A  entrevistadora um pouco decepcionada com a falta de estusiamo e surpresa do jóquei com toda aquela maravilha que estava ocorrendo lá e voltou a perguntar.
"- Ah tu já conhece aqui . Mas o que tu achas dos cavalos turcos ?"
Ele elogiou...Mas dizer o quê. Ele estava mais preocupado em saborear aquele momento.
O que me soou engraçado é que até por causa do sotaque da entrevistadora a tal insistência  em arrancar elogios para os cavalos turcos.
Me lembrou um sketch do Saturday Night Live do "restaurante Grego".
Aonde era servida  a comida e vinha todos os funcionários perguntar se o cliente tinha gostado.
E ficavam perguntando sobre o molho ( sauce).
" And the sóce. The Sòce is gud ahhn ?"
Por outro lado tem que se reconhecer que foi um grande espetaculo. Quem  dera o Brasil tivesse algo tão grandioso.

P.S. Domingo de luxo novamente em Longchamp.  Cinco provas de grupo.
Light Green corre domingo em páreo fortissimo em Longchamp. Não se assustem se fizer um crime. Pois vem de correr uma enormidade.
A super craque Zarkava que vem de um treino não muito bom depois de ter brilhado nas matinais duas semanas antes é a estrela do principal páreo do dia o Prix Vermeille. A craque do Aga Khan  bota na linha no seu favoritismo ao Arco do Triunfo.
E Vision D'Etat vencedor do Derby francês volta  no Prix Niel.
E sábado. o St. Leger. O último classic inglês do ano.

P.S.2.  Vai começar tudo de novo.
Loucura. Loucura....


Nenhum comentário: