Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sábado, 12 de outubro de 2013

Qatar Prix de l'Arc de Triomphe 2013




Alguns comentários rápidos sobre o Arc 2013 , já que a crônica de Le Sorcier matou a pau.

Tréve é um monstro.
 Alec Head deu entrevista para imprensa inglesa uma seman antes do Arco dizendo que ela era bem superior a turma. E não mentiu.
A despeito da grande vantagem em peso que levou por ser uma potranca de três anos. Fabulosos cinco kilos em em raia pesada é consideravel vantagem. ninguém vai dizer que foi pelo handicap.
A potranca anaquilou um campo que incluia vencedores de Carlos Pellegrini, Derby Stakes, Prix du Jockey Club, Grand Prix du Paris, Tokyo Yushun ( 2 sendo um triplice corado Japones), St. Leger e mais três ou quatro multiplos vencedores de G1 em várias partes do mundo.

Orfreve não pareceu brilhar mas talvez seja em comparação a ganhadora. Vai demorar masi alguns anos para aparecer outro world beater nipônico para tenatr acabar com a zica.

Intello mostrou muita estamina. Andre fabre sabe muito. No entanto o Champion Stakes em Ascot seria melhor opção, apesar de Cirrus des Aigles ter resucitado no dia anterior ao Arc com mais uma vitória no Prix Dollar.

Motivator, o pai de Treve, foi um vencedor de Epsom Derby não muito valorizado por uma camanha decadente após o Clássico. Acabou sendo comprado pelo consórcio da Royal Ascot Racing Club.
Nos primeiros anos como garanhão produziu com pouco brilho até desancatar na sua quarta ou quinta geração com seu primeiro vencedor de G1, a égua Ridasiyna no ano passado. Foi removido, espertamente, para o Haras du Quesnay, da Familia Head que sabiam estavam com um foguete com a craque Treve.
Motivator cobre por meros  7500 euros em Deauville mas tenho certeza que isto vai mudar.

Flintshire gosta de raia rápida, queria ver ele em Santa Anita.

Soumillon já está aumentando o strike rate do Aga Khan, dureza de vida para C.-P. Lemaire.

Como são as coisas da vida. Quando a familia AL Thani reteve Frankie Dettori, Thierry Jarnet perdeu a montaria de Treve. E por acidente, Dettori fraturou a perna e ficou no estaleiro e voltou a montaria para Jarnet.

E Chapeau para os Al Thani. Além de gastarem milhoes como patrocinadores e propietários. Sempre achei a tenda montada em Longchamp uma babaquice e as corridas de cavalos árabes sonolentas  mas qualquer entrevista dos Sheiks Joann ou Sheik Fahd mostram pessoas genuinamente empolgadas e apaixonadas pelo esporte. São os Xeques mais legais do pedaço.

Este anos sem harakiri. Os japoneses sabem quando perderam justamente e aplaudiram o esforço de seus craque e principalmente  a majestade de Tréve.


Nenhum comentário: