Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sábado, 27 de julho de 2013

Fernandez Fierro - 10 anos - parte 1

Depois de  longa atividade aqui no blog, as caraminholas da minha cabeça estão exigindo um pouco de catarse criativa e por um ato de prolixidade. Para que eu possa ir adiante com a longa fila de bobagens esperando pela minha atenção não dividida e compulsiva.



Há pouco mais de mês a Orquesta Tipica Fernandez Fierro, a Grande Patrola do Tango, no cume dos "festejos" de seu décimo ano de existência lançou o álbum "TICS - Tan Idiotas Como  Siempre"". É uma obra com surpresas e deleites que agrada  por sua energia e letras com mensagens que levam a música para além do que convencionalmente é chamado Tango.

A orquesta é tipica, porque como diz o seu carismático cantor, Walter "Chino"  Laborde,  é composta de formação típica: " ...cuatro bandoneons,  cuatro violines, viola, cello, contrabajo y piano". No entanto  o tango da Orquesta é tão típico quanto  Laborde é  chinês.

Não se trata do Tango que gostava seu avô, ou meu pai. Ainda que eu  tenha certeza que se o G.K. estivesse vivo, ele já teria curtido algumas noites de "Pasion Tanguera"  no C.A.F.F. - Club Atletico Fernandez Fierro, a pequena e original casa de espetáculos bancada pela banda localizada no barrio de Abasto em Buenos Aires. Aonde eles criaram um espaço para ensaiar e apresentar seu trabalho e dar espaço a outros artistas que surgiram nos últimos anos. Que usam o Tango, a Milonga e outros ritmos identificados com música típica ou folclórica para expressar idéias e sentimentos modernos. E da C.A.F.F. surgiu  a Radio CAFF, uma radio online que expande este fórum de divulgação para internet.

A O.T.F.F. está no vórtice deste Tango Contemporâneo, que traz composições novas, fugindo dos standards do gênero e cantando em seus tangos,  diferente e  moderno, a Argentina dos dias de hoje.
O TTKOS acha que seu leitor deveria saber disto e conhecê-los melhor. Não sou um expert , sou um admirador, e   espero conduzir com segurança, a quem interessar possa, a razão desta admiração e espero que os links e imagens linkados seja compreensivelmente cedidos e mantidos.

A banda surge da aglutinação de jovens artistas em uma época que o Tango estava em decadência. Os novos artistas não angariavam destaque, o Rock Argentino dominava o gosto dos jovens das últimas décadas.
Mesmo sendo fãs de  rock, eram tangueros. E ao fazer tango, isto se mostrou. Se primeiramente não tanto na música, certamente na atitude.

No inicio, sua música era mapeada pelo pianista e diretor musical à época.  Julian Peralta,  um estudioso da orquesta típica, que fez a  Fernandez Fierro trilhar os rumos de Pugliese mas sempre a inspiração do Nuevo Tango de Piazolla, que  ensinou que o tango poderia ser mais que o "dos por quatro" destinado ao bailado e poderiam ser peças de concerto.
Peralta tinha que trabalhar com a aquiescência dos demais componentes. A OTFF nasceu uma cooperativa, se constituiu legalmente assim e todos os seus músicos e depois, os iluminadores, são donos de igual importância.
Uma  jeito de pensar que era consequência direta  da crise Argentina do inicio dos anos 2000. O País havia perdido o rumo econômico e politico.
E este grupo de jovens artistas queriam se expressar na Buenos Aires nas .."calles hoy derrumbadas" de Rubin, precisavam se juntar, se ajudar para poder fazer isto. Por isso era um tango que não era para bailar.
Era para se ouvir e refletir.

Comecemos com Cuesta Abajo, um tango clássico Gardel e Le Pera. É um clipe importante. Cuesta Abajo era a faixa que finaliza o primeiro album de La Fierro, Envasado en Origen. Um disco que tinha algumas composições originais  e  grande presença de peças instrumentais. Sendo um Gardel clasico, representa bem o inicio da jornada, tanto no arranjo quanto na presença de Laborde.
A Capa de Envasado en Origen
E para divulgar seu trabalho,eles precisavam ir as ruas. Na crise que levava tudo costa abaixo, o tango era a lembrança do passado saudoso.
Por sorte temos  you tube, e agradeço antecipadamente a giokitango por compartilhar ( não pedi autorização).





continua....







Nenhum comentário: