Cachoeirão dos Rodrigues ameaçado por represa !
PAC tem projeto que afronta a natureza em São José dos Ausentes ! Veja o post ! Se informe !

sábado, 23 de junho de 2012

BLACK CAVIAR VENCE EM ROYAl ASCOT MAS...



...podia ter sido o dia de uma das maiores tragédias da história da Austrália.
Os muitos milhões apostados teriam feito a festa  dos bookmakers e os punters
varridos por um  banho de sangue que lembraria  a campanha da ANZAC na Grande Guerra.

 Black Caviar, Nellie para os íntimos, a égua que sem dúvida uma das maiores sprinters de todos os tempos quiçá the best of'em all.
Os meses de expectativa ara o dia em que Black Caviar iria provar aos seus detratores, todos eles não australianos, que nunca existiu nada que se compare com a craque australiana. Vencedora de todas as suas 21 corridas.
A Rainha foi a  parte de nova de sua tribuna, com vistas para o paddock, foi esperar a chegada do fenômeno.
Centenas de pessoas se alinharam no caminho por onde ela foi caminhada para o paddock esperando tirar uma foto da superstar.
Tranquila, em suas passadas largas, quase deselegantes devido seu massivo corpo. Enquanto esperava ser selada e para pode ir trabalhar.

Tudo pronto, largaram... e tudo parecia outro dia no escritório, como se estivesse em Flemington ou Moone Valley. O galope de Black Caviar é quase reconfortante, tamanha a facilidade que cobre o percurso com o seu longo stride.
Faltando 100 metros parecia  que se treminó.
Ainda que as potrancas francesas iniciassem um ataque furioso. Restidargent, que foi inteligentemente colocada a espreita de Black Caviar por Maxime Guyon, e Moonloght Cloud, the best in France como qualificada por joquei Thierry Jarnet, que em carreira brilhante trouxe ela do meio da raia para junto a cerca das tribunas aonde a pista parecia mais rápida.
Os franceses foram para o coup d'etat.

Mas parecia muito tarde e Black Caviar, mesmo cedendo vantagem parecia inalcançável.

E aí entra na história Luke Nolen, o jóquei de Black Caviar, que em poucos segundos quase caiu de herói nacional para pária.
Nolen, aparentemetne teve o que os americanos chamam de brain fart - peido cerebral. Parou de tocar a campeã e em seguida levantou como se a corrida já tivesse acabado. Ao perceber a chegada de Moonlight Cloud, que parece ter ultrapassado. Nolen no último momento possível pediu ajuda a sua pupila. Que reagiu e salvou a vida do jóquei.
Tivesse ele perdido, considerando o contingente australiano, a quantidade generosa de álcool consumida em Ascot , a quantidade de dinheiro apostada na égua e mais do que isso. O golpe que isso seria na reputação do Orgulho da Austrália.
 Pode escrever Joãozinho, o rapaz não cruzaria pelo Grand Stand montado e a Guarda Real  teria que se deslocar da Tribuna para salvar a pele do jóquei.

Disse Nolen em entrevista antes de receber a premiação que subestimou as condições da pista, que foram muito exigente para  BC e que resolveu aliviar. E a égua mais cansada que o usual parou mais rápido que o usual.
Um erro em sua própia admissão. Ele aparecia legitimamente constrangido em ter maculado um pouco a reputação do animal que ele ama e que lhe trouxe fortuna.
O treinador aparecia aliviado pela vitória, eu entendi que ele disse que Black Caviar é melhor que sua performance indica e que ela apresentou o seu jogo "A". Apesar de entrevista anterior a corrida ele dizia que ela nunca esteve melhor.
Pareceu aliviado  também por não ter que assassinar seu jóquei em frente a oitenta mil testemunhas.
 Acredito que tribunal algum da Inglaterra u da Austrália  não o absolvesse do crime naquelas circunstâncias.
Explicações a parte, Black Caviar ganhou mas não convenceu, porque era tarefa muito difícil. Especialmente depois da demolição imposta por Frankel na abertura do meeting.
E mesmo o melhor da França e talvez o melhor da Europa, correndo muito, não conseguiram vencer Black Caviar, mesmo com a cagada de Nolen.
E no fim, lembremos, ganhou Black Caviar.
E agradeço a Frankel e especialmente a Black Caviar e Nolen, que respectivamente arrepiaram os cabelos dos meu braços (o primeiro) e que me deram taquicardia, a racing heart.
E a disposição e a necessidade  de escrever.
Febrilmente, como a muito tempo não escrevia.

Loucura, loucura. Leia mais!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Frankel - Royal Ascot - Queen Anne Stakes 2012

UAAAAAUU!

Se você ainda não viu, se prepare. Provavelmente vocês vão ver algo que nunca viram na sua vida.

Foi uma performance como raras se viram na história.

Frankel, a locomotiva de quatro patas, abriu o Royal Ascot Festival em grande estilo.
Dentro das comemorações do Jubileu,  talvez somente a Rainha não tenha ficado de queixo caído.

Onze corpos
E uma demostração fora do comum de força e dominação.

Leia mais!

sábado, 2 de junho de 2012

Investec Derby 2012

Nâo costumo me animar os bichos da Coolmore, no entanto Camelot ganhou com tintas  de craque. In real style, como diz o comentarista
O jóquei Joseph O'Brien é o filho do treinador, o mago de Ballydoyle, Aidan.. Trata-se de um menino de 19 anos muito alto para ser jóquei que provavelmente não vai ter peso para montar daqui a alguns anos, em corridas flat, pelo menos.
O burburinho é que  a corporação irlandesa vai atrás da tríplice coroa, já que o potro filho de Montjeu parece ter a estamina que faltava a Sea The Stars.

Mas como ainda por cima Camelot era um  favoritaço, me deu o prazer adicional de imaginar os bookmakers do Reino Unido e Irlanda amargando um prejuízo. Grande, eu espero.

Dia e pegar uma pint de Guinness e brindar os heróis da Irlanda.

Leia mais!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Letters of Note: The end of the world of books


Prof. Maclean. Em foto sugada do post linkado


Mais uma vez Norman Maclean, autor de A River Runs Through It. Livro que originou o roteiro do filme Nada É Para Sempre usa o poder da prosa para compor uma mensagem contundente.

Trata-se de uma raridade, a (suposta) carta de Maclean em reposta a generosa oferta da editora Alfred A. Knopf de receber os manuscritos de sua segunda obra, após ter sonoramente rejeitado  sua novela de estréia, "A River..." que foi  bem sucedida e aclamada pela crítica,

Como disse Maclean, as cartas de rejeição de editoras fazem parte da  "finest fuck-you prose in the English language".
A resposta do velho professor é digna de suas raízes escocesas e da sua criação  na florestas de Montana.


Letters of Note: The end of the world of books Leia mais!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Melbourne Cup 2011 - Para variar sensacional



Por menos de toque de fuça. Sensacional !

O francês Dunaden, de propiedade do xeque catariano Fahad Al Thani. Corre na França, treinado por Mikel Delzangles, conduzindo pelo mago do photochart Christophe-Marie Lemaire ( lembrem de Vodka na Japan Cup de 2009 aqui).
segurou o ataque fulminante do inglês Red Cadeaux, treinado por Ed Dunlop, montado pelo local Michael Rodd.
Primeiro achei que ganhou um, depois outro. De mata os pirú do coração.
Foi uma Cup meio dura pros locals, que historicamente repeliam os invasores. E, pelo segundo ano seguido, depois de Americain, veêm os prêmios milionários que pagam evadir para o velho continente.
Tá certo, que dos 23 inscritos, 10 eram de fora. Sendo que Americain é de propietários Australianos. mas é treinado na França por Alan du Royer-Dúpre. Americain aliás chegou voando em quarto lugar e Em terceiro o alemão Lucas Cranach, adquirido por australianos no inicio do ano e correndo já em "casa".
Aliás, Lucas Cranach foi o único "aussie" com colocação premiada.
Incrivelmente, entre os dez primeiros ele foi o único a levar um pedaço da bolsa (gordos 414,000 AUD).
Torcia por Fox Hunt, montado pelo brasileiro Silvestre de Souza. Que abriu mão de um dia de montarias na Inglaterra na sua desesperada luta pelo título de campeão da temporada.
Pelo menos ele beliscou um sétimo lugar, mesmo vendo a diferença crescer quatro pontos, os 115 mil dólares australianos da posição equivale 6% de todo o faturamento do ano, de longe a melhor campanha dele desde que chegou ao Reino Unido
Mas a foto da chegada vale mais do bilhões de palavras.

Loucura, Loucura Leia mais!

sábado, 8 de outubro de 2011

Black Caviar 14th win - Schweppes Schillaci Stakes

Absolutamente sem esforço. A turma tá muito fraca pode-se dizer.
Mas 14-14 e correndo uma enormidade vinda de parada.
Para quem não conhece ainda. A melhor sprinter do mundo, o fenômeno australiano :
Black Caviar.

Leia mais!

domingo, 2 de outubro de 2011

Prix de l'Arc de triomphe 2011 - Danedream - Equidia Live

Leia mais!

Um arco historico ! Uma potranca Alemã com joquei alemão e em tempo recorde

Prezados,
A volta do Sorcier só poderia ser em um Arco.
Um Arco histórico.
O maior publico dos últimos anos num surpreendente Outono de 27Graus.
Durante todo o final de semana Paris esteve perfeita, linda de céu azul e Longchamp recebeu um publico histórico.
Estavam lá franceses, ingleses (presença certa), irlandeses e japoneses (esperançosos de um dia ganhar um arco).
Mas este ano tivemos reforço de italianos e alemães..
A equipe brasileira com os ponta firme Claudio Marques e Raul Regis de Freitas Lima com suas respectivas esposas, reforçadissimo pelo Sorcier, Francisco Marcantonio e esposa !

DIAPORAMÁ - A visão de Le Sorcier no bastidores de Longchamp



Danedream ganhou e encantou !!!
Como uma arrancada e dar inveja a rainha Zarkava , a Condessa alemã humilhou com uma vitoria de mais de 5 corpos estraçalhando o recorde da prova. 2,24,49
Ela que já havia feito o mesmo no Oaks Italiano em Berlin e em Baden Baden, todos ganhos por mais de 5 corpos, desfilou magnifica diante de um publico incrédulo que esperava o sucesso dos franceses, ingleses, neozelandêses ou até japoneses, mas o que vimos foi magia.
.
A tarde foi repleta de grandes carreira Kasbah Bliss confirmou no Prix Cadran em 4000m.

Vimos Tangerine Tress ganhar de ponta a ponta os 1000 do Prix de l"Abbaye.
Dois shows. No Criterium de potrancas(pouliches) e no de potros (poulains).
Na versão feminina, Elusive Kate ganhou com autoridade e entre os potros,Dettori deu uma aula de direção com Dabirsim.Este potro iniciou a carreira na Aquitânia, uma região menos tradicional do turfe francês, surge o novo campeão dois anos.
Um filho de Hat Trcik, único garanhão filho de Sunday Silence ganhador de Grupo 1 a prestar serviços no ocidente.
Dabirism foi comprado por 30 mil euros porque deu vontade de arriscar na linhagem do garanhão desconhecido. Longe do solo sagrado Chantilly pode-se produzir craques. De La Teste-de-Buch para o mundo, surge Dabirism.


Infelizmente vimos Goldi perder por meia cabeça o Prix da la Foret, onde tentava o bis, antes de partir para a quarta tentativa na Breeders! Força Goldikova.
Seu conquistador foi o inglês Dream Ahead; Tido como craque com dois anos, dividindo as honras de campeão ano passado com o fabuloso Frankel. Depois de um inicio de ano complicado parece que sua forma faz justiça ao handicappers da British Horse Racing Association.



A condessa Danedream, no entanto, foi a estrela do dia.
Uma potranca alemã ganhando o arco em recorde !!!!
A alegria do jóquei alemão Andrasch Starke também foi um show a parte após o páreo.

Querm viu , viu !!!!
Danedream foi adquirida como yearling em um leilão em Baden-Baden por 9000 Euros.
Prêmio do arco? 2.285 600 Euros.
Voilá !
Á la prochaine

Le Sorcier Cardinet.

P.S. A grande ironia é que depois dos placês criminosos de El Condor Pasa e Nakayama Festa e do fracasso do super craque Deep Impact, fica um prémio de consolação à nação japonesa.
Danedream foi adquirida em parte às vésperas do Arc, por Teruya Yoshida, da poderosa Shadai Farms.
Agora deve, à caminho do Japão, até dar uma parada na Breeder's Cup.
Leia mais!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Breeder's CuP 2010

Zenyatta rumo ao BI ?

Mais uma vez não vou ter tempo de me debruçar na Breedders' Cup do jeito que eu queria.
São muitos, muitos páreos, dois dias e a volta das carreiras a areia vai ser uma boa. Diminuiu o entusiasmo dos invasores europeus, mas não tanto.

Os euro vem com sanguinosoío nos pareso de grama as usual, a exceção do sprint e dois potros vão tentar a main track. Um potro e uma potranca, ambos filhos de Bernardini. E Aidan O'Brien vai de lasix nos bichos. Não trouxe os big guns, Rip Van Winkle e Fame and Glory, mas estes provavelmente não estavam em condições depois de uma temporada extenuante.


E toda a promoção nos EUA, com direito a matéria nos 60 minutes e citação de Oprah Winfrey, que a elegeu uma das mulheres mais poderosas dos EUA, é Zenyatta. Que vai para o seu maior desafio, para qual a vitória ou até mesmo um placê lutado pode finalmente apagar todos os buts do seu currículo. A busca da perfeição finalmente poderá consagrar bem, a pefeição.

Como eu posso resolver essa loucura.
Mas deliverando com os meus gurus, os retorspectos, búzios e até mesmo raciocio lógico fundamentado e análise de risco. Eu acabei encontrando alguns palpites.

Marathon : Awesome Gem é único com form de g1, não vejo razões para que ele não aguente a distância extra. Mas se Precision Break gostar da areia e estiver com pule alta, é altametne usável.

No Juvenile Filies Turf, a americana Winter Memories pode ser inbátivel. Mas eu sempre vou com os euros na grama. Toghther da Coolmore é a que tem os melhores papéis mas larga muito por fora. Quiet Oasis, tem bom retrospecto, ´é treinada pro Brian Mehhan e vai de Dettori e a que masi me agradam Tale Untold tem um pedigree que vai se adaptar melhor a areia firma. Vou ficar com as duas últimas.

EU gostaria de perguntar ao Bob Baffert sobre Gabby Golden Gal, vindo de parado a va´rios meses. Já Baffert puxa um coelho desses da cartola e eu gosto dela nesta posição. E de Sara Louise também. Mas é um páreo duro este Sprint .

No Juvenile Fillies, apesar do favoritismo e de AZ Warrior. Eu vou arriscar Theyskens Theory, uma filha de Bernardini que optou pela areia e tem feito figura nas matinais. Mas o buzz é forte e pode ser que o preço saia do meu target.

Midday é a unica barbada do dia, de todo fim de semana para dizer a verdade. Chapa no pick4.

O Ladies Classic, i.e. Distaff é um páreo forte e dificil. Vou trocer pela potranca campeã, Blind Luck. Se for num pick4 vou ter que bordar.

No sábado, vou passar reto pelos sprints. Nada me saltou aos olhos. Se o preço estiver bom vou de Warrior's Reward no de areia. Esperando que todo exploda em um trem de carreira suicida e que |Leparoux traga ele numa atropleda final.

Vou com outro euro filho de Bernardini trocando para a areia. Biondetti da Godolphin. Ganhou g1, na Italia, areia macia e não tinha tanta ação assim mas vai de lasix e é um pintura de potro. Mas o favorito Uncle Mo pode segurar sua velocidade em especial se a raia estiver rápida e cruzar de palito a palito Outra curiosidadae é o campeão dois anos peruano, Murjan. Ele é criado nos Estados Unidos, então nasceu em ano europeu e trucidou um competição, imagino de animais mais maduros, No entanto a turma do Peru é mais fraca. Vai de lasix pela primeira vez e vai ser divertido.

Na milha:Goldikova, Goldikova, Goldikova. Mas se a grama estiver asfaltica pode ser que Sidney's Candy galope livre e nunca seja alcançado.

Eu gosto de Tizway no Dirt Mile, mas é páreo duro. Eu usaria Vineyard Haven pra ponta mas pegou uma raia muito ruim. Páreo para bordar nas picks.

No Turf Classic, se o ganhador do Arco do Triunfo Workforce correr ele é vencível, devido a condição da raia, se estiver muito dura talvez não corra e talvez o tamnho do potro seja um problema na pista interna com menso espaço e curvas fechadas. Eu não gosto de Behkabad nesta situação também. Teve um ano puxado, não vai de lasix, deveria ter tido mais sorte no Arc, mas nos últimos duzentos não tinha tanta ação assim. Mas estes dois potros são tão superiores ao resto que pode ser que mesmo aos trancos e barrancos um dos dois leve. O azar que me agrada é Al Khali, para apimentar as apostas exóticas.

E o Classic. Repito me este ano. Vou torcer para Zenyatta mas vou apostar contra. Ou para evitar o prejuízo do ano passado, talvez só pegeu um chopp e erga a taça a grande rainha.
Apesar de não ter as odds que gostaria, os treinos e o possivel cenário de trem de carreira me leve a Lookng At Lucky. O potro que nunca fez besteira na vida mas sempre se ferra no sorteio das raias. Larga bem por fora mas não foi que se ferrou mais.
Quem se ferrou foi Quality Road, qye vai largar do buraco 1 de Churchill Downs e vai ter a sua direita o incomodo bafo no cangote de Haynesfield e First Dude. Se largar atrasdo QR entra no caixote. Se largar bem vai ter a pressão no trem de carreira.
Vou botar LAL the peão nas exatas e buscar uns azarões. Talvez Musket Man, talvez Etched.
E com sorte vou estar vivo no Pick 4 em caso Zenyatta ganhe e que a pule seja razoavel para amenizar o prejuizo do fim de semana.

Vão ser dois baita dia de corrida.

Loucura, loucura.

Leia mais!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Seu Lagarto (www.zuandonosbailes.com)

Meu novo ringtone...
leidies endi jenteuman...
MC PIU e AS ATENTADAS DO FUNK

Sera que o largato engole ?

Leia mais!

domingo, 26 de setembro de 2010

Secretariat Trailer

Bom, estou de volta.
Em breve, sei lá quando em Pindorama, estreiará nos cinemas a história de Secretariat.
Secretariat, Joaõzinho¹ caso já não tenha lido aqui ou algum lugar foi, no cada vez mais longínquo MCMLXXIII A.D. foi um dos maiores fenômenos do turfe mundial.
Seus feitos nas pistas o faz sempre ser citado entre os melhores de todos os tempos.
E suá vitória no Belmont Stakes foi algo nunca antes visto e provavelmente nunca acontecerá algo parecido.

Sua propietária Penny Chenery Tweedy está na lista inacabada das 10 Pessoas Mais Sortudas do Mundo do TTKOS, as razões e o video Belmont Stakes de 1973 pode ser vistos aqui.

Como sou uma besta, devo dizer que fiquei com os olhos rasos d'água² ao ver o trêiler, mas é um filme da Disney.
Então, posso imaginar que as liberdades poéticas² tomadas pelo estúdio serão tóxicas aos diabéticos.
Ms. Tweedy vinha de uma família rica e eu nunca consegui imaginar ela como uma housewife.
Eu tinha nela a imagem de uma moça "prafrentrex" que assumiu o haras da familia durante um período de grandes dificuldades.
Mas francamente pode ser que esta parte seja a mais precisa do filme. Ela foi uma figura destacada numa época em que o women's lib estava a toda. Chegando ao topo em uma área dominada por homens, em geral da aristocracia americana aonde o papel feminino era de coadjuvante.
Esta parte da história é material disney de prima. Assim como era a história de Seabisquit, que não foi feito pela disney.
O risco da disneyzação é a capacidade do estúdio transformar a história de Mariah's Storm em Sonhadora. Pegar uma história real, botar uma criança no meio e exagerar na melodramaticidade e doçura no caminho do final feliz.
A criancinha do trailer, o filho dos Tweedy imagino eu, me dá uns arrepios.
Das imprecisões do filme, algumas são técnicas. Assim, se não me engano "Belmont" foi filmado em Keeneland ou Turfway Park, hipódromos infinitamente menores e o que não chega a ser tão gritante, o Meadows Stables da familia Chenery foram intepretados pela Darby Dan Farm, um dos estábulos mais bem sucedidos na criação de puro sangue inglês no ainda em funcionamento nos EUA. Aonde viveram Ribot, Swaps e Sword Dancer.

A principal licença poética cometida pelo roteiro é ignorar Riva Ridge.
Um craque do Meadows Stables que só não ganhou a tríplice coroa porque não corria nada no barro e no dia do Preakness o mundo veio abaixo.
Um anos antes do sucesso de Secretariat na Tríplice Coroa, Riva Ridge já havia salvo o Meadows Stables sob a liderança de Penny Tweedy.
Se é possivel apagar algo tão relevante quanto um Kentucky Derby e um Belmont Stakes em prol do sucesso nas bilheterias, poderiam ter aproveitado a forma invejável de Diane Lane e aproveitar a audácia do personagem que interpreta e botar uns decotes profundos no figurino da Penny Tweedy fictícia.
Ajudaria a criar mais interesse na história.

Uma vez que as pessoas que tem a imagem dos feitos fantásticos de Secretariat são de um demographics muito, mas muito mais velho que o público alvo da Disney e das pessoas em geral vão ao em massa ao cinema.
Mas se Riva Ridge era um craque, Secrtetariat foi o supercraque e sua história e feitos é de fato cheia de lances hollywoodianos.
Fico aqui torcendo que o filme seja bom e faça sucesso. Para dar uma ajuda na indústria e para o meu própio divertimento.



¹Como costumava escrever David Drew Zing nas suas intervenções na Revista da Ilustrada, como quer que seja que era a revista dominical da Folha de São Paulo, em tempos que eu respeitava mais o periódico da familia Mesquita.
²Para seguir no festival de "lugares comuns" e de apropiação do talento de outros. Os Mesquitas devem estar morrendo de preocupação comigo.
Leia mais!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TV Pirata - Poker Interminável

Que maravilha, um clássico.
Baseado em um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
Se não engano, do tempo que o Verissimo, o novo, escrevia na Veja.
Acho que foi publicado em semanas não consecutivas, dando ainda importância a linha de tempo.
O pôquer interminável.
Finalmente achei no youtube e temos que agradecer a Neoatorre.
Bem dizer, bem dizer... Eu me lembrava que foi originalmente encenado no Viva o Gordo.
Se aparecer esta versão eu posto também.
Leia mais!

domingo, 22 de agosto de 2010

Overdose Wins The Bestens-Pannonia Life Insurance Prize (Listed) 5f Race...

Agora que Le Sorcier foi desterrado dos dominios da PMU so lhe resta sonhar em ver o Overdose finalmente ter a justa consgração mno Prix De L'Abbaye de Longchamp.
O herói nacional húngaro segue invicto e segue vencendo competidores muito mais fracos.
Mas pelo menos parece estar entrando em forma....
Leia mais!

domingo, 18 de julho de 2010

Overdose de volta na Eslovaquia

O craque Invicto Overdose volta a Bratislava para conquistar sua 13a. vitória. Parado a quinze meses por lesão. ela ainda parece enferrujado. O proximo paso um grupo II em Baden para tentar finalmente corrigir a história no Prix de L'Abbaye. Ajustar as contas com Marchand D'Or parece fácil se for enfrentar o fenômeno australiano Starspangledbanner.


Já o narrador eslovaco, parecia ter jogado a casa no foguete húngaro.

Overdose ainda está enferrujado o que pode ser constatado se compararmos a vitória de hoje com sua atuação em Bratislava em Junho de de 2008, em que pese literalmente a carga extra que certamente carregou na sela.


Leia mais!