...podia ter sido o dia de uma das maiores tragédias da história da Austrália.
Os muitos milhões apostados teriam feito a festa dos bookmakers e os punters
varridos por um banho de sangue que lembraria a campanha da ANZAC na Grande Guerra.
Black Caviar, Nellie para os íntimos, a égua que sem dúvida uma das maiores sprinters de todos os tempos quiçá the best of'em all.
Os meses de expectativa ara o dia em que Black Caviar iria provar aos seus detratores, todos eles não australianos, que nunca existiu nada que se compare com a craque australiana. Vencedora de todas as suas 21 corridas.
A Rainha foi a parte de nova de sua tribuna, com vistas para o paddock, foi esperar a chegada do fenômeno.
Centenas de pessoas se alinharam no caminho por onde ela foi caminhada para o paddock esperando tirar uma foto da superstar.
Tranquila, em suas passadas largas, quase deselegantes devido seu massivo corpo. Enquanto esperava ser selada e para pode ir trabalhar.
Tudo pronto, largaram... e tudo parecia outro dia no escritório, como se estivesse em Flemington ou Moone Valley. O galope de Black Caviar é quase reconfortante, tamanha a facilidade que cobre o percurso com o seu longo stride.
Faltando 100 metros parecia que se treminó.
Ainda que as potrancas francesas iniciassem um ataque furioso. Restidargent, que foi inteligentemente colocada a espreita de Black Caviar por Maxime Guyon, e Moonloght Cloud, the best in France como qualificada por joquei Thierry Jarnet, que em carreira brilhante trouxe ela do meio da raia para junto a cerca das tribunas aonde a pista parecia mais rápida.
Os franceses foram para o coup d'etat.
Mas parecia muito tarde e Black Caviar, mesmo cedendo vantagem parecia inalcançável.
E aí entra na história Luke Nolen, o jóquei de Black Caviar, que em poucos segundos quase caiu de herói nacional para pária.
Nolen, aparentemetne teve o que os americanos chamam de brain fart - peido cerebral. Parou de tocar a campeã e em seguida levantou como se a corrida já tivesse acabado. Ao perceber a chegada de Moonlight Cloud, que parece ter ultrapassado. Nolen no último momento possível pediu ajuda a sua pupila. Que reagiu e salvou a vida do jóquei.
Tivesse ele perdido, considerando o contingente australiano, a quantidade generosa de álcool consumida em Ascot , a quantidade de dinheiro apostada na égua e mais do que isso. O golpe que isso seria na reputação do Orgulho da Austrália.
Pode escrever Joãozinho, o rapaz não cruzaria pelo Grand Stand montado e a Guarda Real teria que se deslocar da Tribuna para salvar a pele do jóquei.
Disse Nolen em entrevista antes de receber a premiação que subestimou as condições da pista, que foram muito exigente para BC e que resolveu aliviar. E a égua mais cansada que o usual parou mais rápido que o usual.
Um erro em sua própia admissão. Ele aparecia legitimamente constrangido em ter maculado um pouco a reputação do animal que ele ama e que lhe trouxe fortuna.
O treinador aparecia aliviado pela vitória, eu entendi que ele disse que Black Caviar é melhor que sua performance indica e que ela apresentou o seu jogo "A". Apesar de entrevista anterior a corrida ele dizia que ela nunca esteve melhor.
Pareceu aliviado também por não ter que assassinar seu jóquei em frente a oitenta mil testemunhas.
Acredito que tribunal algum da Inglaterra u da Austrália não o absolvesse do crime naquelas circunstâncias.
Explicações a parte, Black Caviar ganhou mas não convenceu, porque era tarefa muito difícil. Especialmente depois da demolição imposta por Frankel na abertura do meeting.
E mesmo o melhor da França e talvez o melhor da Europa, correndo muito, não conseguiram vencer Black Caviar, mesmo com a cagada de Nolen.
E no fim, lembremos, ganhou Black Caviar.
E agradeço a Frankel e especialmente a Black Caviar e Nolen, que respectivamente arrepiaram os cabelos dos meu braços (o primeiro) e que me deram taquicardia, a racing heart.
E a disposição e a necessidade de escrever.
Febrilmente, como a muito tempo não escrevia.
Loucura, loucura.
Leia mais!
sábado, 23 de junho de 2012
BLACK CAVIAR VENCE EM ROYAl ASCOT MAS...
Posted by
Tinho Kessler
at
09:38
0
comments
terça-feira, 19 de junho de 2012
Frankel - Royal Ascot - Queen Anne Stakes 2012
UAAAAAUU!
Se você ainda não viu, se prepare. Provavelmente vocês vão ver algo que nunca viram na sua vida.
Foi uma performance como raras se viram na história.
Frankel, a locomotiva de quatro patas, abriu o Royal Ascot Festival em grande estilo.
Dentro das comemorações do Jubileu, talvez somente a Rainha não tenha ficado de queixo caído.
Onze corpos
E uma demostração fora do comum de força e dominação.
Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
08:34
0
comments
sábado, 2 de junho de 2012
Investec Derby 2012
Nâo costumo me animar os bichos da Coolmore, no entanto Camelot ganhou com tintas de craque. In real style, como diz o comentarista
O jóquei Joseph O'Brien é o filho do treinador, o mago de Ballydoyle, Aidan.. Trata-se de um menino de 19 anos muito alto para ser jóquei que provavelmente não vai ter peso para montar daqui a alguns anos, em corridas flat, pelo menos.
O burburinho é que a corporação irlandesa vai atrás da tríplice coroa, já que o potro filho de Montjeu parece ter a estamina que faltava a Sea The Stars.
Mas como ainda por cima Camelot era um favoritaço, me deu o prazer adicional de imaginar os bookmakers do Reino Unido e Irlanda amargando um prejuízo. Grande, eu espero.
Dia e pegar uma pint de Guinness e brindar os heróis da Irlanda.
Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
11:17
0
comments
Labels: breeders' cup, corrida de cavalos, Derby, horse racing
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Letters of Note: The end of the world of books
Mais uma vez Norman Maclean, autor de A River Runs Through It. Livro que originou o roteiro do filme Nada É Para Sempre usa o poder da prosa para compor uma mensagem contundente.
Trata-se de uma raridade, a (suposta) carta de Maclean em reposta a generosa oferta da editora Alfred A. Knopf de receber os manuscritos de sua segunda obra, após ter sonoramente rejeitado sua novela de estréia, "A River..." que foi bem sucedida e aclamada pela crítica,
Como disse Maclean, as cartas de rejeição de editoras fazem parte da "finest fuck-you prose in the English language".
Letters of Note: The end of the world of books Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
07:10
0
comments
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Melbourne Cup 2011 - Para variar sensacional
Por menos de toque de fuça. Sensacional !
O francês Dunaden, de propiedade do xeque catariano Fahad Al Thani. Corre na França, treinado por Mikel Delzangles, conduzindo pelo mago do photochart Christophe-Marie Lemaire ( lembrem de Vodka na Japan Cup de 2009 aqui).
segurou o ataque fulminante do inglês Red Cadeaux, treinado por Ed Dunlop, montado pelo local Michael Rodd.
Primeiro achei que ganhou um, depois outro. De mata os pirú do coração.
Foi uma Cup meio dura pros locals, que historicamente repeliam os invasores. E, pelo segundo ano seguido, depois de Americain, veêm os prêmios milionários que pagam evadir para o velho continente.
Tá certo, que dos 23 inscritos, 10 eram de fora. Sendo que Americain é de propietários Australianos. mas é treinado na França por Alan du Royer-Dúpre. Americain aliás chegou voando em quarto lugar e Em terceiro o alemão Lucas Cranach, adquirido por australianos no inicio do ano e correndo já em "casa".
Aliás, Lucas Cranach foi o único "aussie" com colocação premiada.
Incrivelmente, entre os dez primeiros ele foi o único a levar um pedaço da bolsa (gordos 414,000 AUD).
Torcia por Fox Hunt, montado pelo brasileiro Silvestre de Souza. Que abriu mão de um dia de montarias na Inglaterra na sua desesperada luta pelo título de campeão da temporada.
Pelo menos ele beliscou um sétimo lugar, mesmo vendo a diferença crescer quatro pontos, os 115 mil dólares australianos da posição equivale 6% de todo o faturamento do ano, de longe a melhor campanha dele desde que chegou ao Reino Unido
Mas a foto da chegada vale mais do bilhões de palavras.
Loucura, Loucura
Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
12:19
0
comments
sábado, 8 de outubro de 2011
Black Caviar 14th win - Schweppes Schillaci Stakes
Mas 14-14 e correndo uma enormidade vinda de parada.
Para quem não conhece ainda. A melhor sprinter do mundo, o fenômeno australiano :
Posted by
Tinho Kessler
at
04:25
0
comments
domingo, 2 de outubro de 2011
Prix de l'Arc de triomphe 2011 - Danedream - Equidia Live
Posted by
Tinho Kessler
at
14:20
0
comments
Um arco historico ! Uma potranca Alemã com joquei alemão e em tempo recorde
Dois shows. No Criterium de potrancas(pouliches) e no de potros (poulains).
Um filho de Hat Trcik, único garanhão filho de Sunday Silence ganhador de Grupo 1 a prestar serviços no ocidente.
Dabirism foi comprado por 30 mil euros porque deu vontade de arriscar na linhagem do garanhão desconhecido. Longe do solo sagrado Chantilly pode-se produzir craques. De La Teste-de-Buch para o mundo, surge Dabirism.
Voilá !
Danedream foi adquirida em parte às vésperas do Arc, por Teruya Yoshida, da poderosa Shadai Farms.
Agora deve, à caminho do Japão, até dar uma parada na Breeder's Cup.
Posted by
Tinho Kessler
at
14:19
0
comments
Labels: Arc de Triomphe, Arco do Triunfo, breeder's cup, corrida de cavalos, Paris
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Breeder's CuP 2010
Mais uma vez não vou ter tempo de me debruçar na Breedders' Cup do jeito que eu queria.
São muitos, muitos páreos, dois dias e a volta das carreiras a areia vai ser uma boa. Diminuiu o entusiasmo dos invasores europeus, mas não tanto.
Os euro vem com sanguinosoío nos pareso de grama as usual, a exceção do sprint e dois potros vão tentar a main track. Um potro e uma potranca, ambos filhos de Bernardini. E Aidan O'Brien vai de lasix nos bichos. Não trouxe os big guns, Rip Van Winkle e Fame and Glory, mas estes provavelmente não estavam em condições depois de uma temporada extenuante.
E toda a promoção nos EUA, com direito a matéria nos 60 minutes e citação de Oprah Winfrey, que a elegeu uma das mulheres mais poderosas dos EUA, é Zenyatta. Que vai para o seu maior desafio, para qual a vitória ou até mesmo um placê lutado pode finalmente apagar todos os buts do seu currículo. A busca da perfeição finalmente poderá consagrar bem, a pefeição.
Como eu posso resolver essa loucura.
Mas deliverando com os meus gurus, os retorspectos, búzios e até mesmo raciocio lógico fundamentado e análise de risco. Eu acabei encontrando alguns palpites.
Marathon : Awesome Gem é único com form de g1, não vejo razões para que ele não aguente a distância extra. Mas se Precision Break gostar da areia e estiver com pule alta, é altametne usável.
No Juvenile Filies Turf, a americana Winter Memories pode ser inbátivel. Mas eu sempre vou com os euros na grama. Toghther da Coolmore é a que tem os melhores papéis mas larga muito por fora. Quiet Oasis, tem bom retrospecto, ´é treinada pro Brian Mehhan e vai de Dettori e a que masi me agradam Tale Untold tem um pedigree que vai se adaptar melhor a areia firma. Vou ficar com as duas últimas.
EU gostaria de perguntar ao Bob Baffert sobre Gabby Golden Gal, vindo de parado a va´rios meses. Já Baffert puxa um coelho desses da cartola e eu gosto dela nesta posição. E de Sara Louise também. Mas é um páreo duro este Sprint .
No Juvenile Fillies, apesar do favoritismo e de AZ Warrior. Eu vou arriscar Theyskens Theory, uma filha de Bernardini que optou pela areia e tem feito figura nas matinais. Mas o buzz é forte e pode ser que o preço saia do meu target.
Midday é a unica barbada do dia, de todo fim de semana para dizer a verdade. Chapa no pick4.
O Ladies Classic, i.e. Distaff é um páreo forte e dificil. Vou trocer pela potranca campeã, Blind Luck. Se for num pick4 vou ter que bordar.
No sábado, vou passar reto pelos sprints. Nada me saltou aos olhos. Se o preço estiver bom vou de Warrior's Reward no de areia. Esperando que todo exploda em um trem de carreira suicida e que |Leparoux traga ele numa atropleda final.
Vou com outro euro filho de Bernardini trocando para a areia. Biondetti da Godolphin. Ganhou g1, na Italia, areia macia e não tinha tanta ação assim mas vai de lasix e é um pintura de potro. Mas o favorito Uncle Mo pode segurar sua velocidade em especial se a raia estiver rápida e cruzar de palito a palito Outra curiosidadae é o campeão dois anos peruano, Murjan. Ele é criado nos Estados Unidos, então nasceu em ano europeu e trucidou um competição, imagino de animais mais maduros, No entanto a turma do Peru é mais fraca. Vai de lasix pela primeira vez e vai ser divertido.
Na milha:Goldikova, Goldikova, Goldikova. Mas se a grama estiver asfaltica pode ser que Sidney's Candy galope livre e nunca seja alcançado.
Eu gosto de Tizway no Dirt Mile, mas é páreo duro. Eu usaria Vineyard Haven pra ponta mas pegou uma raia muito ruim. Páreo para bordar nas picks.
No Turf Classic, se o ganhador do Arco do Triunfo Workforce correr ele é vencível, devido a condição da raia, se estiver muito dura talvez não corra e talvez o tamnho do potro seja um problema na pista interna com menso espaço e curvas fechadas. Eu não gosto de Behkabad nesta situação também. Teve um ano puxado, não vai de lasix, deveria ter tido mais sorte no Arc, mas nos últimos duzentos não tinha tanta ação assim. Mas estes dois potros são tão superiores ao resto que pode ser que mesmo aos trancos e barrancos um dos dois leve. O azar que me agrada é Al Khali, para apimentar as apostas exóticas.
E o Classic. Repito me este ano. Vou torcer para Zenyatta mas vou apostar contra. Ou para evitar o prejuízo do ano passado, talvez só pegeu um chopp e erga a taça a grande rainha.
Apesar de não ter as odds que gostaria, os treinos e o possivel cenário de trem de carreira me leve a Lookng At Lucky. O potro que nunca fez besteira na vida mas sempre se ferra no sorteio das raias. Larga bem por fora mas não foi que se ferrou mais.
Quem se ferrou foi Quality Road, qye vai largar do buraco 1 de Churchill Downs e vai ter a sua direita o incomodo bafo no cangote de Haynesfield e First Dude. Se largar atrasdo QR entra no caixote. Se largar bem vai ter a pressão no trem de carreira.
Vou botar LAL the peão nas exatas e buscar uns azarões. Talvez Musket Man, talvez Etched.
E com sorte vou estar vivo no Pick 4 em caso Zenyatta ganhe e que a pule seja razoavel para amenizar o prejuizo do fim de semana.
Vão ser dois baita dia de corrida.
Loucura, loucura.
Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
13:17
0
comments
Labels: Arc de Triomphe, Arco do Triunfo, breeder's cup, corrida de cavalos, horse racing, turfe
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Seu Lagarto (www.zuandonosbailes.com)
Meu novo ringtone...
leidies endi jenteuman...
MC PIU e AS ATENTADAS DO FUNK
Sera que o largato engole ?
Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
06:57
0
comments
domingo, 26 de setembro de 2010
Secretariat Trailer
Em breve, sei lá quando em Pindorama, estreiará nos cinemas a história de Secretariat.
Secretariat, Joaõzinho¹ caso já não tenha lido aqui ou algum lugar foi, no cada vez mais longínquo MCMLXXIII A.D. foi um dos maiores fenômenos do turfe mundial.
Seus feitos nas pistas o faz sempre ser citado entre os melhores de todos os tempos.
E suá vitória no Belmont Stakes foi algo nunca antes visto e provavelmente nunca acontecerá algo parecido.
Então, posso imaginar que as liberdades poéticas² tomadas pelo estúdio serão tóxicas aos diabéticos.
Ms. Tweedy vinha de uma família rica e eu nunca consegui imaginar ela como uma housewife.
Eu tinha nela a imagem de uma moça "prafrentrex" que assumiu o haras da familia durante um período de grandes dificuldades.
Mas francamente pode ser que esta parte seja a mais precisa do filme. Ela foi uma figura destacada numa época em que o women's lib estava a toda. Chegando ao topo em uma área dominada por homens, em geral da aristocracia americana aonde o papel feminino era de coadjuvante.
Esta parte da história é material disney de prima. Assim como era a história de Seabisquit, que não foi feito pela disney.
O risco da disneyzação é a capacidade do estúdio transformar a história de Mariah's Storm em Sonhadora. Pegar uma história real, botar uma criança no meio e exagerar na melodramaticidade e doçura no caminho do final feliz.
Um craque do Meadows Stables que só não ganhou a tríplice coroa porque não corria nada no barro e no dia do Preakness o mundo veio abaixo.
Um anos antes do sucesso de Secretariat na Tríplice Coroa, Riva Ridge já havia salvo o Meadows Stables sob a liderança de Penny Tweedy.
Ajudaria a criar mais interesse na história.
Fico aqui torcendo que o filme seja bom e faça sucesso. Para dar uma ajuda na indústria e para o meu própio divertimento.
Posted by
Tinho Kessler
at
06:56
0
comments
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
TV Pirata - Poker Interminável
Que maravilha, um clássico.
Baseado em um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
Se não engano, do tempo que o Verissimo, o novo, escrevia na Veja.
Acho que foi publicado em semanas não consecutivas, dando ainda importância a linha de tempo.
O pôquer interminável.
Finalmente achei no youtube e temos que agradecer a Neoatorre.
Bem dizer, bem dizer... Eu me lembrava que foi originalmente encenado no Viva o Gordo.
Se aparecer esta versão eu posto também.
Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
06:10
0
comments
domingo, 22 de agosto de 2010
Overdose Wins The Bestens-Pannonia Life Insurance Prize (Listed) 5f Race...
Posted by
Tinho Kessler
at
10:34
0
comments
domingo, 18 de julho de 2010
Overdose de volta na Eslovaquia
O craque Invicto Overdose volta a Bratislava para conquistar sua 13a. vitória. Parado a quinze meses por lesão. ela ainda parece enferrujado. O proximo paso um grupo II em Baden para tentar finalmente corrigir a história no Prix de L'Abbaye. Ajustar as contas com Marchand D'Or parece fácil se for enfrentar o fenômeno australiano Starspangledbanner.
Já o narrador eslovaco, parecia ter jogado a casa no foguete húngaro.
Overdose ainda está enferrujado o que pode ser constatado se compararmos a vitória de hoje com sua atuação em Bratislava em Junho de de 2008, em que pese literalmente a carga extra que certamente carregou na sela.
Leia mais!
Posted by
Tinho Kessler
at
14:21
0
comments